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Micro e pequenas empresas concentram 94% dos postos de trabalho em MT

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Das 509.326 empresas de Mato Grosso, cerca de 94% são formadas pelas micro e pequenas empresas, totalizando 478.594. Deste total 296.220 empresas são de serviços, 168.292 são do comércio e 44.720 indústrias. Os dados são da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat).

“As micro e pequenas empresas são as maiores empregadoras do Estado. São elas que fazem a economia não só de Mato Grosso, mas de todo o país girar. Dos cerca de 46 mil postos de trabalhos abertos de janeiro a julho de 2023, 28.782 postos de trabalho são de micro e pequenos negócios, o que corresponde a 61% das contratações”, comentou o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda.

Os dados citados pelo secretário são oriundos do estudo feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego. No país, sete em cada dez vagas de trabalho com carteira assinada foram criadas por micro e pequenos negócios.

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No setor industrial do Estado, 95% se enquadram como micro e pequenas empresas, conforme a Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt). Isso significa que o setor industrial tem, em sua maioria, de 20 a 99 empregados, e com faturamento de até R$ 4,8 milhões anuais.

O mesmo ocorre no comércio, segundo a Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-MT): 93% das empresas do setor enquadradas como micro e pequenos negócios dentre um universo de 1.100 segmentos diferentes.

O Governo de Mato Grosso tem fomentado o setor por meio do acesso ao crédito, seja por linhas de financiamento da Desenvolve MT ou por meio do Fundo Garantidor, o MT Garante, no qual o Estado avaliza as operações de crédito facilitando a liberação de recursos junto às instituições financeiras.

Por meio do MT Garante, de janeiro a setembro foram disponibilizados cerca de R$ 156,3 milhões em crédito de vários segmentos, sendo que R$ 126,2 milhões deste total foram para micro e pequenas empresas. O restante são concessão de crédito a produtores rurais.

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A presidente da Desenvolve MT, Mayran Beckman, destacou que a pujança econômica de Mato Grosso se deve também à força dos pequenos empreendedores.

“Essa categoria é focada em transformar seu negócio em um caso de sucesso e que pela resistência e perseverança, produzem uma força muito expressiva à economia do país”.

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Sebrae/MT impulsiona pequenos negócios da gastronomia local com “Resenha Cuiabana”

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Com foco no fortalecimento da economia local e na valorização dos sabores regionais, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) promove a “Resenha Cuiabana”. O evento, que será realizado nos dias 27 e 28 de junho, no Goiabeiras Shopping, em Cuiabá, e contará com hambúrgueres, doces típicos de festa junina, bebidas e pratos tradicionais da culinária local.

A expectativa é de receber cerca de 2 mil pessoas ao longo dos dois dias de programação. De acordo com Lucas Vasconcelos, gestor regional de Alimentos e Bebidas do Sebrae/MT na Baixada Cuiabana, a proposta é criar um ambiente de convivência, troca de experiências e geração de oportunidades para negócios que expressam a identidade da capital e de seu entorno.

“A Resenha Cuiabana foi idealizada para valorizar a identidade regional e proporcionar um entretenimento acolhedor para todas as famílias, destacando o que há de mais autêntico na nossa identidade”, diz Vasconcelos.

Segundo o gestor, a Rota da Cerveja Artesanal será um dos principais destaques da feira. “Com o circuito, os empreendedores poderão alcançar novos perfis de consumidores e fortalecer a cadeia produtiva, atraindo mais turistas para o estado”, complementa.

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Uma das participantes da Resenha Cuiabana é a empresária Thamme Iaworski, proprietária do restaurante D’Marias. Para ela, a feira é uma oportunidade de popularizar sua receita de maria izabel e farofa de banana e aumentar o faturamento.

“Além de ampliar a receita e nos comunicar com um público de todas as idades, vamos oferecer descontos para os clientes que quiserem conhecer nossos produtos”, antecipa.

Ao todo, oito pequenos empreendedores da gastronomia estarão na “vitrine” da exposição: cervejarias Cuiaverá e Xaraes, Rock Burger, Loul Doces, Duda Espetos, D’Marias, Pipocake e Pitadinhas de Amor.

O evento já integra o calendário afetivo do Goiabeiras Shopping, promovendo encontros que celebram as raízes cuiabanas e fortalecem os laços com a nossa cultura.

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