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FIM DO FEUDO

Oposição surpreende e vence eleição CRM-MT com 62% dos votos

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MATO GROSSO

A Chapa 1 – Mudança Já! Venceu as eleições do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT) e comandará a autarquia pelos próximos cinco anos. A vitória veio com o voto de mais de 3,1 mil médicos, 62,33% dos votos válidos.

A chapa é formada por 40 conselheiros, sendo 20 titulares e 20 suplentes, que tomarão posse no dia 1° de outubro. A chapa de situação, derrotada no pleito, recebeu 37,67% dos votos válidos.

Pouco mais de 5,4 mil médicos votaram na eleição deste ano. Formada por médicos de Cuiabá e do interior, a
Chapa 1 apresentou aos médicos o lema “Defendendo a medicina e apoiando o médico”.

Pela primeira vez na história, a eleição do CRM-MT contou com uma chapa de oposição, criada pelo sentimento dos profissionais de que o Conselho pode e deve ser mais presente na rotina dos médicos. Ao longo das semanas que antecederam as eleições, os integrantes da Chapa 1 visitaram dezenas de unidades de Saúde, ocasião em que puderam apresentar o grupo, as propostas e ouvir as demandas dos profissionais.

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Entre as propostas da Chapa 1, está a criação de um canal de comunicação exclusivo para que os médicos denunciem problemas estruturais nas unidades de saúde e atrasos salariais; fazer o CRM cumprir seu papel de defender a medicina sob todos os seus aspectos; integrar os médicos do interior ao conselho; e criar uma comissão do jovem médico, para apoiar e ouvir os profissionais em início de carreira.

Confira abaixo o nome dos médicos eleitos:

 

Conselheiros efetivos

Adriano Bastos Pinho – Cuiabá

Alessandro Gonçalves da Silva – Cuiabá

Anderson Aires Luiz da Silva – Cuiabá

Aurélio Abdias Sampaio Ferreira – Cuiabá

Cláudia Maria Gonçalves Preza – Cuiabá

Danilo Augusto Oliani Giroto – Tangará da Serra

Diogo Leite Sampaio – Cuiabá

Fábio Yonamine – Cuiabá

Liliane Rodrigues Brianeze – Cuiabá

Lucas Bertolin – Matupá

Luciano Aquino de Faria – Sinop

Luciano Florisbelo da Silva – Cuiabá

Luiz Gustavo Barcelos – Cuiabá

Magno Stefani Cezar – Cuiabá

Maria Luisa Trabachin Gimenes – Cuiabá

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Mirella de Figueiredo Abreu Prado – Cuiabá

Orestes Borges – Cuiabá

 

Conselheiros suplentes

Alessandro Henrique Previde Campos – Cuiabá

Antônia Carlos Magalhães Novais – Cuiabá

Eduardo Garcia de Arruda – Cuiabá

Elaine Patrícia Souza Silva – Cuiabá

Evandro Martins de Souza – Lucas do Rio Verde

Giovani Mendes Ferreira – Cuiabá

Ian Ribeiro da Rocha – Cuiabá

Jacqueline Jéssica De Marchi – Sinop

José Alfredo Loureiro Granja – Cuiabá

Luiz Fernando Galesso Seror – Cuiabá

Maikon Adriano Ticianel – Cuiabá

Marco Aurélio de Barros Silva – Várzea Grande

Marcos Khalaf Farah Albeny – Rondonópolis

Michele Coutinho Neto – Juína

Neimar de Souza – Nova Mutum

Oscar Vanderlei de Miranda – Alta Floresta

Paulo Diniz Clausen de Araújo – Nova Mutum

Paulo Henrique Nesi de Campos – Sinop

Renata Machado Barbosa Lima de Miranda – Cuiabá

Thales Santana Damante – Cuiabá

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MATO GROSSO

Audiência pública sobre obras inacabadas do BRT em Cuiabá é marcada pela ausência do governo estadual

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Na tarde desta sexta-feira (14), a Câmara Municipal de Cuiabá sediou uma audiência pública convocada pela Comissão de Obras, com o intuito de discutir os avanços e os desafios das obras do BRT na cidade. Presidida pelo vereador Alex Rodrigues, a audiência contou com a presença dos vereadores Dídimo Vovô, Ildes Taques, Demilson Nogueira, Dilemário Alencar, Jefferson Siqueira, Eduardo Magalhães, Paula Calil e Daniel Monteiro.

