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“BRT vai promover viagens mais rápidas e com custo menor ao cidadão”, afirma secretário adjunto da Sinfra

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A implantação do BRT em Cuiabá e Várzea irá promover uma racionalização do transporte público na região metropolitana, o que significa viagens mais rápidas para a população, promovendo melhorias na mobilidade urbana. Além disso, o novo modal vai permitir uma tarifa menor para os usuários do transporte.

A afirmação é do secretário adjunto de Gestão e Planejamento Metropolitano da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), Rafael Detoni. “A gente trabalha o que há de mais precioso para o cidadão, que é o tempo”, destaca.

Detoni e o secretário adjunto de Obras Especiais, Isaac Nascimento, foram os convidados do 28º episódio do podcast MT Conectado, do Governo de Mato Grosso, publicado nesta quinta-feira (18.08). No episódio, os secretários explicam como será o funcionamento do novo modal para a população.

“Hoje os ônibus saem dos bairros e percorrem longos trechos até o centro de Cuiabá. A gente entra na Fernando Corrêa e tem um comboio de ônibus saindo dos bairros. Com o BRT, o ônibus sai do bairro e vai ao terminal. No terminal, o passageiro desce do ônibus alimentador e entra no BRT, que tem uma faixa exclusiva, que independe do humor do tráfego. Isso dá agilidade para o passageiro”, explica Detoni.

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Esse uso mais racional do transporte promove uma tarifa mais competitiva para os usuários. De acordo com Detoni, hoje a tarifa estimada do BRT seria de R$ 4,37, abaixo do valor que já é praticado vom os ônibus convencionais.

O secretário adjunto Isaac Nascimento ressalta que uma tarifa mais baixa para a população foi uma das premissas adotadas no estudo técnico realizado pela Sinfra-MT para definir o que seria feito com as obras do VLT. Outros aspectos importantes são a acessibilidade, permitida pelo fato do BRT ter ônibus de piso baixo, e o fato de ser elétrico.

Responsável pela execução das obras, Isaac lembra que as obras do BRT já têm 36% de avanço na Avenida da FEB, com previsão de que a concretagem das pistas seja finalizada em outubro. Em relação a Cuiabá, o cronograma é para que as obras comecem neste mesmo mês.

Na conversa com a jornalista Camilla Zeni, os secretários ainda lembram que o BRT não irá reduzir a quantidade de pistas utilizadas pelos carros e sobre outras melhorias que as obras podem trazer, como a requalificação do Largo do Rosário e a criação de um parque linear na Avenida do CPA.

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O episódio pode ser acompanhado no Spotify e também no canal do YouTube do Governo do Estado.

Fonte: Governo MT – MT

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CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil

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Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.

A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.

Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.

“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.

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Sobre o CONCEEL-EMT

O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

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