MATO GROSSO
Seciteci abre inscrições para três novos cursos gratuitos de qualificação
MATO GROSSO
A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) abriu inscrições para três novos cursos de capacitação online de atendimento ao cliente, edição de texto e gestão e inovação nas organizações. As vagas são ilimitadas e gratuitas.
As aulas começam nesta terça-feira (03.10) e ficarão isponíveis até dezembro deste ano. Os participantes dos cursos podem acompanhar as aulas pela plataforma desenvolvida pela Coordenação de Ensino à Distância da Seciteci.
De acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, a oferta de cursos EaD é imprescindível ao Estado, porque abre espaço para que profissionais de todo o estado possam se qualificar.
“Um dos compromissos do Governo do Estado é possibilitar a qualificação profissional da nossa população. Com os novos cursos à distância, ampliamos essa possibilidade de acesso das pessoas que podem estudar sem sair de casa. Estamos usando a tecnologia para literalmente facilitar a vida de quem busca crescer profissionalmente. Isso significa mais qualidade de vida por meio do crescimento profissional”, disse o secretário Allan.
Na área de atendimento ao cliente, o curso é direcionado para os profissionais que buscam se capacitar para a prestação de um atendimento de qualidade e eficiente aos clientes de uma empresa. Com duração de 30 horas, o aluno vai aprender os princípios do atendimento ao cliente e a importância do serviço de qualidade para o sucesso do negócio.
O curso de editor de texto básico fornecerá um conhecimento prático das principais ferramentas de edição de texto, capacitando o aluno a criar, formatar e gerenciar eficazmente documentos essenciais no mundo do trabalho. Com duração de 40 horas, os participantes vão aprender a atender demandas de comunicação escrita, colaboração e apresentação profissional.
Já o curso de gestão de conhecimentos e inovação é voltado para aqueles que estão interessados em desenvolver habilidades e conhecimentos essenciais para promover uma cultura de aprendizado, colaboração e inovação dentro das organizações. O curso tem duração de 30 horas.
Todos os cursos são abertos à comunidade em geral, sem restrição de escolaridade ou idade. O aluno pode acessar a plataforma qualquer dia da semana em qualquer horário.
Para realizar a inscrição, clique AQUI.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.