Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Evento discutirá estratégias sustentáveis para mineração e o uso de rochas em pó na agricultura

Publicados

MATO GROSSO

A Escola Técnica e Profissional Estadual de Cuiabá sediará o “1º Encontro Técnico Remineralizadores – A Meta é Mato Grosso Mais Sustentável”, nos dias 21 e 22 de novembro. O evento é realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), via Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat), em parceria com a Central das Organizações do Estado de Mato Grosso (Cordemato).

O objetivo é discutir e promover práticas e técnicas de remineralização do solo e seus impactos na agricultura sustentável, com especialistas, pesquisadores, acadêmicos, agricultores e representantes do setor público para debates, palestras e trocas de experiências.

“A Sedec tem trabalhado para organizar e incentivar o setor de forma sustentável. Desta forma, somos parceiros nesse evento que tem por objetivo trazer alternativas sustentáveis”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso em exercício, Paulo Leite.

O evento faz parte das metas do projeto Mineração Sustentável, que busca soluções socioeconômicas e ambientais para o segmento artesanal de Mato Grosso, e é realizado desde 2021 pelo Governo do Estado de Mato Grosso.

O presidente da Companhia Mato-grossense de Mineração, Juliano Jorge, explicou que o momento é crucial para discussão de alternativas aos fertilizantes químicos, como os agrominerais.

“Vários estudos estão sendo realizados nos últimos anos, os quais mostram compatibilidade do uso de rochas em pó, remineralizador, como suprimento”, contou.

Leia Também:  Secretário destaca soluções inéditas em andamento pelo Governo de MT para impulsionar o desenvolvimento econômico da Região Norte

“O remineralizador é um pó de rocha, registrado no Ministério da Agricultura e Pecuária e beneficia o solo, em questões biológicas, físicas ou químicas, ao nutrir as plantas ou mudar o PH do solo, sendo uma das pautas a ser abordada no encontro”, explicou o agrônomo da Metamat Douglas Brito.

A inscrição para participar do encontro é gratuita e pode ser feita AQUI.

Confirma a programação completa:

21 de novembro
8:30h: Coffee-Break
9h: Abertura
9h15: Painel 1. Agrominerais: usos e aplicações – Profº Antonio Zamuner – UFCAT
9h55: Painel 2. Cenário atual dos remineralizadores no Brasil – Frederico Bernandez – ABREFEN
10h35: Produtor Rural – Relato de experiência: produtor de soja orgânica certificada – Rogério Vian / Goiás
10h50: Produtor Rural – Depoimento referente ao uso de remineralizadores – Luis Otavio Pereira Lima – Juara
11h10: Intervalo para o almoço
13h45: Painel 3. Mercado de fertilizantes no Brasil – Talita Priscila – FGV
14h25: Painel 4. Ação do Serviço Geológico do Brasil em projetos para Remineralizadores e Agrominerais – Alessandra Blaskowski – SGB/CPRM
15h05: Coffee-Break
15h30: Painel 5. Resultados em campo dos remineralizadores de solos – Marcos de Matos Ramos – Consultoria Campo
16h10: Produtor Rural – Depoimento referente ao uso de remineralizadores – Marcos da Rosa – Canarana
16h25: Mesa Redonda
17h: Encerramento

Leia Também:  CGE avalia a eficiência do Hospital Metropolitano para otimizar recursos e melhorar o atendimento

22 de novembro de 23
8h30: Coffee-Break
9h: Painel 1. Mensuração de sequestro de Carbono com Basalto – Profº Antonio Azevedo – ESALQ/USP
9h40: Painel 2. Ação do GAAS como promotor da agricultura sustentável – Eduardo Martins – GAAS
10h20: Produtor Rural – Fabricação de pó de rocha in loco – Luis Otavio Pereira Lima – Juara
10h35: Fabricante regional de Pó de rocha: RockALL
11h: Almoço
13h45: Painel 3. Estoque de Carbono no solo – Camila Genaro Estevam – FGV
14h25: Painel 4. Manejos de solo – Remineralizador: uma nova ferramenta – Profª Oscarlina Weber – UFMT
15h05: Coffee-Break
15h30: Painel 5. Aspectos geológicos do estado do Mato Grosso – Profº Amarildo Ruiz – UFMT
16h10: Painel 6. Histórico de estudos da FAGEO-UFMT sobre remineralizadores – Profº Ronaldo Pierosan – UFMT
16h50: Mesa Redonda
17h20: Encerramento

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Fábio Jr. traz para Cuiabá turnê que celebra seus 50 anos de carreira

Publicados

em

Cuiabá receberá, no próximo sábado (05), o cantor Fábio Jr., com seu projeto “Bem Mais Que os Meus 20 e Poucos Anos”. A apresentação celebra os 50 anos de carreira do artista e marca ainda a estreia oficial do Allure Music Hall, espaço de eventos projetado para se tornar uma referência nacional nesse segmento. O show está marcado para iniciar às 22h, na nova estrutura localizada na Rodovia Helder Cândia, 2044, Ribeirão do Lipa.

Com a turnê que faz uma leitura de sua trajetória repleta de surpresas e sucessos, Fábio Jr. está viajando por todo o Brasil. Na capital de Mato Grosso, o cantor fará apresentação única e promete proporcionar ao público uma experiência impactante e emocionante. Com muita elegância, paixão e romantismo, o projeto “Bem Mais Que os Meus 20 e Poucos Anos” reflete a essência de Fábio, que sempre buscou mostrar que a vida vai além do começo, meio e fim.

A noite especial no Allure Music Hall será embalada por canções eternizadas na memória dos fãs como “Alma Gêmea”, “Só Você”, “Caça e Caçador”, “Felicidade”, “Vida”, “20 e Poucos Anos”, “Senta Aqui”, “Enrosca”, “Esqueça”, “Eu Nunca Estive Tão Apaixonado” e tantos outros hits consagrados. As informações sobre o show e venda de ingressos podem ser conferidas no site www.alluremusichall.com.br.

Leia Também:  VÍDEO: Profissional da saúde ressalta a importância da doação de medula óssea

“Estou em uma fase legal pra caramba, muito feliz e realizado. A melhor forma de celebrar minha carreira e a vida, é no palco com meus fãs, família e amigos. Eles são a razão de tudo. E pensando neles, preparamos um show muito especial e cheio de surpresas. Com certeza, vamos fazer uma verdadeira viagem e reviver essa história juntos, porque o público também faz parte dela”, promete o cantor.

Allure Music Hall

O Allure Music Hall integra o complexo do Buffet Leila Malouf, com capacidade para receber até 7,5 mil pessoas, e foi projetado para se tornar uma referência nacional em eventos. A nova estrutura, já comparada às dos grandes centros, deverá receber shows, congressos, festas e diversos tipos de eventos, nos formatos auditório, com mesas ou até mesmo em pé, como ocorre em concertos musicais.

O espaço é dividido entre pista, mezanino e nove camarotes para até 30 pessoas, além de um camarote premium com capacidade para 200 pessoas. Para os artistas, há três camarins com acesso restrito, equipamentos de som e iluminação de última geração e um palco que segue padrões internacionais. O complexo conta ainda com mil vagas em estacionamento totalmente pavimentado e outras 200 vagas em espaço VIP, com cobertura e elevadores.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA