Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Programa Alfabetiza MT transforma a educação com mais de 1.800 alunos alcançados

Publicados

MATO GROSSO

Crédito: Assessoria da Prefeitura

O Programa Alfabetiza MT tem se destacado no município de Poconé, ao proporcionar avanços significativos na educação infantil e na alfabetização. Criado pela Lei nº 11.485 em 28 de julho de 2021 e regulamentado pelo Decreto nº 1.065 em 10 de agosto do mesmo ano, o programa tem como objetivo primordial elevar os índices de alfabetização nas escolas públicas do Estado de Mato Grosso até o 2º ano do Ensino Fundamental, em um esforço conjunto Seduc com os municípios por meio do Regime de Colaboração.

Com o firme propósito de alcançar a alfabetização de todas as crianças das escolas mato-grossenses, o Programa Alfabetiza MT encontrou em Poconé um exemplo a ser seguido. Coordenado pela secretaria municipal de educação do município pela Mestre em Educação, Letícia Gisele Pinto de Moraes Queiroz. O projeto já impactou positivamente a vida de 1.832 alunos, sendo 861 crianças da Educação Infantil e 947 alunos em fase de alfabetização, distribuídos entre o 1º e o 2º ano.

Leia Também:  Pela primeira vez na história Assembleia de MT censura deputado

Além do compromisso com o ensino de qualidade, o Programa se destaca pela capacitação contínua dos profissionais envolvidos das nossas escolas do campo e da cidade. As formações acontecem uma vez ao mês, aos sábados, na Escola General Caetano de Albuquerque, reunindo cerca de 65 educadores das redes municipais que atendem a Educação Infantil e a Alfabetização no Município de Poconé.

Através da dedicação das Formadoras do Programa, professoras Georgiana Laura Valle Souza (Educação Infantil) e Maura Lobo (Alfabetização), sob a coordenação regional da Mestre em Educação, Sirlei Janner, os educadores se mantêm atualizados sobre as melhores práticas pedagógicas, aprimorando suas habilidades e métodos de ensino para oferecerem o melhor para seus alunos.

O investimento em Material Didático Complementar (MDC) para as turmas de Alfabetização tem sido uma das iniciativas marcantes deste ano. O material é cuidadosamente adaptado para atender às necessidades dos alunos e professores, complementando a prática pedagógica em sala de aula e tornando o aprendizado mais significativo e eficaz.

No dia 28 de setembro de 2023, o Município de Poconé sediará o Seminário do Alfabetiza MT, um momento para que os professores apresentem as boas práticas implementadas em suas salas de aula, compartilhando suas experiências e aprendizados com todos os envolvidos no projeto. Com o programa em pleno vigor até novembro de 2023, é possível vislumbrar um horizonte educacional promissor para as novas gerações de Poconé e de todo o Estado de Mato Grosso.

Leia Também:  Empaer propicia alternativa de renda a casal produtor de leite

A gestão do prefeito Tata Amaral e secretaria Ornella tem a visão e o compromisso em estar buscando parcerias que tenham esse mesmo objetivo para que juntos possamos melhorar a qualidade do ensino em nossa rede. E com certeza com a participação de todos colaboradores da educação, estamos conseguindo colocar nosso objetivo em prática, proporcionando uma educação de qualidade aos nossos alunos.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Especialista dá dicas de como superar escassez de mão de obra na suinocultura

Publicados

em

A falta de mão de obra é um problema que atinge diversas cadeias do setor produtivo, na suinocultura não é diferente, e a escassez de mão de obra e a alta rotatividade de colaboradores afetam diretamente a produtividade e o custo de produção em uma granja. Com a relevância do tema, o médico-veterinário, especialista em Liderança, Engajamento e Produtividade na Suinocultura, Leandro Trindade, apontou os principais desafios e oportunidades para atrair e reter talentos durante o 4º Simpósio da Suinocultura de Mato Grosso.

De acordo com levantamento realizado pela Metodologia Boas Práticas de Liderança (BPL), idealizado por Trindade, a rotatividade dentro das granjas, fenômeno cada vez mais constante, tem elevado os custos da atividade. “O impacto no negócio é direto, e o custo pela substituição de um colaborador pode chegar a 300% do salário anual dele. A repetição de processos, o tempo gasto com treinamento, instabilidade e queda de produtividade são reflexos dessa constante troca de funcionários”, explicou.

Ainda segundo o levantamento, realizado entre 2012 e 2025 em entrevistas nas granjas, a remuneração inadequada não é um dos principais fatores para a falta de engajamento dos colaboradores.

Leia Também:  Leonardo Albuquerque assume Escritório de Representação de MT em Brasília

“Chefe ruim (87%), falta de reconhecimento (78%), condições de trabalho (61%), comunicação ineficaz (58%) e só então remuneração inadequada (39%) montam o ranking de principais causas de afastamento dos colaboradores das granjas. Isso mostra a importância de escolher um líder capacitado para lidar com equipes”, pontuou.

Trindade completa que atualmente o ambiente de trabalho tem maior peso na escolha do colaborador do que o salário. “Clima respeitoso, oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional, jornada de trabalho que permita cuidar da vida pessoal, infraestrutura e reconhecimento do valor do trabalho são pontos que precisam ser trabalhados e colocados como prioridade para conseguir incentivar e engajar um colaborador”.

O vice-presidente da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) e suinocultor, Moisés Sachetti, a pauta abordada durante o evento foi muito bem recebida pelos participantes, visto que é um problema recorrente no setor produtivo.

“É um problema enfrentado não só aqui em Mato Grosso, mas no Brasil. É um problema crescente no agronegócio brasileiro, afetando a produção e a eficiência do setor. Este fenômeno é resultado de uma combinação de fatores, como a falta de qualificação da mão de obra disponível, condições de trabalho no e até mesmo de gestão de pessoas”, afirmou Sachetti ao reforçar que é preciso atenção para evitar que o problema se agrave e acabe comprometendo a produção do setor produtivo.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA