Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Sorriso se torna o maior exportador de Mato Grosso e prefeito avalia que foco é industrialização no município

Publicados

MATO GROSSO

As indústrias do agro em Sorriso embarcaram 9,6% dos produtos de Mato Grosso para clientes em diversos países. O município tem, aumento, maior em volume de produtos vendidos no exterior, se tornando líder do ranking estadual e 13º no nacional, de acordo com o ministério da Economia. De janeiro a junho, os negócios chegaram a US$ 1,599 bilhão (R$ 7,8 bilhões). Os principais compradores são a China, Espanha, México, Alemanha e Colômbia.

O produto com a maior participação na exportação é a soja com 78% dos negócios, seguido pelo milho 19%. Com menor participação, tortas e outros sólidos da extração do óleo de soja 4,8%, algodão não cardado nem penteado, sementes e frutos oleaginosos, carne suína e sais.

O prefeito Ari Lafin, analisou ao Só Notícias, que “isso mostra a força de Sorriso perante o Estado, uma referência a nível nacional. Agradeço muito sempre aos produtores, aos responsáveis por isso, homens e mulheres do campo que são incansáveis e, a cada ano impulsionam mais ultrapassando marcas e marcas de colheitas. Com tecnologia aplicada, dedicação e trabalho, a cada ano estamos superando números que já eram expressivos a nível nacional.”

Leia Também:  Oficial da PM mata bandido que fez sua família refém em roubo

Ari Lafin também ressaltou que a liderança de Sorriso “mostra que o Centro Norte está preparado para receber indústrias, agora é a hora de agregar valor, buscar industrializar tudo aquilo que a gente produz para continuar, claro exportando não só in natura soja, milho, algodão, mas também transformar essa produção aqui em óleo envazado, margarina, shoyo, fio e malha, proteína vegetal possa se transformar assim como a proteína animal”, defendeu.  “A cada dia que passa, com os números anunciados e reconhecidos a nível nacional, temos certeza que Sorriso é uma potência e a região toda é uma terra de muita oportunidade”, concluiu.

Rondonópolis é vice-líder nas exportações, com US$ 1,572 bilhão (R$ 7,6 bilhões) de negociações com clientes na China, Tailândia, Indonésia, Vietnã, entre outros.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Sebrae/MT promove AI Tour para capacitar líderes e empreendedores em Inteligência Artificial

Publicados

em

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) e a plataforma StartSe promovem a AI Tour, uma jornada prática de capacitação voltada para líderes e empreendedores interessados em aplicar a Inteligência Artificial (IA) em seus negócios. O evento conta com imersões sobre ferramentas como ChatGPT, Gemini, Leonardo AI e Promptly, abordando fundamentos, boas práticas e aplicações reais para acelerar estratégias e otimizar processos. A Inteligência Artificial é uma das prioridades da instituição.

De acordo com o diretor técnico do Sebrae/MT, André Schelini, a iniciativa realizada entre os dias 28 e 29 de agosto representa uma oportunidade única para que empresários adquiram diferenciais competitivos. “O objetivo é preparar gestores para atuar com inovação, otimizando processos e garantindo maior competitividade e vantagens estratégicas para seus negócios”, destacou. Entre os principais benefícios estão a redução de custos, aumento da produtividade e a automatização de tarefas, liberando gestores para decisões mais estratégicas.

A capacitação permite que os participantes compreendam o impacto da IA na gestão operacional, aprendam a criar agentes autônomos, desenvolvam projetos com o AI Canvas e descubram como proteger modelos de IA. Segundo o gerente de Inovação do Sebrae/MT, Lucas Moreira, a metodologia foi pensada para gerar resultados imediatos. “Será uma imersão prática e de alto impacto, com aplicações que empresários poderão implementar já durante a jornada”, afirma.

Leia Também:  Secel promove exposição de artes e vivência sobre ervas medicinais em Cuiabá

Assessoria especializada

Além do AI Tour, o Sebrae/MT mantém outras iniciativas de apoio à transformação digital dos pequenos negócios. Em Cuiabá, a Sala de Inteligência Artificial, instalada na Agência Sebrae Cuiabá, no Goiabeiras Shopping, oferece atendimento especializado, consultorias e acesso a tecnologias aplicáveis ao dia a dia das empresas. A estrutura faz parte da estratégia de inovação do Sebrae, que busca democratizar o acesso às ferramentas digitais e estimular uma cultura de experimentação entre empreendedores.

O Sebrae/MT já capacitou 199 professores e atendeu cerca de 1.600 clientes em ações voltadas ao uso da Inteligência Artificial em diferentes áreas de negócios. Até o momento, foram realizadas 10 palestras sobre IA aplicada ao marketing digital, vendas, atendimento e gestão, que reuniram aproximadamente 1.000 participantes, além de cinco workshops voltados ao aumento de vendas no ambiente digital e à gestão multissetorial, com mais de 100 empreendedores.

A programação segue até novembro, com a oferta de 13 novos workshops multissetoriais que devem envolver cerca de 300 pessoas.

Fenômeno em expansão

Conforme aponta pesquisa do Setor de Inteligência de Dados do Sebrae/MT, 17% dos empreendimentos em Mato Grosso já utilizam alguma solução baseada em IA, principalmente em áreas de impacto rápido e mensurável. O atendimento ao cliente lidera as aplicações, com 85% das empresas usuárias automatizando interações, seguido pela gestão financeira (56%) e pelo marketing com análise de dados (54%). Outras áreas, como controle de qualidade (25%), automação de processos (19%) e desenvolvimento de produtos (15%), também começam a ganhar espaço.

Leia Também:  Fogo destrói ônibus do transporte coletivo em bairro de Cuiabá

O estudo também identificou as principais barreiras para a popularização da tecnologia. A falta de conhecimento técnico foi apontada por 67% dos empresários, seguida da resistência à mudança (55%), da ausência de dados para treinar sistemas (52%) e dos altos custos (42%). Essas dificuldades são mais frequentes em setores como logística, recursos humanos e qualidade, que, apesar do alto potencial de ganhos, ainda são pouco explorados.

Outro desafio está na qualificação. Apesar de metade dos empresários se declarar otimista com o futuro da IA, apenas 6% afirmam ter uma estratégia definida para adotá-la, e 26% pretendem investir em treinamentos. Para enfrentar esse cenário, o Sebrae/MT tem ampliado sua oferta de capacitações, consultorias e soluções práticas.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA