Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Setasc promove capacitação do programa Criança Feliz para trabalhadores do Suas

Publicados

MATO GROSSO

¿A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) promoveu nesta semana a capacitação da segunda etapa de formação do programa Criança Feliz para supervisores e visitadores de dez municípios,com o tema “Capacitação Cuidados para o Desenvolvimento da Criança (CDC)”. A programação, que começou na segunda-feira (24.07) e finalizou nesta sexta-feira (28.07), aconteceu no município de Santo Antônio do Leverger (35 km de Cuiabá).

O programa Criança Feliz, é uma ação do Governo Federal instituída por meio do Decreto nº 8.869, de 5 de outubro de 2016, e consolidada pelo Decreto nº 9.579, de 22 de novembro de 2018, com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida. A Setasc, como coordenadora do programa em Mato Grosso, deve capacitar os municípios para realizarem as visitas domiciliares, com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida.

No total, 23 representantes de dez municípios participaram da capacitação. Estiveram presentes servidores de Alta Floresta, Alto Paraguai, Arenápolis, Barra do Bugres, Castanheira, Jaciara, Lucas do Rio Verde, Novo São Joaquim, Poconé e Terra Nova do Norte.

A coordenadora de Gestão de Programas e Projetos Assistenciais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) da Saas, Marielza Gonçalves, afirmou que a capacitação faz parte da segunda etapa de formação que os profissionais devem realizar.

“Nós fizemos a primeira etapa, que era o guia, e agora nós temos a metodologia da visita domiciliar. Através dessa semana de formação eles aprendem como abordar a família, as atividades no domicílio entre o cuidador e a criança. A partir daí, promovem o fortalecimento de vínculo e as interações familiares”, declarou.

O secretário de Assistência Social de Santo Antônio do Leverger, Rafael Victor Pedroso de Lima, disse que foi uma honra para o município receber a equipe da Setasc com a capacitação.

“Mostra o reconhecimento de como o Programa Criança Feliz vem sendo executado em Santo Antônio do Leverger. Estamos extremamente felizes, porque a nossa equipe se dedica no acompanhamento das crianças e suas famílias. Receber a capacitação é muito importante para o nosso município e aponta que desenvolvemos o programa com sucesso”, declarou.

Segundo a supervisora do programa Criança Feliz em Lucas do Rio Verde (331 km de Cuiabá), Paula Sanches Silva Denk, afirma que neste módulo da capacitação a prática é imprescindível para a formação dos profissionais.

“A gente aprende a teoria e consequentemente temos um embasamento. Mas a prática proporciona muito mais. Compreendemos a realidade das famílias, e isso torna o conhecimento mais rico, porque nos faz assimilar o aprendizado vivenciado em sala de aula”, destacou.

Thyara Savana Soares, moradora da Comunidade Veredas é mãe do pequeno Cristofer Caleb e Yohana Valentia, de um ano e dois meses e seis anos, respectivamente. A família é acompanhada pela equipe do Programa Criança Feliz, do município de Santo Antônio do Leverger e recebeu a visita das profissionais que estavam em treinamento. Ela destacou que as profissionais do programa auxiliam no desenvolvimento das crianças.

“Esse trabalho que elas fazem todas as semanas, acompanhando as crianças, é muito importante. Tem crianças que demoram muito a se desenvolver e a ajuda delas com atividades e brincadeiras que estimulam faz toda a diferença. Eu agradeço muito por esse trabalho, porque o Cristofer se desenvolveu demais e está muito esperto”, disse Thyara.

Ela ainda reforçou que a capacitação das profissionais só fortalece o Programa Criança Feliz. “Quanto mais visitadoras o Governo de Mato Grosso puder capacitar, será melhor para as famílias e para as novas mães, porque elas também acompanham mães de primeira viagem”, finalizou.

Leia Também:  Auditorias resultam em economia de R$ 720 milhões para o Estado

Programa Criança Feliz

O programa Criança Feliz tem caráter intersetorial, ou seja, envolve várias políticas públicas com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida. Sendo assim, o Criança Feliz agrega as políticas de assistência social, educação, cultura, saúde, direitos humanos, entre outras, tendo sua coordenação na Secretaria Nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano, do Ministério da Cidadania.

Como a visita domiciliar constitui estratégia fundamental do programa Criança Feliz, o conhecimento dos profissionais que atuarão no atendimento às famílias sobre a oferta de políticas e serviços da rede, existentes nos territórios, nos campos da assistência social, saúde, cultura, educação e direitos humanos possibilitará o suporte adequado às demandas identificadas.

O programa Criança Feliz tem como público-alvo:

  • Gestantes e crianças de 0 a 36 meses e suas famílias inseridas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico;
  • Crianças de 37 a 72 meses e suas famílias beneficiárias do BPC1;
  • Crianças de até 72 meses afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida protetiva prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente.
Leia Também:  Escola de Governo abre inscrições para curso de gamificação no serviço público

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Lojas Bebel apresenta sua primeira coleção de fabricação própria regional no Cuiabá Fashion Week

Publicados

em

A moda Plus Size de Cuiabá ganha um novo e importante capítulo neste sábado (15), com a participação das Lojas Bebel no Cuiabá Fashion Week, evento que acontece às 19h30, na Sala VIP da Arena Pantanal.

Desta vez, a Bebel vai subir à passarela com um motivo a mais para comemorar: a marca vai apresentar ao público sua primeira coleção de fabricação própria em Cuiabá, um marco para o segmento Plus Size e para a moda local.

Durante anos, a empresária Herika Nayllon, fundadora e proprietária das Lojas Bebel, precisou viajar constantemente para São Paulo e Goiânia em busca de peças exclusivas e com o caimento ideal para o público Plus Size. Em algumas ocasiões, chegou até a fabricar parte das coleções fora do estado, sempre com o objetivo de oferecer qualidade e estilo às suas clientes.

Agora, esse sonho se tornou realidade. A produção própria da Bebel foi instalada em Cuiabá, dentro da loja localizada na Rua Pedro Celestino, consolidando um passo importante na história da marca.

“Trazer nossa fabricação para dentro de casa é uma conquista enorme. Sempre quis produzir em Cuiabá, gerar oportunidades aqui e oferecer às nossas clientes peças únicas, com o carinho e o olhar de quem entende o universo Plus Size”, destaca Herika Nayllon.

Leia Também:  Indígenas participam de oficina da Empaer para fomentar a produção de mel no Vale do Araguaia

A coleção que será desfilada no Cuiabá Fashion Week é totalmente desenvolvida e confeccionada em Cuiabá, marcando uma nova fase da Bebel, mais próxima, mais autêntica e ainda mais conectada às mulheres reais.

Além de ser um momento de celebração da moda, o desfile também apresenta ao público as novidades que chegam às vitrines da loja para o fim de ano, com looks exclusivos e pensados especialmente para valorizar todos os corpos e estilos.

Com essa conquista, a Bebel reforça seu compromisso em representar e empoderar o público Plus Size, mostrando que a moda inclusiva também é sinônimo de elegância, atitude e autoestima.

Mais informações:

Evento: Cuiabá Fashion Week
Data: Sábado, 15 de novembro
Horário: 20h
Local: Sala VIP – Arena Pantanal
Coleção: Fabricação própria das Lojas Bebel (Cuiabá – MT)

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA