MATO GROSSO
Programa Alfabetiza MT transforma a educação com mais de 1.800 alunos alcançados
MATO GROSSO
O Programa Alfabetiza MT tem se destacado no município de Poconé, ao proporcionar avanços significativos na educação infantil e na alfabetização. Criado pela Lei nº 11.485 em 28 de julho de 2021 e regulamentado pelo Decreto nº 1.065 em 10 de agosto do mesmo ano, o programa tem como objetivo primordial elevar os índices de alfabetização nas escolas públicas do Estado de Mato Grosso até o 2º ano do Ensino Fundamental, em um esforço conjunto Seduc com os municípios por meio do Regime de Colaboração.
Com o firme propósito de alcançar a alfabetização de todas as crianças das escolas mato-grossenses, o Programa Alfabetiza MT encontrou em Poconé um exemplo a ser seguido. Coordenado pela secretaria municipal de educação do município pela Mestre em Educação, Letícia Gisele Pinto de Moraes Queiroz. O projeto já impactou positivamente a vida de 1.832 alunos, sendo 861 crianças da Educação Infantil e 947 alunos em fase de alfabetização, distribuídos entre o 1º e o 2º ano.
Além do compromisso com o ensino de qualidade, o Programa se destaca pela capacitação contínua dos profissionais envolvidos das nossas escolas do campo e da cidade. As formações acontecem uma vez ao mês, aos sábados, na Escola General Caetano de Albuquerque, reunindo cerca de 65 educadores das redes municipais que atendem a Educação Infantil e a Alfabetização no Município de Poconé.
Através da dedicação das Formadoras do Programa, professoras Georgiana Laura Valle Souza (Educação Infantil) e Maura Lobo (Alfabetização), sob a coordenação regional da Mestre em Educação, Sirlei Janner, os educadores se mantêm atualizados sobre as melhores práticas pedagógicas, aprimorando suas habilidades e métodos de ensino para oferecerem o melhor para seus alunos.
O investimento em Material Didático Complementar (MDC) para as turmas de Alfabetização tem sido uma das iniciativas marcantes deste ano. O material é cuidadosamente adaptado para atender às necessidades dos alunos e professores, complementando a prática pedagógica em sala de aula e tornando o aprendizado mais significativo e eficaz.
No dia 28 de setembro de 2023, o Município de Poconé sediará o Seminário do Alfabetiza MT, um momento para que os professores apresentem as boas práticas implementadas em suas salas de aula, compartilhando suas experiências e aprendizados com todos os envolvidos no projeto. Com o programa em pleno vigor até novembro de 2023, é possível vislumbrar um horizonte educacional promissor para as novas gerações de Poconé e de todo o Estado de Mato Grosso.
A gestão do prefeito Tata Amaral e secretaria Ornella tem a visão e o compromisso em estar buscando parcerias que tenham esse mesmo objetivo para que juntos possamos melhorar a qualidade do ensino em nossa rede. E com certeza com a participação de todos colaboradores da educação, estamos conseguindo colocar nosso objetivo em prática, proporcionando uma educação de qualidade aos nossos alunos.


MATO GROSSO
Especialista dá dicas de como superar escassez de mão de obra na suinocultura

A falta de mão de obra é um problema que atinge diversas cadeias do setor produtivo, na suinocultura não é diferente, e a escassez de mão de obra e a alta rotatividade de colaboradores afetam diretamente a produtividade e o custo de produção em uma granja. Com a relevância do tema, o médico-veterinário, especialista em Liderança, Engajamento e Produtividade na Suinocultura, Leandro Trindade, apontou os principais desafios e oportunidades para atrair e reter talentos durante o 4º Simpósio da Suinocultura de Mato Grosso.
De acordo com levantamento realizado pela Metodologia Boas Práticas de Liderança (BPL), idealizado por Trindade, a rotatividade dentro das granjas, fenômeno cada vez mais constante, tem elevado os custos da atividade. “O impacto no negócio é direto, e o custo pela substituição de um colaborador pode chegar a 300% do salário anual dele. A repetição de processos, o tempo gasto com treinamento, instabilidade e queda de produtividade são reflexos dessa constante troca de funcionários”, explicou.
Ainda segundo o levantamento, realizado entre 2012 e 2025 em entrevistas nas granjas, a remuneração inadequada não é um dos principais fatores para a falta de engajamento dos colaboradores.
“Chefe ruim (87%), falta de reconhecimento (78%), condições de trabalho (61%), comunicação ineficaz (58%) e só então remuneração inadequada (39%) montam o ranking de principais causas de afastamento dos colaboradores das granjas. Isso mostra a importância de escolher um líder capacitado para lidar com equipes”, pontuou.
Trindade completa que atualmente o ambiente de trabalho tem maior peso na escolha do colaborador do que o salário. “Clima respeitoso, oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional, jornada de trabalho que permita cuidar da vida pessoal, infraestrutura e reconhecimento do valor do trabalho são pontos que precisam ser trabalhados e colocados como prioridade para conseguir incentivar e engajar um colaborador”.
O vice-presidente da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) e suinocultor, Moisés Sachetti, a pauta abordada durante o evento foi muito bem recebida pelos participantes, visto que é um problema recorrente no setor produtivo.
“É um problema enfrentado não só aqui em Mato Grosso, mas no Brasil. É um problema crescente no agronegócio brasileiro, afetando a produção e a eficiência do setor. Este fenômeno é resultado de uma combinação de fatores, como a falta de qualificação da mão de obra disponível, condições de trabalho no e até mesmo de gestão de pessoas”, afirmou Sachetti ao reforçar que é preciso atenção para evitar que o problema se agrave e acabe comprometendo a produção do setor produtivo.
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Kickboxing: a arte marcial que transforma vidas e agora projeta Mato Grosso no cenário nacional
-
MATO GROSSO12 horas atrás
“Churrasco da Construção” une setor de materiais e atrai mais de 600 participantes em Várzea Grande
-
MATO GROSSO14 horas atrás
Condomínio residencial clube ganha destaque em meio à valorização do mercado imobiliário em Cuiabá
-
MATO GROSSO11 horas atrás
Especialista dá dicas de como superar escassez de mão de obra na suinocultura