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Filmes aprovados em edital da Secel começam a ser exibidos para a população

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A população de Mato Grosso começa a ter acesso a produções artísticas regionais, viabilizadas via Edital do Audiovisual, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). Com investimentos de R$ 3 milhões, somente deste edital, foram selecionados 34 projetos de curta-metragem, videoclipe, videodança e videoarte.

As exibições começam nesta sexta-feira (01.09), quando serão lançados dois filmes, o documentário “Caminhos Ciganos” e o videoarte “Undual”. A apresentação ao público é gratuita. Outros lançamentos recentes deste ano foram o curta-metragem “Tereza de Benguela”, videoarte “Macunaíma Pop do Cerrado” e o videoclipe ‘Treme”.

O documentário Caminhos Ciganos, que apresenta as culturas e identidades ciganas do Brasil, França e Portugal, levou seis anos para ficar pronto, e foi finalizado graças aos recursos do Edital. Dirigido e roteirizado pelo cineasta cigano Aluízio de Azevedo, o filme será lançado em três cidades onde vivem as comunidades ciganas que participam da obra, Cuiabá, Rondonópolis e Tangará da Serra.

A primeira exibição ao público será nesta sexta-feira (01.09), às 10h, no Centro Cultural de Tangará da Serra. A segunda será no acampamento Calon, dia 05 de setembro, às 19h, em Rondonópolis. Em Cuiabá, o filme “Caminhos Ciganos” terá uma sessão no dia 09 de setembro, às 19h, no Centro Cultural Casa das Pretas, localizada na Praça da Mandioca.

Também com lançamento para esta sexta-feira (01.09) está o videoarte “Undual”, que explora a poética surrealista para retratar a subjetividade e contradições das relações humanas. Dirigido pela artista Vitória Tami e pelo cineasta João Pedro Régis, a exibição ocorrerá às 19h30, no Cineclube Coxiponés, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Além da sessão, o público poderá conferir uma exposição de artes sobre o filme.

“A seleção no Edital da Secel impulsionou a concepção do projeto, considerando que em todo o estado as iniciativas de linguagem da videoarte são raras devido aos desafios inerentes à produção audiovisual experimental”, destaca a diretora Vitória Tami.

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Outro filme lançado recentemente foi Tereza de Benguela, um curta sobre a vida da líder do maior quilombo de Mato Grosso, o Quariterê. A história de Tereza de Benguela marca também a resistência à escravidão e a luta da Rainha pela liberdade do seu povo, no século 18. O curta foi lançado no final de julho, no Cine Teatro Cuiabá, e apresentado também na Conferência Municipal de Cultura de Sorriso, no dia 29 de agosto.

“Sem o Edital da Secel a gente não teria condições de realizar esse curta metragem, que envolveu mais de 30 profissionais, muita pesquisa e investimentos. Graças a esse olhar do Governo de Mato Grosso, o cinema do interior também pôde trazer sua voz e sua arte. Realizar um curta como Tereza de Benguela para mim é um privilégio por contar a história dessa mulher incrível”, destaca o diretor do filme, Salles Fernandes.

Na categoria videoclipe, uma das produções já lançadas para o público é “Treme”, da multiartista Luisa Lamar. Ao ritmo do reggaeton, a música foi gravada em parceria com Sharamandaya Kess e narra o empoderamento feminino em um contexto de violência contra a mulher e relações tóxicas. O clipe pode ser conferido em todas plataformas digitais de áudio e vídeo.

Além dos filmes que estão sendo lançados, os demais projetos aprovados no Edital do Audiovisual seguem no cronograma de gravação e finalização. Um deles é o curta-metragem “Mansos”, da cineasta Juliana Segóvia. O filme traz o protagonismo das mulheres negras com uma história sobre ancestralidade, retratando uma família composta por uma mãe e duas filhas que têm a vida impactada pela construção de uma hidrelétrica.

Outra produção em gravação é o filme de terror “Vale da Estranheza”, do cineasta Paulo Vidotti, que reúne elementos místicos, criaturas sobrenaturais, psicopatologias humanas e o universo dos vampiros. O filme tem previsão de lançamento para este ano.

Todos as informações referentes ao Edital do Audiovisual, bem como a lista de projetos selecionados, podem ser acessadas no site www.secel.mt.gov.br/editais (link aqui).

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Investimentos no setor

Dados do Observatório da Cultura da Secel apontam que os investimentos no setor do audiovisual em Mato Grosso tem crescido desde 2020, principalmente por meio de editais, com recursos que somam R$ 6,2 milhões destinados ao segmento até o final de 2022. Entre as seleções públicas estão o MT Nascentes (2020), Audiovisual (2021) e Jogos Eletrônicos (2022).

E o valor irá crescer, exponencialmente, em até 2024, com previsão de recursos de R$ 25,72 milhões para Mato Grosso em projetos de prefeituras e do Estado, que serão desenvolvidos por meio da Lei Paulo Gustavo.

“A oferta de oportunidades de experiências culturais para a população é um dever do Estado e fomentar a rede produtiva do audiovisual, além de gerar conteúdos relevantes para nosso povo, movimenta e aquece toda uma rede econômica que se beneficia destes recursos. Enquanto o investimento em cultura gera renda, emprego, aquece a economia, também promove cidadania e sociabilidade”, explica o secretário adjunto de Cultura da Secel, Jan Moura.

Ao todo, dos 34 projetos aprovados no Edital do Audiovisual, 22 obras são de curta-metragem nos formatos de ficção, documentário e animação. Há ainda 8 projetos da categoria videoclipe, 2 de videodança e 2 de videoarte. Os projetos receberam valores entre R$ 25 mil e R$ 150 mil, de acordo com a proposta aprovada.

