MATO GROSSO
Sine-MT disponibiliza mais de 2,6 mil vagas de emprego nesta semana
MATO GROSSO
Em Cuiabá e Várzea Grande são 417 novas oportunidades de colocação no mercado de trabalho. Entre elas estão 34 vagas para auxiliar de limpeza, 28 vagas para ajudante de obras, 23 vagas para auxiliar de logística, 19 vagas para pintor de obras, 15 vagas para vendedor interno, 14 vagas para eletricista de instalações, 14 vagas para promotor de vendas, 10 vagas para conferente de carga e descarga, nove vagas para motorista carreteiro, duas vagas para técnico de refrigeração (instalação), duas vagas para controlador de tráfego e uma vaga para supervisor administrativo.
Também estão sendo ofertadas 47 vagas para Pessoas com deficiência (PCD), nas áreas de operador de caixa, coletor de lixo, auxiliar de armazenamento, auxiliar de limpeza, ajudante de carga e descarga de mercadoria e atendente de lojas.
O município de Barra do Garças (516km de Cuiabá) conta com 399 vagas nesta semana. Dentre as oportunidades estão 60 vagas para desossador, 57 vagas para pedreiro, 40 vagas para repositor em supermercados, 29 vagas para ajudante de obras, 15 vagas para caixa em supermercado, 10 vagas para montador, cinco vagas para entregador de gás (ajudante de caminhão), quatro vagas para atendente de balcão, três vagas para garçom, duas vagas para técnico em telefonia e uma vaga para camareira de hotel. Somente para auxiliar de linha de produção são 100 vagas disponíveis.
Em Sinop (476 km de Cuiabá), outras 266 vagas estão disponibilizadas. Entre as oportunidades estão12 vagas para auxiliar de estoque, 10 vagas para servente de pedreiro, 10 vagas para carpinteiro, sete vagas para zelador, sete vagas para vigilante, cinco vagas para operador de empilhadeira, quatro vagas para técnico em manutenção de equipamentos de informática, duas vagas para instalador de sistemas eletroeletrônicos de segurança, duas vagas para auxiliar financeiro, uma vaga para desenhista industrial gráfico (designer gráfico) e uma vaga para gerente comercial.
A unidade de Tangará da Serra (244 km de Cuiabá) contabilizou 191 postos de trabalho disponíveis no Sine-MT. Entre as oportunidades estão 31 vagas para operador de caixa, 25 vagas para atendente de lojas e mercados, 15 vagas para ajudante de açougueiro (comércio), 10 vagas para repositor em supermercados, 10 vagas para auxiliar de armazenamento, nove vagas para auxiliar de logística, quatro vagas para empregado doméstico nos serviços gerais, quatro vagas para auxiliar de confeiteiro, uma vaga para engenheiro civil, uma vaga para auxiliar administrativo e uma vaga para médico veterinário.
As vagas ofertadas pela Rede Sine são diárias e a todo momento novas oportunidades são cadastradas.
Atendimento
Além do trabalho de intermediação de mão de obra, o Sine realiza serviço de habilitação do seguro desemprego, atendimento orientado sobre a utilização da Carteira de Trabalho Digital e Previdência Social. É preciso verificar na unidade a disponibilidade das vagas, que são oferecidas diariamente. Os interessados podem comparecer aos postos de atendimento portando documentos pessoais e comprovante de residência, facilitando os trâmites do atendimento.
Na região metropolitana, o horário de atendimento dos Sines, localizados nas unidades do Ganha Tempo Ipiranga e do CPA I, é de 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. Já no Sine no Centro Estadual de Cidadania do Várzea Grande Shopping o horário de funcionamento vai de 10h às 18h.
Confira a relação das vagas de emprego em anexo.
Fonte: Governo MT – MT


MATO GROSSO
Audiência pública sobre obras inacabadas do BRT em Cuiabá é marcada pela ausência do governo estadual

Na tarde desta sexta-feira (14), a Câmara Municipal de Cuiabá sediou uma audiência pública convocada pela Comissão de Obras, com o intuito de discutir os avanços e os desafios das obras do BRT na cidade. Presidida pelo vereador Alex Rodrigues, a audiência contou com a presença dos vereadores Dídimo Vovô, Ildes Taques, Demilson Nogueira, Dilemário Alencar, Jefferson Siqueira, Eduardo Magalhães, Paula Calil e Daniel Monteiro.
