Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Troféu Brasil de Atletismo será realizado pela primeira vez em Mato Grosso

Publicados

MATO GROSSO

Mato Grosso está a exatamente um mês de receber o maior evento interclubes de atletismo da América Latina. Com o fomento da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), o Estado sedia pela primeira vez o Troféu Brasil de Atletismo, que será realizado no Centro Olímpico de Treinamento (COT) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá, de 06 a 09 de julho.

“É um acontecimento histórico para Mato Grosso. Pela primeira vez, vamos reunir aqui os maiores talentos do atletismo do país e do Estado, num evento de grande visibilidade para nossa região e para nossos atletas. Com certeza, é a realização de um sonho, estamos na maior expectativa e trabalhando muito para apresentar da melhor forma possível as nossas potencialidades”, celebra o secretário da Secel, Jefferson Carvalho Neves.

Uma das atrações do Troféu Brasil será o atleta mato-grossense Almir Júnior, que competiu nas Olímpiadas de Tóquio 2021. Favorito na prova de salto triplo, com condições de quebrar os recordes brasileiro e sul-americano, o mato-grossense vem relembrar o seu passado, em que competia nas categorias de base em pistas do município de Peixoto de Azevedo.

Leia Também:  Centro-Oeste é a região com maior aumento de vendas de apartamentos, aponta pesquisa

“Almir se consolidou como uns dos melhores do mundo na prova de salto de triplo. Ele agora treina para representar bem o Brasil nas Olimpíadas de Paris, mas o foco dele também é a competição dentro de casa, ele está ansioso para a disputa no Estado em que nasceu e conta com nossa torcida”, comenta Elves Pinho, técnico responsável pela formação da base esportiva de Almir Jr.

De Peixoto de Azevedo, mais quatro jovens atletas competem no Troféu Brasil de Atletismo: Gilvan Costa, no salto triplo, Willian Alves e Arielton Costa, nos 100m, e Marco Antônio Moreira, no salto em distância. Revelações do esporte com diversas conquistas, os três primeiros são contemplados com Bolsa Atleta da Secel.

Aliás, o programa Olimpus, do qual o Bolsa Atleta faz parte, terá outros representantes mato-grossenses disputando a competição nacional. Dentre os atletas Olimpus, estão Francielly Marcondes, Jânio Varjão e Peterson Ribeiro, de Barra Garças; Wendel Gerônimo, de Pontes e Lacerda; Ionane Linhares, Eduardo Furtado, Isabelle Almeida, Nerisnelia Sousa e Luiz Victor Gomes, de Sorriso; e Lissandra Maysa, de Nossa Senhora do Livramento.

Leia Também:  Governo conclui obra de asfalto na Avenida Mário Palma e traz nova opção para o trânsito de Cuiabá

O Troféu Brasil

Realizado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), o Troféu Brasil é a principal competição de atletismo do país. Também considerado o maior da América Latina, o evento será mais uma chance dos atletas alcançarem índices para o Campeonato Mundial de Atletismo de Budapeste, Hungria, de 19 a 27 de agosto.

Em 2022, a competição foi realizada no Rio de Janeiro e recebeu a inscrição de 755 atletas, de 123 clubes, representando 22 Estados e o Distrito Federal. Neste ano, estima-se que mais de mil atletas participem do evento.

Pela primeira vez, desde que a competição começou em 1945, será realizada em Mato Grosso.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Especialista dá dicas de como superar escassez de mão de obra na suinocultura

Publicados

em

A falta de mão de obra é um problema que atinge diversas cadeias do setor produtivo, na suinocultura não é diferente, e a escassez de mão de obra e a alta rotatividade de colaboradores afetam diretamente a produtividade e o custo de produção em uma granja. Com a relevância do tema, o médico-veterinário, especialista em Liderança, Engajamento e Produtividade na Suinocultura, Leandro Trindade, apontou os principais desafios e oportunidades para atrair e reter talentos durante o 4º Simpósio da Suinocultura de Mato Grosso.

De acordo com levantamento realizado pela Metodologia Boas Práticas de Liderança (BPL), idealizado por Trindade, a rotatividade dentro das granjas, fenômeno cada vez mais constante, tem elevado os custos da atividade. “O impacto no negócio é direto, e o custo pela substituição de um colaborador pode chegar a 300% do salário anual dele. A repetição de processos, o tempo gasto com treinamento, instabilidade e queda de produtividade são reflexos dessa constante troca de funcionários”, explicou.

Ainda segundo o levantamento, realizado entre 2012 e 2025 em entrevistas nas granjas, a remuneração inadequada não é um dos principais fatores para a falta de engajamento dos colaboradores.

Leia Também:  Centro-Oeste é a região com maior aumento de vendas de apartamentos, aponta pesquisa

“Chefe ruim (87%), falta de reconhecimento (78%), condições de trabalho (61%), comunicação ineficaz (58%) e só então remuneração inadequada (39%) montam o ranking de principais causas de afastamento dos colaboradores das granjas. Isso mostra a importância de escolher um líder capacitado para lidar com equipes”, pontuou.

Trindade completa que atualmente o ambiente de trabalho tem maior peso na escolha do colaborador do que o salário. “Clima respeitoso, oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional, jornada de trabalho que permita cuidar da vida pessoal, infraestrutura e reconhecimento do valor do trabalho são pontos que precisam ser trabalhados e colocados como prioridade para conseguir incentivar e engajar um colaborador”.

O vice-presidente da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) e suinocultor, Moisés Sachetti, a pauta abordada durante o evento foi muito bem recebida pelos participantes, visto que é um problema recorrente no setor produtivo.

“É um problema enfrentado não só aqui em Mato Grosso, mas no Brasil. É um problema crescente no agronegócio brasileiro, afetando a produção e a eficiência do setor. Este fenômeno é resultado de uma combinação de fatores, como a falta de qualificação da mão de obra disponível, condições de trabalho no e até mesmo de gestão de pessoas”, afirmou Sachetti ao reforçar que é preciso atenção para evitar que o problema se agrave e acabe comprometendo a produção do setor produtivo.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA