MATO GROSSO
MT tem mais de 2,1 mil vagas de emprego disponíveis no Sine nesta semana
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Em Cuiabá e Várzea Grande são 267 novas oportunidades de colocação no mercado de trabalho. Entre elas estão 30 vagas para coletor de lixo, 29 vagas para pedreiro, 26 vagas para auxiliar de limpeza, 25 vagas para agente de vendas de serviços, 20 vagas para servente de obras, 15 vagas para armador de ferragens na construção civil, oito vagas para motorista carreteiro, sete vagas para promotor de vendas, cinco vagas para atendente de padaria, quatro vagas para instalador-reparador de redes e cabos telefônicos, três vagas para técnico em segurança do trabalho, uma vaga para sushiman e uma vaga para técnico de manutenção de computador.
Também são ofertadas 25 vagas para Pessoas com deficiência (PCD), nas áreas de auxiliar de limpeza, auxiliar administrativo, auxiliar de armazenamento, auxiliar de lavanderia, auxiliar de linha de produção e coletor de lixo.
O município de Sinop (476 km de Cuiabá) conta com 297 vagas nesta semana. Dentre as oportunidades estão: 47 vagas para auxiliar de linha de produção 26 vagas para auxiliar de limpeza, 15 vagas para safrista, 13 vagas para vendedor interno, 10 vagas para estoquista, 10 vagas para monitor infantil, nove vagas para zelador, seis vagas para agente de pátio, seis vagas para auxiliar de cozinha, quatro vagas para auxiliar de logística, três vagas para borracheiro e uma vaga para confeiteiro.
Em Nova Mutum (238 km de Cuiabá), 231 vagas são disponibilizadas, dentre elas 18 vagas para atendente de lanchonete, 12 vagas para auxiliar administrativo, 10 vagas para consultor de vendas, nove vagas para classificador de grãos, quatro vagas para auxiliar de limpeza, duas vagas para operador de secador (produtos agrícolas) e uma vaga para recepcionista secretária. Somente para operador de processo de produção tem 167 vagas.
A unidade de Rondonópolis (216 km de Cuiabá) também contabiliza 131 postos de trabalho disponíveis no Sine-MT. Entre as oportunidades estão: 16 vagas para auxiliar de limpeza, 12 vagas para ajudante de carga e descarga de mercadoria, 10 vagas para eletricista de manutenção de linhas elétricas, cinco vagas para servente (construção civil), seis vagas para auxiliar de fabricação nas indústrias de artefatos de cimento, quatro vagas para técnico em fibras ópticas, três vagas para atendente balconista, uma vaga para vendedor pracista, uma vaga para funileiro soldador, uma vaga para analista de contabilidade e um caseiro.
As vagas ofertadas pela Rede Sine são diárias e a todo momento novas oportunidades são cadastradas. Quem tiver interesse também pode verificar as vagas ofertadas no portal Emprega Brasil.
Atendimento
Além do trabalho de intermediação de mão de obra, o Sine realiza serviço de habilitação do seguro desemprego, atendimento orientado sobre a utilização da Carteira de Trabalho Digital e Previdência Social. É preciso verificar na unidade a disponibilidade das vagas, que são oferecidas diariamente. Os interessados podem comparecer aos postos de atendimento portando documentos pessoais e comprovante de residência, facilitando os trâmites do atendimento.
Na região metropolitana, o horário de atendimento dos Sines, localizados nas unidades do Ganha Tempo Ipiranga e do CPA I, é de 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. Já no Sine no Centro Estadual de Cidadania do Várzea Grande Shopping o horário de funcionamento é de 10h às 18h.
Confira a relação das vagas de emprego em anexo.
Fonte: Governo MT – MT


MATO GROSSO
Audiência pública sobre obras inacabadas do BRT em Cuiabá é marcada pela ausência do governo estadual

Na tarde desta sexta-feira (14), a Câmara Municipal de Cuiabá sediou uma audiência pública convocada pela Comissão de Obras, com o intuito de discutir os avanços e os desafios das obras do BRT na cidade. Presidida pelo vereador Alex Rodrigues, a audiência contou com a presença dos vereadores Dídimo Vovô, Ildes Taques, Demilson Nogueira, Dilemário Alencar, Jefferson Siqueira, Eduardo Magalhães, Paula Calil e Daniel Monteiro.
