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Diretor-geral da Limpurb afirma que Cuiabá tem cumprido todos os critérios para adesão ao MT Iluminado

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O diretor-geral da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), Júnior Leite, afirmou na quinta-feira (13) que Cuiabá tem cumprido todos os critérios estabelecidos para adesão ao Programa MT Iluminado. Segundo ele, desde novembro de 2022, a empresa pública tem efetuado o cadastro de projetos e entregado as documentações necessárias para garantir o acesso às lâmpadas de LED.

A declaração do diretor-geral rebate o pronunciamento da vereadora Michelly Alencar, feito na Câmara Municipal. Em sua fala, a parlamentar afirmou equivocadamente que os equipamentos não foram entregues ao Município por falta de certidões. Todavia, em ofício recebido pela Limpurb na terça-feira (11), o Governo do Estado solicita apenas a comprovação de que a empresa pública é a responsável pela manutenção da iluminação pública de Cuiabá.

“Todos sabem que a Limpurb assumiu todas as atribuições da extinta Serviços Urbanos. Mas, sem qualquer problema, vamos protocolar a resposta e cumprir mais essa exigência. Há mais de seis meses temos trabalhado para conseguir receber esses equipamentos. Cadastramos os projetos, cadastramos no SIGCON, e pedindo a ajuda de deputados e assessores para conseguirmos acesso às luminárias”, comenta Júnior Leite.

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O diretor-geral enfatizou ainda que para restabelecer a verdade dos fatos é preciso que a população seja informada da forma correta. Ele relata que o prefeito Emanuel Pinheiro tem total conhecimento desse processo e faz cobranças contínuas para que mais essa situação seja resolvida o quanto antes, por entender que a instalação de lâmpadas de LED representa um grande avanço na vida dos cuiabanos.

“Quero deixar claro à nobre vereadora, que diferente do que foi dito, as lâmpadas não estão disponíveis na Limpurb e muito menos para utilização. É importante conhecer o processo, para que ela possa, inclusive, nos ajudar. A gestão do prefeito Emanuel Pinheiro tem trabalhado todos os dias para melhorar a qualidade de vida da população. E neste caso não seria diferente”, pontuou.

OS AVANÇOS JÁ ACONTECEM

Mesmo sem ainda ter conseguido acesso aos equipamentos do Programa MT Iluminado, a Prefeitura de Cuiabá já está promovendo uma completa transformação no sistema de iluminação pública. Segundo dados da Limpurb, de 2022 para 2023, a quantidade de lâmpadas de LED em funcionamento na cidade saltou de 9,5 mil para 19 mil, o que representa um aumento de 100%.

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Ainda segundo o levantamento, este número representa 20% do parque de iluminação pública da Capital, que é composto por cerca de 95 mil lâmpadas. O avanço é resultado de um trabalho contínuo que vem sendo realizado pela Prefeitura de Cuiabá, com o intuito de modernizar a estrutura em todas as regiões. As ações alcançam os grandes corredores de mobilidade, vias principais dos bairros, praças, parques e outros equipamentos públicos.

 

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Sebrae/MT impulsiona pequenos negócios da gastronomia local com “Resenha Cuiabana”

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Com foco no fortalecimento da economia local e na valorização dos sabores regionais, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) promove a “Resenha Cuiabana”. O evento, que será realizado nos dias 27 e 28 de junho, no Goiabeiras Shopping, em Cuiabá, e contará com hambúrgueres, doces típicos de festa junina, bebidas e pratos tradicionais da culinária local.

A expectativa é de receber cerca de 2 mil pessoas ao longo dos dois dias de programação. De acordo com Lucas Vasconcelos, gestor regional de Alimentos e Bebidas do Sebrae/MT na Baixada Cuiabana, a proposta é criar um ambiente de convivência, troca de experiências e geração de oportunidades para negócios que expressam a identidade da capital e de seu entorno.

“A Resenha Cuiabana foi idealizada para valorizar a identidade regional e proporcionar um entretenimento acolhedor para todas as famílias, destacando o que há de mais autêntico na nossa identidade”, diz Vasconcelos.

Segundo o gestor, a Rota da Cerveja Artesanal será um dos principais destaques da feira. “Com o circuito, os empreendedores poderão alcançar novos perfis de consumidores e fortalecer a cadeia produtiva, atraindo mais turistas para o estado”, complementa.

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Uma das participantes da Resenha Cuiabana é a empresária Thamme Iaworski, proprietária do restaurante D’Marias. Para ela, a feira é uma oportunidade de popularizar sua receita de maria izabel e farofa de banana e aumentar o faturamento.

“Além de ampliar a receita e nos comunicar com um público de todas as idades, vamos oferecer descontos para os clientes que quiserem conhecer nossos produtos”, antecipa.

Ao todo, oito pequenos empreendedores da gastronomia estarão na “vitrine” da exposição: cervejarias Cuiaverá e Xaraes, Rock Burger, Loul Doces, Duda Espetos, D’Marias, Pipocake e Pitadinhas de Amor.

O evento já integra o calendário afetivo do Goiabeiras Shopping, promovendo encontros que celebram as raízes cuiabanas e fortalecem os laços com a nossa cultura.

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