MATO GROSSO
Via de acesso à ALMT será fechada é fechada em Cuiabá
MATO GROSSO
Assembleia Legislativa
de Mato Grosso (ALMT), atendendo recomendação da Superintendência da Polícia Militar e da
Coordenadoria de Proteção Contra Incêndio e Pânico, determinou a interdição do trecho na Avenida André Maggi em frente ao Edifício Dante Martins de Oliveira, sede do Parlamento estadual.
O bloqueio da via será feito a partir das 22h, desta terça-feira (27), e visa
garantir a segurança dos manifestantes que se mobilizam para acompanhar a
votação do Projeto de Lei (PL) 1363/2023, que proíbe o transporte,
armazenamento e comercialização de peixes de rio em Mato Grosso, prevista
para acontecer nesta quarta-feira (28), durante sessão plenária na ALMT.
A expectativa da Polícia Militar é fechar a Avenida André Maggi entre a
rotatória em frente à Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) e a rotatória
de acesso ao Palácio Paiaguás.
O acesso ao prédio da ALMT será feito
exclusivamente a pé e o número de visitantes será limitado à capacidade
máxima da galeria do Plenário das Deliberações e dos dois auditórios.
Aqueles que não conseguirem entrar na Assembleia poderão acompanhar a
sessão plenária pelo telão que será instalado na área externa da Casa de Leis.
Vale destacar que, também por medida de segurança, é preciso fazer um
cadastro para entrar na Assembleia Legislativa.
As pessoas que trabalham na região do Centro Político Administrativo (CPA)
em Cuiabá deverão buscar rotas alternativas.
FOLHA MAX
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.