Search
Close this search box.
CUIABÁ

CANALHA

“Vovô do mal” é preso pelo estupro de 3 netas e um homicídio em MT

Publicados

MATO GROSSO

Um idoso de 69 anos, procurado pela Polícia Civil pelos crimes de estupro de vulnerável e homicídio, foi localizado na segunda-feira (4) pelas equipes da Delegacia Regional e Derf de Confresa, na zona rural do município.

Contra I.T.A. havia mandado de prisão preventiva expedido pela Comarca de Vila Rica pelos crimes de estupro e estupro de vulnerável cometidos contra três vítimas, todas netas dele, na cidade de Santa Cruz do Xingu. Uma das vítimas tinha três anos de idade à época do crime. Ele também responde pelo crime de homicídio qualificado na Comarca de Peixoto de Azevedo.

A ação que possibilitou a localização e prisão do foragido foi efetuada pelas equipes do Núcleo de Inteligência da Regional de Confresa e Delegacia Especializada de Roubos e Furtos. Ele foi procurado por mais de um ano em quatro cidades diferentes do Estado.

A prisão faz parte da Operação Ámon, ação permanente do Núcleo de Inteligência da Delegacia Regional de Confresa para captura de foragidos da Justiça. Amón vem do grego e significa oculto ou escondido.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Operação conjunta prende três pessoas e apreende 52 kg de cocaína em fundo falso de carretinha
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Padre envolvido em denúncias de assédio em MT morre após cirurgia

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA