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Alunos de Chapada dos Guimarães concluem curso de capacitação do Governo de MT

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Oferecido gratuitamente pelo Governo do Estado, no âmbito do Programa SER Família Capacita, o curso de assistente administrativo formou uma nova turma, em Chapada dos Guimarães (70 km de Cuiabá), e os beneficiados classificam a qualificação como a oportunidade de serem inseridas no mercado de trabalho ou de terem uma renda melhor. A formatura foi nessa quarta-feira (25.10).

“O curso abriu a minha visão para um futuro melhor”, afirmou a auxiliar de serviços gerais Valéria Aparecida Ramos, uma das formandas do curso.

O programa idealizado pela primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, é gerenciado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) e executado pelo Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT).

Ao todo, mais de 1.700 alunos já se formaram em cinco meses de execução do programa.

“É maravilhoso saber que os frutos dos cursos do SER Família Capacita estão sendo colhidos, o sonho de ver as pessoas com novas perspectivas e oportunidades está se realizando. Parabenizo os formandos de Chapada. O curso de Assistente Administrativo oferece leques de oportunidades, foi uma boa escolha. Gratidão a todos que participaram e contribuíram para essa conquista”, agradeceu a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes.

A secretária da Setasc, Grasi Bugalho, reforçou que o Programa SER Família Capacita está interligado ao Programa SER Família, o maior programa social da história do Mato Grosso, e que busca vincular todo o apoio necessário da assistência social às famílias que mais precisam, mas também realizando um trabalho de inclusão socioprodutiva.

“Essa inclusão dá a oportunidade para as pessoas se capacitarem e serem inseridas no mercado de trabalho, melhorar a sua renda pessoal e a da sua família. Este programa do Governo, idealizado pela primeira-dama, Virginia Mendes, e que tem o convênio com o Senai, já atendeu efetivamente mais de 70% dos municípios do estado e ainda temos turmas para serem finalizadas até dezembro. São 50 mil vagas totalmente gratuitas de cursos que foram pensados e trabalhados, de acordo com o mapa do trabalho de cada município”, afirmou a secretária Grasi Bugalho.

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Ela ainda declarou que formar mais uma turma pelo programa é um momento de felicidade, pois todo fechamento de ciclo é digno de comemoração.

“Nós estamos aqui para comemorar a vitória dos alunos. Além disso, também é uma conquista para nós, porque quando pensamos numa política pública, pensamos em entregá-la para que faça diferença na vida das pessoas. É uma oportunidade para eles se desenvolverem e obterem conhecimento”, disse.

A auxiliar de serviços gerais Valéria, que concluiu a capacitação com mais 13 alunos do município, contou que o curso foi uma oportunidade de qualificação sem custos e que a partir do momento em que o iniciou, mudou o pensamento quanto ao futuro.

“Depois que comecei a frequentar o curso, a minha cabeça tem outros pensamentos. Como eu trabalho por contrato temporário, vi que a qualificação poderia me ajudar a mudar de vida. Me inscrevi no curso de Técnico em Secretariado e também fiz inscrições para processos seletivos. Falo que esse programa foi uma benção nas nossas vidas. Agradeço ao governador Mauro Mendes e à primeira-dama, dona Virginia, por ter proporcionado esse presente para todos nós”, declarou.

Segundo a primeira-dama de Chapada dos Guimarães, Hélia Mello, o Governo de Mato Grosso tem sido um grande parceiro do município e que os programas desenvolvidos pela primeira-dama Virginia Mendes são grandes exemplos para o Brasil.

“A gente tem é muito orgulho de ver a nossa primeira-dama desenvolvendo esses projetos, que vão de encontro à necessidade da nossa população, trazendo qualificação como o SER Família Capacita, que tem possibilitado a esses jovens uma qualificação gratuita e de qualidade. Todos eles estão saindo aptos deste curso e prontos para o mercado de trabalho. Então a gente fica muito feliz com isso e queremos que essa parceria com o Estado continue, porque vem sendo muito produtiva para o nosso município”, disse.

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Para a jovem Eloísa Lucena Martins, de 23 anos, que já tem um emprego e queria se aperfeiçoar, o curso foi muito importante para a sua formação. Ela contou que mesmo trabalhando durante o dia e fazendo o curso no período noturno, não desistiu.

“Eu sentia o cansaço no final do dia, mas aprendizado que adquiri no curso foi excelente e recomendo a todas as pessoas, que se tiverem oportunidade de fazer a inscrição, faça. Eu aprendi muito com o curso e já estou colocando em prática no meu trabalho. Cada momento aqui foi muito bom, não só para mim, mas para todos os meus colegas. Só temos a agradecer ao Governo do Estado em trazer esse curso pra gente, e claro, um agradecimento especial ao nosso professor que sempre nos incentivou”, ressaltou.

Cursos do SER Família Capacita

Para saber mais sobre o Programa SER Família Capacita e seus cursos, basta acessar o site da Setasc por meio do endereço eletrônico www.setasc.mt.gov.br/serfamiliacapacita.

No local é disponibilizado o link para a pré-inscrição nos cursos oferecidos em todos os 141 municípios de Mato Grosso e também o link do Senai, com informações sobre os cursos oferecidos.

As informações também podem ser acessadas por meio dos telefones 0800 777 9737 e (65) 9 9806-3806 (Whatsapp).

