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Escola Estadual de MT cria clubes de estudos para potencializar aprendizagem e estimular estudantes

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A Escola Estadual Desembargador Milton Armando Pompeu de Barros, localizada em Colíder, está inovando em sua abordagem educacional ao criar o Clube de Estudos. Com o apoio do Grêmio Estudantil, o projeto piloto busca potencializar a aprendizagem dos alunos e será integrado ao Projeto Político-Pedagógico (PPP) a partir de 2024.

O Clube de Estudos contará com cinco opções para os estudantes, sendo eles o Clube de Robótica, que funcionará no Laboratório de Linguagens e terá como foco a produção de projetos que despertem o interesse dos estudantes, os clubes de Matemática, Xadrez, Tênis de Mesa e Vôlei.

Cada clube contará com a presença de um profissional da educação e as atividades serão realizadas no contraturno de estudos, utilizando espaços como a biblioteca integradora, o pátio da escola e a quadra poliesportiva.

De acordo com o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o objetivo dos clubes é incentivar a frequência dos estudantes, melhorar a aprendizagem, promover a saúde mental e fortalecer as relações entre os alunos.

Além disso, o secretário destaca que os clubes podem despertar o interesse dos estudantes pela Ciência e Tecnologia, estimulando a inovação e o protagonismo, resultando em mais autonomia, espírito de equipe e cooperação nas atividades escolares.

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O orientador Eder Cledinei Engster, do programa SimRobótica, ressalta que o Clube de Robótica tem como proposta ampliar o aprendizado dessa área entre todos os estudantes. “Serão oferecidas atividades como montagem de protótipos e programações, tornando o aprendizado mais tecnológico, lúdico e divertido”, conta.

Engster ressalta, ainda, que a robótica educacional promove o raciocínio e a lógica, além de integrar conceitos de diversas disciplinas.

Os estudantes interessados em participar dos clubes devem procurar o professor responsável para realizar a inscrição. Cada aluno poderá se inscrever em, no máximo, dois clubes, desde que seja no contraturno de suas aulas e não haja choque de horários. Cada clube terá um cronograma específico de atendimento.

Com essa iniciativa, a gestão da Escola Estadual Desembargador Milton Armando Pompeu de Barros busca proporcionar aos estudantes uma experiência educacional enriquecedora, incentivando o interesse por diferentes áreas do conhecimento e fortalecendo o vínculo entre os alunos e a escola.

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Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso

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Cerca de 17,6 mil pessoas com deficiência (PCD) têm o próprio negócio em Mato Grosso, segundo pesquisa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT). O levantamento, realizado neste ano, mostra que esses empreendedores representam 3,6% do total de empresários mato-grossenses, com predominância de pessoas com limitações motora (36,7%), visual (34%) e auditiva (29,3%).

O estudo aponta que os empreendedores PCD apresentam elevado nível de escolaridade: 46,9% concluíram o ensino médio e 38,1% têm ensino superior ­- índice superior à média estadual. A faixa etária predominante está entre 35 e 44 anos (39,5%), seguida por 45 a 54 (22,4%). O grupo é formado majoritariamente por homens (57%). No recorte racial, há equilíbrio entre pardos (36,7%) e brancos (34%), seguidos por pretos (19%).

A maioria é casada (57,1%) e tem filhos (91,2%), o que reforça a importância da renda do próprio negócio para a estrutura familiar.

No campo econômico, os empresários com algum tipo de limitação atuam em diversos setores. O comércio concentra 31,3% dos negócios, seguido por serviços (25,2%), indústria (21,8%) e tecnologia (14,3%). Moda (17,7%), cosméticos (15%) e alimentação (14,3%) estão entre os principais segmentos.

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A formalização é alta: 85,7% possuem CNPJ, sendo a maioria registrada como microempresa (48,4%) ou empresa de pequeno porte (32,5%). Além disso, 70% atuam há mais de três anos e quase metade emprega de dois a cinco colaboradores, o que demonstra maturidade e estrutura consolidada.

Dificuldades

As motivações que levam pessoas com deficiência a empreender mesclam necessidade e realização pessoal. Para 40,8%, a decisão está ligada à necessidade financeira, enquanto 34% enxergam oportunidades de mercado e 32% buscam autonomia. A frustração com o mercado de trabalho tradicional (23,1%) e o desejo de realizar um sonho (15%) também aparecem com destaque.

As mulheres tendem a empreender mais por necessidade (54%), enquanto os homens se movem principalmente pela percepção de oportunidade (48,8%).

Na jornada empreendedora, os desafios enfrentados são múltiplas e revelam tanto desafios estruturais quanto específicos. Burocracia (44%), concorrência acirrada (39%) e falta de capital inicial (33%) estão entre as principais dificuldades. Além disso, 21% relataram barreiras diretamente ligadas à deficiência, como acessibilidade e preconceito, e 22% mencionaram dificuldades para equilibrar a vida pessoal e profissional.

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Entre as mulheres, questões de gênero e maternidade ganham relevância, enquanto os homens apontam custos e juros elevados como maiores obstáculos.

“O Sebrae apoia todos os empreendedores, porque acredita que o empreendedorismo é um caminho de inclusão e autonomia para todas as pessoas, independentemente de suas condições. Quando um empreendedor PCD empreende, ela inspira e transforma o seu entorno”, afirma Liliane Moreira, analista técnica do Sebrae/MT. “A inclusão produtiva das pessoas com deficiência é uma questão de equidade e também de fortalecimento da economia, pois amplia talentos, gera inovação e promove uma sociedade mais justa”.

Dados da pesquisa

O levantamento foi realizado entre 3 e 31 de janeiro de 2025, por meio de entrevistas telefônicas, com 147 empreendedores (formais e informais) que possuam alguma deficiência no estado de Mato Grosso. O estudo apresenta uma taxa de confiança de 95% e margem de erro de 4%.

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