MATO GROSSO
Mil estudantes da Rede Estadual já se inscrevem no 1º E-Campeonato Inter Grêmios
MATO GROSSO
O 1º E-Campeonato Inter Grêmios de Clash Royale – Copa Educa, promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), já conta com mais de mil inscritos entre estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino. As inscrições vão até o final do evento, em 31 de outubro, e vale para todos os combates programados automaticamente dentro da plataforma digital da copa.
“Clash Royale é um jogo de estratégia em tempo real, divertido, altamente competitivo e com uma comunidade engajada e amigável. Por tudo isso, se tornou um dos mais populares do mundo”, afirma o streamer Bruno Clash, é narrador, criador de vídeos e embaixador do E-Campeonato. Segundo ele, os combates online acontecerão de terça a quinta-feira, das 17h às 20h, horário em que os estudantes não terão aulas.
Bruno salienta que o evento oferece aos estudantes a oportunidade de competir entre si em um dos jogos mobile mais praticados no mundo, com mais de 1,4 bilhão de downloads e milhões de jogadores ativos. No Brasil, com mais de 100 milhões de usuários, é um dos jogos de celular mais populares. “É um ambiente para o jovem interagir, trocar experiências e despertar habilidades como o raciocínio lógico, por exemplo”.
O E-Campeonato objetiva reunir uma grande comunidade jovens mato-grossenses ligados pela educação pública e apaixonados por jogos eletrônicos. “É um torneio de estratégia, com alto espírito competitivo e amigável no qual o estudante poderá mostrar suas habilidades, desenvolver táticas e se divertir em um ambiente digital saudável e sem nenhum tipo de distinção”, completa o embaixador.
A Copa Educa segue o critério da equidade, inclusive para estudantes Público Alvo da Educação Especial – PAED. Está alinhada com os propósitos da Seduc e com as suas políticas educacionais que garantem aos estudantes o desenvolvimento de capacidades e a construção de conhecimentos para a formação de valores integrando estudantes, professores e a comunidade”, afirma o secretário adjunto Executivo, Amauri Monge Fernandes.
O secretário observa que, além dos conteúdos ligados ao torneio, a Copa Educa trará palestras e lives exclusivas para estudantes, professores, gestores escolares e até para os pais, a fim de esclarecer sobre os benefícios dos games na formação, aprimoramento das capacidades mentais e motoras, além de despertar no jovem a possibilidade de se tornar um futuro profissional dos games.
“Vamos permitir que estudantes da Rede Estadual de Ensino vislumbrem novas oportunidades e janelas para o mundo, dentro de um universo apaixonante, diverso, criativo e no qual o jovem tem total afinidade e se sintam protagonistas neste processo”, argumentou Amauri.
Cronograma
O Campeonato tem um calendário com cinco meses de competições ininterruptas no formato “Road to the Finals” divididos em torneios mensais entre junho a outubro, selecionando os dois melhores pontuados de cada mês para uma grande final presencial a ser realizada no dia 4 de novembro em Cuiabá.
O grande campeão da Copa Educa levará prêmio, troféu exclusivo e, ainda, poderá ganhar vaga no Campeonato de Clash Royale All Stars America. Para promover um campeonato inclusivo e que movimente toda a comunidade estudantil, outras categorias serão reconhecidas como a escola mais engajada e o estudante PCD destaque do campeonato, entre outros.
Inscrição
Os estudantes podem se inscrever gratuitamente pelo site www.copaeduca.com.br. Em seguida, serão direcionados para a comunidade do E-Campeonato na rede social Discord, de onde terão os links para as partidas.
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.