O evento também reuniu representantes de diversas entidades e órgãos importantes, como Paulo Cesar (Diretor de Trânsito da SEMOB), Kamila Auxiliadora (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), Juliano Brustolin (Vice-presidente da Comissão de Acompanhamento Legislativo), Junior Macagnam (Presidente da CDL), Sebastião Belém (Secretaria de Obras Públicas), José Ademir dos Santos Junior (Empresa J. Prime), Pedro Aquino (Presidente da ASSUT – MT e da Associação dos Usuários do Transporte Público de Cuiabá), Álvaro Bezerra (Diretor da ACEC), Nicolau Cesar (Diretor da SEMOB) e Mauro (Pastoral do Imigrante).
Apesar da ampla participação de autoridades e especialistas, a audiência foi marcada por uma ausência significativa: o governo do estado, responsável pelas obras, não enviou nenhum representante. A ausência foi bastante impactante, considerando que foram 45 dias de organização para a devida audiência. A falta de explicações sobre o andamento da obra e os atrasos no cronograma gerou revolta entre os presentes.
O presidente da Comissão de Obras, Alex Rodrigues, não escondeu a frustração com a ausência do governo estadual. “A política seria da resultado, a politicagem não. Gostaríamos de saber pelos responsáveis o prazo, o cronograma e o projeto, mas isso não vai diminuir o trabalho da Câmara Municipal de Cuiabá. Vamos continuar nosso trabalho e convidá-los para a próxima reunião da comissão de obras”, afirmou Alex Rodrigues, ressaltando que a população está cobrando respostas sobre o andamento da obra. “Quem nos elegeu está cobrando, que é o povo. O povo não está aqui na audiência porque está trabalhando, tem hora para chegar e sair. E o BRT era para ser um auxílio no dia a dia das pessoas”, completou.
Os impactos das obras inacabadas
Os atrasos nas obras do BRT têm gerado sérios impactos no trânsito de Cuiabá, com reflexos visíveis em várias regiões da cidade. A situação é especialmente crítica em avenidas como a do CPA e Fernando Corrêa, onde as obras têm causado congestionamentos e dificultado o deslocamento da população. A Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha), um dos principais pontos críticos da obra, ainda não conta com uma solução definitiva para os alagamentos que comprometem a operação dos ônibus elétricos planejados para o sistema.
Além disso, os atrasos têm origem em um impasse entre o governo do estado e o Consórcio Construtor BRT Cuiabá, liderado pela Nova Engevix Engenharia e Projetos S/A. O consórcio, contratado em 2022 por R$468 milhões, afirma que o anteprojeto da obra não previu soluções essenciais, como a macrodrenagem da Prainha, o que tem dificultado a execução do cronograma e gerado mais atrasos.
Propostas de soluções e próximos passos
Durante a audiência, os vereadores presentes reafirmaram seu compromisso em buscar soluções para destravar a obra e atender às necessidades da população cuiabana. Como próximo passo, os membros da Comissão de Obras Públicas realizarão uma visita técnica aos canteiros de obra para avaliar de perto os avanços e os desafios enfrentados pelo projeto.
“Nosso compromisso é com os cuiabanos. Essa obra precisa andar e atender às necessidades da população”, enfatizou Alex Rodrigues. A visita técnica servirá para que os vereadores possam verificar, pessoalmente, o andamento da obra e buscar alternativas para acelerar sua execução.
A audiência pública foi uma tentativa de dar transparência ao processo e de envolver a população nas discussões sobre o futuro do BRT. A participação dos cidadãos é essencial para que suas demandas sejam ouvidas e consideradas nas decisões que impactam o desenvolvimento da cidade. A Câmara Municipal de Cuiabá continuará a realizar reuniões e audiências sobre o tema, buscando uma solução definitiva para as obras inacabadas que afetam o cotidiano dos cuiabanos.
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