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Detran-MT leva orientações sobre segurança no trânsito a estudantes de escola em Cuiabá

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Um pit stop educativo com orientações de segurança no trânsito foi realizado nesta quinta-feira (16.11), na Escola Estadual Rafael Rueda, no bairro Pedra 90, em Cuiabá. O trabalho é da equipe da Coordenadoria de Ações Educativas do Departamento de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), em parceria com o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar.

O evento envolveu estudantes do 7º ao 9º e contou com a participação do Nico, da dupla Nico e Lau, que levou aos estudantes muito humor e mensagens por um trânsito mais seguro.

Na conversa com os estudantes e professores, a equipe da Coordenadoria de Ações Educativas do Detran entregou convites para o show cultural dos humoristas Nico e Lau, que será realizado no próximo sábado (18.11), a partir das 19h, na praça Dona Martinha, no bairro Pedra 90, em Cuiabá.

“É um momento de interação entre a comunidade escolar e o Detran e estamos fazendo o convite para esse momento cultural importante que vai levar humor e informações sobre regras e comportamentos mais seguros no trânsito”, disse a coordenadora de Ações Educativas do Detran-MT, Gresiella Almeida.

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Com o tema “No trânsito, fica esperto”, a apresentação cultural da dupla Nico e Lau é uma parceria do Detran-MT com o Instituto Leverger. Serão feitas uma sequência de apresentações com enfoque no trânsito em Cuiabá, Várzea Grande e municípios do interior como Nova Mutum, Cáceres, Dom Aquino e Itanhangá.

A ação é custeada com recursos de uma emenda parlamentar do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), repassados ao Instituto Leverger.

Fonte: Governo MT – MT

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Débora Guerra defende saúde como eixo da sustentabilidade na Amazônia: “A formação médica precisa estar enraizada no território”

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Com a proximidade da COP 30, a Amazônia se torna, mais do que nunca, protagonista nos debates globais sobre clima, sustentabilidade e justiça social. Para Débora Guerra, CEO da Trivento Educação, instituição presente há mais de oito anos em Altamira (PA), esse cenário exige um novo olhar sobre a formação médica. “A saúde precisa ser compreendida como parte do ecossistema amazônico, e não apenas como um serviço”, afirma.

Débora destaca que a Trivento atua com um currículo médico voltado para as especificidades da região. “Trabalhamos com temas como doenças tropicais, saúde indígena, medicina de emergência e telemedicina. A ideia é que o estudante compreenda a realidade da Amazônia e atue dentro dela, criando vínculos com a população e enfrentando os desafios locais com conhecimento e sensibilidade cultural”, ressalta.

Para além da formação acadêmica, a proposta da Trivento busca consolidar programas de residência e estágios na própria região, incentivando os futuros médicos a permanecerem no território após a graduação. “A carência de profissionais especializados é um problema histórico em cidades como Altamira e em todo o Xingu. Formar médicos que compreendam as condições de vida locais é estratégico para transformar esse cenário”, enfatiza Guerra.

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Débora também defende o incentivo à interdisciplinaridade e ao trabalho em rede, fundamentais para o atendimento em áreas de difícil acesso. “O médico amazônico muitas vezes atua em contextos extremos, com poucos recursos e em articulação com equipes multiprofissionais. Por isso, nossa formação é integral, adaptada às realidades e aliada a políticas de valorização profissional”, explica.

Em diálogo com a COP 30, Débora propõe uma agenda que reconheça a saúde como parte essencial das dinâmicas socioambientais. “A saúde é determinante e consequência do meio ambiente. A degradação ambiental impacta diretamente a vida de indígenas, ribeirinhos e populações vulneráveis”, diz. A proposta da Trivento inclui investir em pesquisas interdisciplinares, com base científica robusta, e defender políticas públicas que integrem saúde, meio ambiente e desenvolvimento sustentável.

Entre as propostas, estão a ampliação do uso de energias renováveis, a telemedicina como ponte entre Altamira e grandes centros médicos, e modelos de atenção primária que respeitem o contexto cultural e territorial. “Não é apenas sobre levar atendimento, mas sobre como esse atendimento se dá, com respeito ao modo de vida local e menor impacto ambiental”, ressalta.

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Débora reforça que a Amazônia precisa ser ouvida nos fóruns multilaterais. “A perspectiva amazônica tem que ser reconhecida como central no debate global sobre saúde e clima. E isso só é possível com protagonismo das comunidades locais, que carregam saberes fundamentais para a construção de soluções sustentáveis”, pontua.

A formação médica contextualizada é um passo decisivo rumo a um futuro em que saúde, ambiente e justiça social caminhem juntos. “A Amazônia não é um obstáculo, é uma potência. E formar médicos que enxerguem isso é transformar o cuidado em instrumento de desenvolvimento”, finaliza.

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