MATO GROSSO
Avião reforça combate a grande queimada entre Sinop-Sorriso que chegou a prejudicar tráfego na BR-163
MATO GROSSO
A equipe do Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GavBM), auxiliou no combate a queimada que atingiu a vegetação de uma fazenda, ontem à tarde, às margens da BR-163, no trecho entre Sinop-Sorriso, que corresponde ao município de Vera (80 km de Sinop).
De acordo com o registro dos militares, a área atingida faz parte da área de preservação permanente da propriedade, cercada por áreas de plantio e próxima a mata ciliar, às margens do rio Caiabi. Devido interferência do vento, o fogo predominou à Leste, sendo direcionado para a área de plantio, onde equipes utilizaram maquinários e caminhões pipa fazendo aceiros.
Segundo o relatório, a vegetação densa e linhões dificultaram as ações de apoio da aeronave, sendo necessária a definição de estratégia para melhor controle do avanço do fogo. As descargas de água enfraqueceram as chamas, evitando que ultrapassassem os aceiros.
Ao todo, seis mil litros de água foram utilizados pela aeronave, duas descargas foram feitas sobre o foco. Nove bombeiros foram empregados durante o trabalho de apoio no combate às chamas, que durou até o final da tarde.


MATO GROSSO
CONCEEL-EMT reforça orientações sobre a nova identificação das Unidades Consumidoras

O Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT) está reforçando as orientações sobre a nova forma de identificação das Unidades Consumidoras (UCs), implantada recentemente pelas distribuidoras em diversas regiões do país. A atualização tem como objetivo padronizar os cadastros, aumentar a precisão nos atendimentos e aprimorar o controle das informações no setor elétrico.
A mudança foi determinada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), como parte de um processo mais amplo de modernização dos serviços de distribuição e digitalização do relacionamento com o consumidor. Uma das medidas adotadas pelo conselho é entrega de folder informativo com as orientações sobre a mudança. O prazo de conclusão para a padronização é 31 de dezembro.
Essa padronização traz benefícios diretos para os clientes e para o setor como um todo. Entre eles, está a melhoria no processo de cadastramento no CadÚnico – Cadastro Único, feito pelas prefeituras municipais, para que famílias de baixa renda possam receber o benefício da Tarifa Social. Além disso, a atualização simplifica os atendimentos ao cliente e agiliza a resolução de demandas relacionadas ao fornecimento de energia
O que muda?
O código da sua Unidade Consumidora (UC), que aparece na fatura de energia, passará a ter 15 dígitos, estruturados da seguinte forma:
10 primeiros: número sequencial da distribuidora
3 seguintes: identificação da distribuidora, definida pela ANEEL
2 finais: dígitos verificadores para conferir se o número está correto
O novo número de identificação será exibido nas faturas a partir de 01/12/2025 e a atualização será feita de forma automática, sem necessidade de qualquer ação por parte dos clientes da Energisa.
Segundo o vice-presidente do CONCEEL-EMT, Benedito Paulo de Abreu, a nova identificação representa um avanço na modernização do setor. “Estamos em um momento em que a digitalização e a segurança dos dados são essenciais. A padronização das UCs contribui para reduzir erros, garantir mais agilidade no atendimento e proporcionar uma melhor experiência para o consumidor”, afirmou.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.