MATO GROSSO
Forças de Segurança fazem ação educativa em bares de Cuiabá
MATO GROSSO
Foram realizados 30 testes com o aparelho etilômetro, momento em que os cidadãos tiveram a oportunidade de saber como funciona o teste e receberam orientações quanto às implicações legais àqueles que dirigem após o consumo de bebidas alcoólicas.
Em uma abordagem de fiscalização de trânsito, o condutor que apresentar índice de álcool no sangue superior a 0,33 miligramas por litro de ar expelido no teste do etilômetro é preso em flagrante, deve pagar multa no valor de R$ 2.934,70 e tem a CNH suspensa, além de responder por crime de embriaguez ao volante previsto no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro.
“O amigo da rodada é uma ação educativa que traz um diálogo com a sociedade de forma a orientar as pessoas que estão nos bares sobre a causa e consequência de beber e dirigir. Porém, mais importante do que falar sobre as implicações em si é elevar o processo de consciência desses cidadãos através de informações de educação para o trânsito, para a redução de sinistros”, disse a coordenadora de Ações Educativas do Detran-MT, Gresiella Almeida.
Após o teste com o etilômetro, o cidadão que não apresentou índice de alcoolemia recebeu kits educativos como reforço pela atitude positiva.
A ação “Amigo da Rodada” foi realizada de forma integrada entre o Detran-MT, Gabinete de Gestão Integrada da Sesp-MT, Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil e Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) de Cuiabá.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.