Search
Close this search box.
CUIABÁ

GERAL

Com frio de 10 graus, Chapada está distribuindo cobertores para famílias carentes

Publicados

MATO GROSSO

A Prefeitura Municipal de Chapada dos Guimarães, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, diante da frente fria que chegou no município nesta semana e visando acolher e agasalhar as pessoas mais vulneráveis, deu início nesta terça-feira (13) à distribuição de cobertores.

A distribuição está sendo feita para as famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), das 8h às 11h e das 13h às 18h, no Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, localizado no bairro Mirantinho, através do programa “Ser Família Aconchego”, promovido pelo Governo do Estado.

Segundo a secretária da Pasta, Fernanda Ferreira, essa iniciativa busca proporcionar conforto e acolhimento às pessoas mais vulneráveis do nosso município. Ela explica que o Programa Ser Família Aconchego está em sua terceira edição.

No ano passado, o programa beneficiou mais de 200 mil pessoas em todo o Estado, oferecendo apoio às comunidades carentes e em condições de vulnerabilidade social.

“Chapada dos Guimarães se une a esse importante esforço social, buscando garantir o bem-estar das famílias da nossa Área Urbana e Rural. Com a distribuição dos cobertores, esperamos proporcionar um inverno mais acolhedor e confortável para aqueles que mais precisam”, disse Fernanda.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Instituto de Meteorologia aponta para semana com sol, nuvens carregadas e pancadas de chuvas isoladas em Cuiabá
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Sefaz lança canal no WhatsApp para facilitar o acesso a informações; saiba como participar

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA