GOLPE DE ESTADO
Relatório da CPMI do 8 de Janeiro pede indiciamento de Galvan e outros dois sojicultores de MT
MATO GROSSO
O relatório final da CPMI do 8 de Janeiro, apresentado nesta terça-feira (17) pela senadora Eliziane Gama (PSD-MA), pede o indiciamento indiciamento de 61 pessoas, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e três sojicultores de Mato Grosso. O principal deles é Antônio Galvan, de Sinop (500 Km de Cuiabá), presidente da Aprosoja Brasil.
Além dele, também integram a lista Humberto Falcão, sojicultor em Primavera do Leste (231 Km de Cuiabá) e proprietário de empresa de sementes; e Lucas Costa Beber sojicultor em Nova Mutum (264 Km de Cuiabá) e vice-presidente da Aprosoja Mato Grosso.
Todos eles foram apontados pela Abin como líderes do Movimento Brasil Verde e Amarelo, que segundo a relatora agiram com o claro propósito de questionar a lisura do processo eleitoral e apoiaram a pauta golpista de intervenção militar pelas Forças Armadas.
Galva, de acordo com o relatório, era um dos principais interlocutores do movimento e contestou o resultado eleitoral em entrevista ao programa Sucesso no Campo, em 6 de dezembro de 2022.
Assim, Eliziane defendeu o indiciamento de Galvan, Falcão e Beber por associação criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado.
Trâmite
Entre os 61 nomes, a relatora concluiu que Bolsonaro articulou uma tentativa de golpe e atribuiu a ele as invasões às sedes dos três Poderes.
Os crimes cometidos por ele seriam associação criminosa, violência política, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado. As penas podem chegar a 29 anos de prisão, se for condenado.
A votação do documento está prevista para ocorrer nesta quarta-feira (18), com participação de 16 senadores e 16 deputados que compõem a comissão. Deputados e senadores da oposição ainda vão apresentar os votos em separado (relatórios paralelos), com foco em suposta omissão do governo federal no dia do ataque, nas prisões de manifestantes e na recusa da acusação de golpe pelo ex-presidente Bolsonaro. A tendência, no entanto, é que os governistas aprovem o relatório, já que são maioria.
Confirmada a aprovação do relatório, o documento é encaminhado à Procuradoria-Geral da República, que decide se acata os pedidos de indiciamento.
MATO GROSSO
Condomínio com conceito clube está com obras aceleradas na Avenida das Torres
As obras do Essence Bella Vita Home Club seguem a todo vapor na Avenida das Torres, em Cuiabá. Atualmente, o empreendimento executa a primeira etapa do cronograma, que contempla serviços de infraestrutura de água, esgoto, drenagem, terraplenagem e parte elétrica.
O condomínio terá 537 lotes, com áreas que variam de 180 m² a 334 m², e infraestrutura voltada ao padrão de condomínios do tipo clube e que proporcionam a sensação de uma vida em modo férias.
As intervenções marcam o começo da implantação do empreendimento no local.
O projeto foi desenvolvido com foco na integração entre moradia, lazer e áreas verdes.
O empreendimento contará com estrutura de lazer distribuída em diferentes espaços, além de sistema de segurança que inclui monitoramento por drone autônomo no perímetro, reconhecimento facial e leitura de placas veiculares, com operação contínua, inclusive em condições climáticas adversas.
De acordo com o diretor de marketing da incorporadora Essence Urbanismo, Henrique Gavioli, o avanço das obras representa um marco importante no desenvolvimento do projeto.
“É um empreendimento que exigiu um planejamento detalhado, principalmente pela complexidade da infraestrutura e do conceito adotado, e essa etapa confirma o avanço dentro do cronograma previsto”, destacou o diretor.
Sobre o Essence Bella Vita Home Club
A área comum prevê piscina com acquaplay e pool bar, quatro espaços gourmet, sala de jogos, academia, beauty care, brinquedoteca, playground, pet place e pista de caminhada arborizada. O projeto idealizado pela incorporadora Essence Urbanismo inclui ainda uma costelaria integrada ao espaço Beach Gourmet, permitindo preparo de churrasco no estilo fogo de chão.
Até o momento, mais de 160 unidades já foram comercializadas, indicando a adesão inicial ao empreendimento ainda na fase de implantação.
Plantão de Vendas
O plantão de vendas da Essence Urbanismo em Cuiabá está localizado na Avenida das Torres. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (65) 2121-5960 ou acesse o site: essencebellavita.com.br.