MATO GROSSO
Seletiva mato-grossense para Paralimpíadas Escolares está com inscrições abertas até 9 de janeiro
MATO GROSSO
Competição escolar abrange crianças e jovens com deficiência física, intelectual e visual de todo o Estado
Programada para ser realizada no dia 9 de março, em Várzea Grande, a seletiva abrange crianças e jovens com deficiências física, intelectual e visual, em disputas nas modalidades de atletismo, bocha e natação. O evento esportivo define os representantes de Mato Grosso na etapa nacional das Paralimpíadas Escolares, que serão realizadas em novembro pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
Para os atletas que não participaram de competições do CPB em 2023, e que por isso não estão cadastrados na entidade, o formulário de inscrição está disponível AQUI. Nesse formulário, devem ser informados todos os dados do participante, incluindo o tipo e a possível classe da deficiência, que indica a modalidade e o grau de limitação do atleta.
Para os estudantes que participaram de competições do CPB no ano anterior, a inscrição é feita em outro formulário (LINK AQUI). Nesse caso, os dados a serem preenchidos são reduzidos já que as demais informações já estão cadastradas.
Com o objetivo de estimular a participação dos estudantes com deficiência em atividades esportivas, as Paralimpíadas Escolares envolvem atletas devidamente matriculados nas redes pública e privada de ensino, dos gêneros masculino e feminino.
A programação mato-grossense acompanha o calendário de competições e eventos nacionais realizados pelo CPB em 2024. Além das Paralimpíadas Escolares, outro destaque é o Meeting Paralímpico, que neste ano irá percorrer todos os estados brasileiros e o Distrito Federal a partir de fevereiro.
Mato Grosso recebe o Meeting Paralímpico no dia 9 de março, reunindo cinco competições esportivas para pessoas com deficiência, dentre as quais a seletiva escolar estadual. Integram ainda o evento competições para atletas paralímpicos de alto rendimento, Paralimpíadas Universitárias, Paralimpíadas Militares, e disputas entre integrantes dos Centros de Referência Paralímpica.
Com exceção da seletiva escolar mato-grossense, as inscrições para as competições realizadas durante o Meeting Paralímpico são feitas diretamente pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (ww.cpb.org.br)
O Meeting Paralímpico conta com provas de atletismo, natação, halterofilismo, tiro com arco, tiro esportivo e bocha, e tem o objetivo desenvolver o paradesporto em todo o território nacional, com a participação de novos talentos e atletas de elite.
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.