Considerado um dos segmentos mais estruturados da indústria criativa, o audiovisual movimenta tanto a economia quanto a geração de empregos diretos e indiretos. “O audiovisual é um setor de grande importância cultural, social e econômica. Além de movimentar os locais de produção, envolve uma cadeia produtiva dinâmica com potencial econômico e de divulgação da produção cultural do Estado”, explica superintendente de Desenvolvimento da Economia Criativa da Secel, Keiko Okamura.

Fonte: Governo MT – MT

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Cervejas especiais da linha Black Princess conquistam três medalhas em Concursos de cerveja

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A cerveja Black Princess, do Grupo Petrópolis, conquistou medalhas de ouro, prata e bronze em dois dos principais Concursos de Cervejas do país, realizados esta semana em Santa Catarina. Na noite de quarta-feira (12), a Black Princess Doctor Weiss ganhou a medalha de ouro na categoria South German-Style Kristal Weizen, no tradicional 13° Concurso Brasileiro de Cervejas, em Blumenau. Na terça-feira, (11), na primeira edição do Concurso Brasileiro de Cervejas no Balneário Camboriú, a Doctor Weiss totalizou 94 pontos e ficou com o segundo lugar na categoria South German-Style Kristal Weizen. Já a Black Princess Tião Bock, que traz em sua receita uma mistura exclusiva do estilo alemão Bock com a típica rapadura brasileira, ganhou 92 pontos e ficou com o terceiro lugar na categoria Speciality Beer.

Nos últimos anos, as cervejas do Grupo Petrópolis ganharam mais de 40 prêmios em concursos nacionais e internacionais e as especiais de Black Princess têm forte presença nessa lista. Em 2023 e 2022, a Doctor Weiss ganhou medalha de bronze no Brasil Beer Cup, um dos maiores concursos técnicos de cervejas da América Latina. A Doctor Weiss conquistou também outros dois prêmios internacionais: medalha de ouro no Australian International Beer Awards (2019) e melhor cerveja brasileira no World Beer Awards no Reino Unido (2018), ambos na categoria South German-Style Kristal Weizen. A Tião Bock também tem recebido prêmios, como a medalha de prata no Concurso Brasileiro de Cervejas (2023 e 2021) e no Brasil Beer Cup (2021).

Os eventos de Balneário e Blumenau reuniram mais de 100 cervejarias, mais de 3 mil amostras de 27 países. O corpo de jurados incluía convidados internacionais escolhidos com base na expertise técnica em concursos cervejeiros.

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“Estamos muito contentes com o resultado das especiais de Black Princess nos concursos. A Doctor Weiss é uma cerveja premiadíssima, um sucesso. Já a Tião Bock mostra a criatividade de nossos mestres cervejeiros em harmonizar um ingrediente tão brasileiro como a rapadura a um estilo tão tradicional, que é o Bock. Black Princess tem sido premiada em diversos concursos e essas novas medalhas confirmam a qualidade e o cuidado com que produzimos nossas cervejas especiais”, comenta Bruna Alonso, gerente de Marketing do Grupo Petrópolis.

Além de premiar as melhores cervejas, os concursos também oferecem um parecer técnico detalhado sobre as amostras inscritas, o que ajuda as cervejarias nos processos de produção, garantindo maior qualidade e inovação no mercado. A linha de especiais de Black Princess é produzida com exclusividade na fábrica de Teresópolis/RJ.
Conheça mais das cervejas premiadas:

Doctor Weiss
A Black Princess Doctor Weiss é uma cerveja de trigo, refrescante e saborosa. Com coloração dourada brilhante e espuma extremamente cremosa, tem notas frutadas e de especiarias, que são percebidas tanto no aroma quanto no paladar. Tem amargor de 16 IBU, teor alcóolico de 5,2% e corpo médio. É ideal para ser bebida em copos no estilo Weiss ou Pint e harmoniza muito bem com frutos do mar, peixe e torta de banana. No Concurso, a cerveja ganhou nota 94.

Tião Bock
Já a Black Princess Tião Bock é uma cerveja especial, com a receita Bock da Alemanha, mas um componente totalmente brasileiro: a rapadura, além de água, malte e lúpulo. Combina amargor médio e doçura. Com um corpo médio, amargor de 26 IBU e teor alcóolico de 6,5%, a Tião Bock harmoniza com acarajé, costelinha de porco e com feijoada. Para apreciá-la, o melhor copo é o Tulipa. Nota final recebida no concurso: 92.

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SOBRE A BLACK PRINCESS – Criada na Serra Fluminense em 1882, desde então a Black Princess vem conquistando os mais exigentes apreciadores de cerveja. Hoje conta com oito rótulos: Black Princess Gold, Black Princess Dark, Black Princess Doctor Weiss, Black Princess Let’s Hop, Black Princess Miss Blonde, Black Princess Back to the Red, Black Princess Tião Bock e Black Princess APA-82. Saiba mais sobre a cerveja em www.cervejablackprincess.com.br e @cervejablackprincess

SOBRE O GRUPO PETRÓPOLIS - O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Petra, Black Princess, Cacildis, Vold X, Cabaré, Weltenburger, Crystal e Lokal; a cachaça Cabaré; a vodca Nordka; as bebidas mistas Fest Drinks by Itaipava, Crystal Ice, Cabaré Ice e Blue Spirit Ice; os energéticos TNT Energy e Magneto; os refrigerantes It!, Tik Tok e a Tônica Petra; a bebida esportiva TNT Sport Drink; e a água mineral Petra. O Grupo possui oito fábricas em seis estados e mais de 140 Centros de Distribuição em todo o País, sendo responsável pela geração de mais de 22 mil empregos diretos. Saiba mais em www.grupopetropolis.com.br e no perfil @grupo.petropolis nas redes sociais.

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