O evento também reuniu representantes de diversas entidades e órgãos importantes, como Paulo Cesar (Diretor de Trânsito da SEMOB), Kamila Auxiliadora (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), Juliano Brustolin (Vice-presidente da Comissão de Acompanhamento Legislativo), Junior Macagnam (Presidente da CDL), Sebastião Belém (Secretaria de Obras Públicas), José Ademir dos Santos Junior (Empresa J. Prime), Pedro Aquino (Presidente da ASSUT – MT e da Associação dos Usuários do Transporte Público de Cuiabá), Álvaro Bezerra (Diretor da ACEC), Nicolau Cesar (Diretor da SEMOB) e Mauro (Pastoral do Imigrante).
Apesar da ampla participação de autoridades e especialistas, a audiência foi marcada por uma ausência significativa: o governo do estado, responsável pelas obras, não enviou nenhum representante. A ausência foi bastante impactante, considerando que foram 45 dias de organização para a devida audiência. A falta de explicações sobre o andamento da obra e os atrasos no cronograma gerou revolta entre os presentes.
O presidente da Comissão de Obras, Alex Rodrigues, não escondeu a frustração com a ausência do governo estadual. “A política seria da resultado, a politicagem não. Gostaríamos de saber pelos responsáveis o prazo, o cronograma e o projeto, mas isso não vai diminuir o trabalho da Câmara Municipal de Cuiabá. Vamos continuar nosso trabalho e convidá-los para a próxima reunião da comissão de obras”, afirmou Alex Rodrigues, ressaltando que a população está cobrando respostas sobre o andamento da obra. “Quem nos elegeu está cobrando, que é o povo. O povo não está aqui na audiência porque está trabalhando, tem hora para chegar e sair. E o BRT era para ser um auxílio no dia a dia das pessoas”, completou.
Os impactos das obras inacabadas
Os atrasos nas obras do BRT têm gerado sérios impactos no trânsito de Cuiabá, com reflexos visíveis em várias regiões da cidade. A situação é especialmente crítica em avenidas como a do CPA e Fernando Corrêa, onde as obras têm causado congestionamentos e dificultado o deslocamento da população. A Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha), um dos principais pontos críticos da obra, ainda não conta com uma solução definitiva para os alagamentos que comprometem a operação dos ônibus elétricos planejados para o sistema.
Além disso, os atrasos têm origem em um impasse entre o governo do estado e o Consórcio Construtor BRT Cuiabá, liderado pela Nova Engevix Engenharia e Projetos S/A. O consórcio, contratado em 2022 por R$468 milhões, afirma que o anteprojeto da obra não previu soluções essenciais, como a macrodrenagem da Prainha, o que tem dificultado a execução do cronograma e gerado mais atrasos.
Propostas de soluções e próximos passos
Durante a audiência, os vereadores presentes reafirmaram seu compromisso em buscar soluções para destravar a obra e atender às necessidades da população cuiabana. Como próximo passo, os membros da Comissão de Obras Públicas realizarão uma visita técnica aos canteiros de obra para avaliar de perto os avanços e os desafios enfrentados pelo projeto.
“Nosso compromisso é com os cuiabanos. Essa obra precisa andar e atender às necessidades da população”, enfatizou Alex Rodrigues. A visita técnica servirá para que os vereadores possam verificar, pessoalmente, o andamento da obra e buscar alternativas para acelerar sua execução.
A audiência pública foi uma tentativa de dar transparência ao processo e de envolver a população nas discussões sobre o futuro do BRT. A participação dos cidadãos é essencial para que suas demandas sejam ouvidas e consideradas nas decisões que impactam o desenvolvimento da cidade. A Câmara Municipal de Cuiabá continuará a realizar reuniões e audiências sobre o tema, buscando uma solução definitiva para as obras inacabadas que afetam o cotidiano dos cuiabanos.
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