O evento também reuniu representantes de diversas entidades e órgãos importantes, como Paulo Cesar (Diretor de Trânsito da SEMOB), Kamila Auxiliadora (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), Juliano Brustolin (Vice-presidente da Comissão de Acompanhamento Legislativo), Junior Macagnam (Presidente da CDL), Sebastião Belém (Secretaria de Obras Públicas), José Ademir dos Santos Junior (Empresa J. Prime), Pedro Aquino (Presidente da ASSUT – MT e da Associação dos Usuários do Transporte Público de Cuiabá), Álvaro Bezerra (Diretor da ACEC), Nicolau Cesar (Diretor da SEMOB) e Mauro (Pastoral do Imigrante).

Apesar da ampla participação de autoridades e especialistas, a audiência foi marcada por uma ausência significativa: o governo do estado, responsável pelas obras, não enviou nenhum representante. A ausência foi bastante impactante, considerando que foram 45 dias de organização para a devida audiência. A falta de explicações sobre o andamento da obra e os atrasos no cronograma gerou revolta entre os presentes.

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O presidente da Comissão de Obras, Alex Rodrigues, não escondeu a frustração com a ausência do governo estadual. “A política seria da resultado, a politicagem não. Gostaríamos de saber pelos responsáveis o prazo, o cronograma e o projeto, mas isso não vai diminuir o trabalho da Câmara Municipal de Cuiabá. Vamos continuar nosso trabalho e convidá-los para a próxima reunião da comissão de obras”, afirmou Alex Rodrigues, ressaltando que a população está cobrando respostas sobre o andamento da obra. “Quem nos elegeu está cobrando, que é o povo. O povo não está aqui na audiência porque está trabalhando, tem hora para chegar e sair. E o BRT era para ser um auxílio no dia a dia das pessoas”, completou.

Os impactos das obras inacabadas

Os atrasos nas obras do BRT têm gerado sérios impactos no trânsito de Cuiabá, com reflexos visíveis em várias regiões da cidade. A situação é especialmente crítica em avenidas como a do CPA e Fernando Corrêa, onde as obras têm causado congestionamentos e dificultado o deslocamento da população. A Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha), um dos principais pontos críticos da obra, ainda não conta com uma solução definitiva para os alagamentos que comprometem a operação dos ônibus elétricos planejados para o sistema.

Além disso, os atrasos têm origem em um impasse entre o governo do estado e o Consórcio Construtor BRT Cuiabá, liderado pela Nova Engevix Engenharia e Projetos S/A. O consórcio, contratado em 2022 por R$468 milhões, afirma que o anteprojeto da obra não previu soluções essenciais, como a macrodrenagem da Prainha, o que tem dificultado a execução do cronograma e gerado mais atrasos.

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Propostas de soluções e próximos passos

Durante a audiência, os vereadores presentes reafirmaram seu compromisso em buscar soluções para destravar a obra e atender às necessidades da população cuiabana. Como próximo passo, os membros da Comissão de Obras Públicas realizarão uma visita técnica aos canteiros de obra para avaliar de perto os avanços e os desafios enfrentados pelo projeto.

“Nosso compromisso é com os cuiabanos. Essa obra precisa andar e atender às necessidades da população”, enfatizou Alex Rodrigues. A visita técnica servirá para que os vereadores possam verificar, pessoalmente, o andamento da obra e buscar alternativas para acelerar sua execução.

A audiência pública foi uma tentativa de dar transparência ao processo e de envolver a população nas discussões sobre o futuro do BRT. A participação dos cidadãos é essencial para que suas demandas sejam ouvidas e consideradas nas decisões que impactam o desenvolvimento da cidade. A Câmara Municipal de Cuiabá continuará a realizar reuniões e audiências sobre o tema, buscando uma solução definitiva para as obras inacabadas que afetam o cotidiano dos cuiabanos.

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