Fonte: Governo MT – MT

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Grupo Petrópolis reforça compromisso com a sustentabilidade

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O Grupo Petrópolis — maior cervejaria com capital 100% nacional e detentor de marcas como Itaipava, Petra e TNT Energy — reforça seu compromisso com a sustentabilidade neste Dia Mundial do Meio Ambiente. A companhia destaca os avanços da sua agenda de metas ESG que reúne metas socioambientais ambiciosas até 2030, com investimentos em descarbonização, economia circular e educação socioambiental, tendo como foco um futuro mais sustentável.

A redução das emissões de CO₂ em suas operações segue como um dos principais indicadores ambientais da companhia neste ano. A meta é reduzir as emissões de toda as operações até o fim do ano, que se encontra hoje em 43,9 kg por hectolitro produzido.

A meta faz parte da agenda ESG do Grupo Petrópolis desde 2023, ano em que realizou seu inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE), que segue o padrão internacional do Greenhouse Gas Protocol (GHG Protocol) e corresponde à medição das emissões de gases de efeito estufa decorrente da cadeia de suprimentos, produção industrial e distribuição até os centros de distribuição. Para isso, a empresa vem promovendo ações focadas em eficiência energética,

redução de desperdícios e adoção de boas práticas ao longo de toda a cadeia produtiva e logística.

“A sustentabilidade é um compromisso de longo prazo e faz parte da nossa estratégia de negócio. Temos plena consciência do nosso papel como indústria e buscamos agir de forma responsável em todas as etapas da cadeia produtiva. Nossas metas de descarbonização refletem essa visão e estão alinhadas com os principais compromissos globais de preservação do meio ambiente”, afirma Alaercio Nicoletti Junior, Head de Sustentabilidade e Inovação do Grupo Petrópolis.

Outros esforços da companhia envolvem a implantação de uma política de compras sustentáveis, com a seleção de fornecedores alinhados com práticas socioambientais para minimizar emissões indiretas e impulsionar a inovação sustentável na cadeia de suprimentos.

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Outros projetos ambientais

No campo da gestão de resíduos, o principal projeto do Grupo Petrópolis há 10 anos segue alinhado ao conceito de Aterro Zerro, que garante o reaproveitamento de praticamente todo o volume de resíduos produzidos pela cervejaria na produção de bebidas. Atualmente, apenas 0,17% (cerca de 500 kg) dos resíduos são destinados a aterros sanitários, índice considerado de excelência no setor. O reaproveitamento contempla, por exemplo, a utilização de resíduos cervejeiros na alimentação animal e no fornecimento de insumos para a produção de laticínios na queijaria da empresa anexa à fábrica de Teresópolis (RJ). Em 2023, a venda desses resíduos gerou uma receita de R$ 30 milhões — superando o volume total de resíduos gerados no período.

Na fábrica de Alagoinhas (BA), houve uma redução de 23,5% na geração de resíduos industriais. Já em Itapissuma (PE), a empresa encontrou uma nova opção para reutilizar os resíduos plásticos, que são de difícil reciclagem, em materiais como telhas, que além de sustentáveis têm alto valor agregado. “O desenvolvimento dessas soluções nasce da nossa preocupação constante com os desafios socioambientais do país e do mundo. Queremos ser parte ativa na construção de soluções sustentáveis”, reforça Nicoletti.

O compromisso do Grupo Petrópolis também dialoga com dados críticos sobre o cenário ambiental no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (ABREMA), o país gera aproximadamente 77 milhões de toneladas de resíduos por ano, e cerca de 40% desse volume acaba em aterros sanitários. Outro dado alarmante vem do estudo do Blue Keepers, projeto ligado ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), que mostra o Brasil como responsável por 3,44 milhões de toneladas de plástico que chegam aos oceanos todos os anos.

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Além das ações operacionais, outro importante pilar da agenda ESG do Grupo Petrópolis é a educação socioambiental. Por meio do programa Cidade Sustentável, mais de 14 mil pessoas – entre estudantes, familiares e comunidade – são impactadas por ações que promovem a consciência ambiental. Hoje, o programa atende 47 escolas municipais com conteúdo sobre descarte correto de resíduos, uso consciente de água e energia, e mudanças climáticas.

As ações ambientais têm papel estratégico para o Grupo Petrópolis – tanto no que se refere à produção quanto ao relacionamento com as comunidades. Por isso, as iniciativas ganham destaque neste Dia Mundial do Meio Ambiente, reforçando o compromisso da companhia com o futuro do planeta e das próximas gerações.

 

SOBRE O GRUPO PETRÓPOLIS – O Grupo Petrópolis é a única grande empresa do setor cervejeiro com capital 100% nacional. Produz as marcas de cerveja Itaipava, Petra, Black Princess, Cacildis, Vold X, Cabaré, Weltenburger, Crystal e Lokal; a cachaça Cabaré; a vodca Nordka; as bebidas mistas Fest Drinks by Itaipava, Crystal Ice, Cabaré Ice e Blue Spirit Ice; os energéticos TNT Energy e Magneto; os refrigerantes It!, Tik Tok e a Tônica Petra; a bebida esportiva TNT Sport Drink; e a água mineral Petra. O Grupo possui oito fábricas em seis estados e mais de 140 Centros de Distribuição em todo o País, sendo responsável pela geração de mais de 22 mil empregos diretos. Saiba mais em www.grupopetropolis.com.br e no perfil @grupo.petropolis nas redes sociais.

Para mais informações: Néctar Comunicação Corporativa – grupopetropolis@nectarc.com.br

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