MATO GROSSO
Programa de Evolução Digital no Turismo de Mato Grosso é finalista no Prêmio Nacional do Turismo 2023
MATO GROSSO
“Nossa meta é fortalecer o turismo mato-grossense e essa posição de finalista é reflexo das ações que estamos realizando para que o nosso turismo cresça. Queremos atrair ainda mais turistas de fora do estado, dar visibilidade para Mato Grosso, bem como, gerar emprego e renda, por meio do turismo”, disse o secretário-adjunto de Turismo, Felipe Wellaton.
O PED Turismo é uma iniciativa do Observatório de Desenvolvimento do Estado de Mato Grosso, desenvolvida pelo turismólogo Leandro Carvalho Lima na Secretaria Adjunta de Turismo.
“A indicação para o Prêmio Nacional do Turismo 2023 é uma satisfação e o reconhecimento pelo trabalho realizado com o PED Turismo MT. Utilizamos uma ferramenta da Alemanha, e que países como Dubai, Croácia, Suíça, Áustria, Abu Dhabi, além das Associações Europeia de Hotéis e Hospitalidade Britânica, já utilizam há algum tempo, porém, criamos algo novo nesse processo, como o Índice de Desempenho Turístico (IDTur). O IDTur contribui para medir a capacidade de interação dos locais monitorados no Programa, uma inovação nesse processo que está sendo reconhecido por isso”, afirmou o turismólogo.
O PED Turismo concorre com o Observatório de Turismo de Fortaleza, idealizado pela Secretaria Municipal do Turismo de Fortaleza e com o Sistema Especialista Turísticos (SET), da Smart Tour Brasil. Os vencedores do prêmio serão escolhidos pela pontuação final, obtida conforme os critérios do edital. A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 15 de dezembro, momento em que o vencedor será anunciado.
Prêmio
O Prêmio Nacional do Turismo foi criado em 2018, pelo Ministério do Turismo, com o intuito de identificar, estimular e disseminar práticas de sucesso, realizadas no turismo brasileiro. A premiação busca reconhecer quem faz o turismo brasileiro crescer e fortalecer-se como um dos segmentos econômicos com maior potencial para geração de emprego e renda no Brasil.
Na edição de 2023, serão premiadas iniciativas de destaque em 10 categorias. Quanto aos profissionais, serão premiadas 09 categorias. Aos vencedores de cada categoria são entregues troféus ou medalhas, em caráter simbólico, sem valor comercial ou financeiro.
PED Turismo
O Programa de Evolução Digital no Turismo (PED Turismo), do Observatório de Desenvolvimento do Estado de Mato Grosso, visa melhorar a presença digital dos atrativos turísticos, meios de hospedagem, restaurantes e similares, equipamentos e destinos turísticos. Os locais e empresas são monitorados pela Plataforma de Gerenciamento de Reputação Online da TrustYou com base em avaliações e opiniões registradas por turistas, o intuito é a melhoria dos serviços prestados aos visitantes.
A partir do PED Turismo MT, os gestores e empresários recebem relatórios com dados que permitem análises estratégicas, de modo a auxiliar as tomadas de decisão, como também potencializem investimentos para o setor.
Para efetivação do Programa, os empresários e gestores dos municípios estão recebendo capacitação sobre como melhorar a presença digital dos negócios turísticos. O Índice de Desempenho Turístico (IDTur) pode ser acessado aqui.
Fonte: Governo MT – MT


MATO GROSSO
Especialista dá dicas de como superar escassez de mão de obra na suinocultura

A falta de mão de obra é um problema que atinge diversas cadeias do setor produtivo, na suinocultura não é diferente, e a escassez de mão de obra e a alta rotatividade de colaboradores afetam diretamente a produtividade e o custo de produção em uma granja. Com a relevância do tema, o médico-veterinário, especialista em Liderança, Engajamento e Produtividade na Suinocultura, Leandro Trindade, apontou os principais desafios e oportunidades para atrair e reter talentos durante o 4º Simpósio da Suinocultura de Mato Grosso.
De acordo com levantamento realizado pela Metodologia Boas Práticas de Liderança (BPL), idealizado por Trindade, a rotatividade dentro das granjas, fenômeno cada vez mais constante, tem elevado os custos da atividade. “O impacto no negócio é direto, e o custo pela substituição de um colaborador pode chegar a 300% do salário anual dele. A repetição de processos, o tempo gasto com treinamento, instabilidade e queda de produtividade são reflexos dessa constante troca de funcionários”, explicou.
Ainda segundo o levantamento, realizado entre 2012 e 2025 em entrevistas nas granjas, a remuneração inadequada não é um dos principais fatores para a falta de engajamento dos colaboradores.
“Chefe ruim (87%), falta de reconhecimento (78%), condições de trabalho (61%), comunicação ineficaz (58%) e só então remuneração inadequada (39%) montam o ranking de principais causas de afastamento dos colaboradores das granjas. Isso mostra a importância de escolher um líder capacitado para lidar com equipes”, pontuou.
Trindade completa que atualmente o ambiente de trabalho tem maior peso na escolha do colaborador do que o salário. “Clima respeitoso, oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional, jornada de trabalho que permita cuidar da vida pessoal, infraestrutura e reconhecimento do valor do trabalho são pontos que precisam ser trabalhados e colocados como prioridade para conseguir incentivar e engajar um colaborador”.
O vice-presidente da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) e suinocultor, Moisés Sachetti, a pauta abordada durante o evento foi muito bem recebida pelos participantes, visto que é um problema recorrente no setor produtivo.
“É um problema enfrentado não só aqui em Mato Grosso, mas no Brasil. É um problema crescente no agronegócio brasileiro, afetando a produção e a eficiência do setor. Este fenômeno é resultado de uma combinação de fatores, como a falta de qualificação da mão de obra disponível, condições de trabalho no e até mesmo de gestão de pessoas”, afirmou Sachetti ao reforçar que é preciso atenção para evitar que o problema se agrave e acabe comprometendo a produção do setor produtivo.
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Kickboxing: a arte marcial que transforma vidas e agora projeta Mato Grosso no cenário nacional
-
MATO GROSSO14 horas atrás
“Churrasco da Construção” une setor de materiais e atrai mais de 600 participantes em Várzea Grande
-
MATO GROSSO16 horas atrás
Condomínio residencial clube ganha destaque em meio à valorização do mercado imobiliário em Cuiabá
-
MATO GROSSO13 horas atrás
Especialista dá dicas de como superar escassez de mão de obra na suinocultura