MP MT
Evento virtual debate racismo, racialidades e o sistema de justiça
MP MT
“Racismo, racialidades e o sistema de justiça: uma abordagem sob a luz dos Direitos Humanos” será o tema do evento virtual promovido pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso na próxima terça-feira (21), em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra. A iniciativa é da Procuradoria de Justiça Especializada na Defesa da Cidadania, Consumidor, Direitos Humanos, Minorias, Segurança Alimentar e Estado Laico, com apoio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) – Escola Institucional do MPMT.
Realizado das 9h às 11h (horário local) por meio da plataforma Microsoft Teams, o evento será transmitido ao vivo pelo canal do MPMT no YouTube (acesse aqui). A palestrante será a pós-doutora em Direito pela Pontifícia Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ), professora da graduação e da pós-graduação na Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e autora do livro “Na mira do fuzil: a saúde mental das mulheres negras em questão”, Rachel Gouveia Passos. O promotor de Justiça Thiago Marcelo Francisco dos Santos será debatedor.
Participam da abertura a subprocuradora-geral de Justiça de Planejamento e Gestão, Hellen Uliam Kuriki, o procurador de Justiça titular da Especializada na Defesa da Cidadania, José Antônio Borges Pereira, e o promotor de Justiça coordenador da Escola Institucional do MPMT, Antonio Sergio Cordeiro Piedade.
Fonte: Ministério Público MT – MT
MP MT
Aula magna de formação é realizada em Mirassol D’Oeste
A aula magna do curso de formação para facilitadores de Círculos de Construção de Paz em Mirassol D’Oeste (a 300km de Cuiabá) foi realizada na noite de terça-feira (30), no Centro Educacional Municipal Vereador Edson Athier Almeida Tamandaré. A capacitação marca o início do Programa Municipal de Práticas de Construção de Paz nas Escolas, criado por lei municipal no fim de 2023. A promotora de Justiça Tessaline Higuchi, representantes do Poder Executivo, do Poder Judiciário e da Defensoria Pública prestigiaram a abertura do curso.
Fonte: Ministério Público MT – MT