CUIABÁ
Novo Plano Diretor prevê terminal ferroviário em área estratégica de Cuiabá
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O secretário Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, afirmou em evento realizado na quinta-feira (9) pelo Fórum Pró Ferrovia que o novo Plano Diretor de Cuiabá aponta para uma região estratégica da capital onde deve ser construído o terminal ferroviário.
A ideia de Vuolo e demais membros do Fórum é que a ferrovia Senador Vicente Emílio Vuolo transforme Cuiabá em um centro logístico e em uma cidade ainda mais industrial.
A área onde está prevista a instalação da ferrovia foi apontada pela empresa Rumo S.A. que será responsável pela gestão, aquisição, e trâmites legais envolvendo o terreno, tendo em vista que o investimento é de responsabilidade da iniciativa privada.
“O local apontado pela Rumo S.A. vai ao encontro do planejamento urbano de Cuiabá, tendo em vista que fica na região sul e faz parte de uma zona chamada de zona de alto impacto, que foi preparada desde 1994 para receber grandes empreendimentos, como a termelétrica, o gasoduto e o porto seco”, afirmou Vuolo.
O contrato da Rumo S.A. com o governo estadual prevê a implantação do terminal ferroviário na capital mato-grossense até 2025. Porém, não foram solicitadas licenças no trecho até Cuiabá, somente até o município de Campo Verde.
O terminal previsto na minuta do novo plano diretor, mesmo local apontado pela Rumo S.A., ficará em uma posição estratégica, entre o Distrito Industrial e a Rodovia dos Imigrantes, na saída para Santo Antônio de Leverger, em Cuiabá.
Segundo o arquiteto José Antônio Lemos, a discussão sobre a previsão de um local para receber indústria em Cuiabá e por conseguinte um terminal ferroviário começou em 1986 quando foi criado o Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU).
“Aquela região no sul é favorável porque o vento vem do norte para o sul e a água também do norte para o sul, todas as condições favorecem aquela localização”, afirmou Lemos. “Cuiabá é o umbigo de Mato Grosso, produz muito e tem a questão da população que permitirá geração de emprego e a ferrovia é fundamental para toda a baixada cuiabana”, completou.
A Macrozona de Alto Impacto (MAI) corresponde a uma faixa ao longo da rodovia Imigrantes, da MT-040, do Distrito Industrial e da área de influência da ferrovia, cujo objetivo é receber infraestruturas e atividade de alto impacto ao uso residencial.
Entre as diretrizes do novo Plano Diretor está, segundo o documento, “promover ações que garantam a construção da ferrovia até Cuiabá” e “Articular com o Governo Estadual e Federal a implantação da Ferrovia Senador Vicente Vuolo e a sua inter-relação com os Sistemas Viário e de Logística e Transporte de Cargas bem como a localização do seu terminal em consonância com a infraestrutura e zoneamento do município”.


CUIABÁ
Vereador Alex Rodrigues promove café da manhã com foco no futuro da política mato-grossense ao lado da deputada Janaína Riva

No último sábado (30), o vereador Alex Rodrigues realizou um café da manhã especial com lideranças e apoiadores para debater os rumos da política em Mato Grosso. O encontro teve como destaque a presença da deputada estadual Janaína Riva, que reconheceu publicamente o trabalho desempenhado por Alex e sua equipe na Câmara Municipal de Cuiabá.
Durante o encontro, Alex Rodrigues ressaltou a importância de construir pontes entre o legislativo municipal e estadual, destacando que parcerias sólidas são fundamentais para melhorar a vida do povo cuiabano e mato-grossense.
“Estamos aqui para unir forças e pensar no futuro. Nosso foco é sempre o bem da população, especialmente daqueles que mais precisam”, afirmou o vereador.
A deputada Janaína Riva elogiou a atuação do parlamentar e sua equipe, reconhecendo o comprometimento de Alex com pautas sociais e comunitárias. Ela também reforçou que a união entre mandatos comprometidos é o caminho mais eficaz para transformar a realidade do estado.
Ao final do encontro, Alex e Janaína debateram sobre ideias voltadas para áreas como saúde, assistência social e geração de emprego, reforçando o compromisso de ambos com a construção de um Mato Grosso mais justo e desenvolvido.
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