Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Escola de Cuiabá comemora aprovação de 26 estudantes para cursos da UFMT e 14 para outras universidades

Publicados

MATO GROSSO

Professores e estudantes da Escola Estadual Dione Augusta da Silva Souza, no bairro CPA IV, em Cuiabá, realizaram um intervalo diferente e que entrou para a história na manhã desta quarta-feira (13). Em recepção com direito a aplausos e muita empolgação, eles homenagearam seus 40 estudantes que concluíram o Ensino Médio em 2023 e conquistaram ingresso em diversas universidades por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 e do Programa Universidade Para Todos (Prouni).

De início, a diretora da escola, a professora de História Telma Bezerra Cavalcante, fez questão de destacar que, entre os 40 aprovados, 26 deles ingressaram com louvor na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). “Tivemos na UFMT estudantes aprovados em 1º lugar nos cursos de Enfermagem, Ciência da Computação e Letras, principalmente”, comemorou.

Animados por músicas cantadas por uma dupla sertaneja, muitos estudantes do turno abriram mão da recreação no intervalo e se juntaram aos homenageados no pátio da escola. A unidade recebe alunos dos bairros como Doutor Fábio, Jardim Vitória, Umuarama, Altos da Serra, Jardim Brasil, Novo Horizonte, Planalto, Nova Canaã, Primeiro de Março, Três Barras, Altos da Glória, além do CPA.

Rafael Luiz Pereira, de 18 anos, foi o grande destaque. O estudante conseguiu aprovação em duas universidades, sendo 1º colocado no curso de Enfermagem da UFMT e também 1º colocado no curso de Odontologia em uma universidade particular de Cuiabá. “Dedico essa conquista aos professores que me orientaram e tiveram a paciência de me guiar durante os dois últimos anos do Ensino Médio que cursei nesta escola”, falou emocionado.

Leia Também:  Sema-MT inicia implantação do novo sistema para controle e rastreabilidade da madeira

A estudante Ana Clara, de 17 anos, também foi 1º lugar na UFMT. Ela passou para Letras e não escondeu a emoção ao contar que, desde criança, sonhava em ser professora. “Conquistei um sonho antigo e foi graças aos recursos pedagógicos e tecnológicos que a escola ofereceu, como as plataformas digitais, internet de banda larga e Chromebooks nas aulas”.

Ana aproveitou a presença dos colegas que estão no ‘terceirão’ para lembrar que o curso pré-Enem ofertado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) foi fundamental para que conquistasse o 1º lugar no curso dos seus sonhos. “Façam como eu. Se inscrevam no Pré-Enem Digital MT, estudem muito e nunca desistam. Se motivem e corram atrás dos seus objetivos”. 

Empolgados, os estudantes voltaram à escola para comemorarem suas conquistas com colegas e professores

“É um privilégio enorme fazer parte desse time que, graças a Deus, conquistou muitas vagas na UFMT”, falou Vitória Nogueira da Silva, de 18 anos. Segundo ela, os 16 livros do kit pré-Enem, distribuído pela Seduc, se tornaram seus companheiros durante os nove meses de 2023 nos quais se dedicou muito aos estudos. “Não tenho palavras para descrever. Estou muito feliz”.

Leia Também:  VÍDEO: O Procon Mato Grosso, notificou a Energia, sobre um "Golpe" que vem sendo aplicado nos consumidores, utilizando o site da empresa. Assista o vídeo e entenda como funciona.

Clima de felicidade compartilhado pela estudante Maria Augusto de Figueiredo Soriano, de 18 anos, futura engenheira civil pela UFMT. “Foram três anos de muita dedicação nos estudos e de muito comprometimento por parte dos professores, principalmente os de Matemática e Português. São as matérias mais difíceis e que as provas do Enem exigem muito. À Escola Dione Augusta que é merecedora de tudo isso. Viva a nossa escola”, gritou empolgada.

Na avaliação do secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o resultado apresentado pelos estudantes da Escola Estadual Dione Augusta é a soma dos investimentos feitos em novos materiais pedagógicos, tecnologias educacionais, formação continuada dos professores e, sobretudo, no Pré-Enem Digit@l MT.

Alan observou que Escola Dione Augusta, que é referência em educação, recebeu entre 2022 e 2023 investimento de R$ 4,7 milhões na sua reforma geral, proporcionando maior comodidade para professores, demais trabalhadores da educação e para os seus 1.290 estudantes matriculados nos três turnos.

“Ver essa escola totalmente reformada e com todos os recursos necessários para o bom desenvolvimento dos estudantes traduz o que vem sendo feito em toda a rede estadual de ensino e nos dá a certeza de que vamos continuar comemorando o ingresso de mais estudantes nas universidades no próximo ano”, finalizou o secretário.¿

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Especialista dá dicas de como superar escassez de mão de obra na suinocultura

Publicados

em

A falta de mão de obra é um problema que atinge diversas cadeias do setor produtivo, na suinocultura não é diferente, e a escassez de mão de obra e a alta rotatividade de colaboradores afetam diretamente a produtividade e o custo de produção em uma granja. Com a relevância do tema, o médico-veterinário, especialista em Liderança, Engajamento e Produtividade na Suinocultura, Leandro Trindade, apontou os principais desafios e oportunidades para atrair e reter talentos durante o 4º Simpósio da Suinocultura de Mato Grosso.

De acordo com levantamento realizado pela Metodologia Boas Práticas de Liderança (BPL), idealizado por Trindade, a rotatividade dentro das granjas, fenômeno cada vez mais constante, tem elevado os custos da atividade. “O impacto no negócio é direto, e o custo pela substituição de um colaborador pode chegar a 300% do salário anual dele. A repetição de processos, o tempo gasto com treinamento, instabilidade e queda de produtividade são reflexos dessa constante troca de funcionários”, explicou.

Ainda segundo o levantamento, realizado entre 2012 e 2025 em entrevistas nas granjas, a remuneração inadequada não é um dos principais fatores para a falta de engajamento dos colaboradores.

Leia Também:  Polícia Militar intensifica policiamento durante o 37º Festival de Inverno em Chapada dos Guimarães

“Chefe ruim (87%), falta de reconhecimento (78%), condições de trabalho (61%), comunicação ineficaz (58%) e só então remuneração inadequada (39%) montam o ranking de principais causas de afastamento dos colaboradores das granjas. Isso mostra a importância de escolher um líder capacitado para lidar com equipes”, pontuou.

Trindade completa que atualmente o ambiente de trabalho tem maior peso na escolha do colaborador do que o salário. “Clima respeitoso, oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional, jornada de trabalho que permita cuidar da vida pessoal, infraestrutura e reconhecimento do valor do trabalho são pontos que precisam ser trabalhados e colocados como prioridade para conseguir incentivar e engajar um colaborador”.

O vice-presidente da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) e suinocultor, Moisés Sachetti, a pauta abordada durante o evento foi muito bem recebida pelos participantes, visto que é um problema recorrente no setor produtivo.

“É um problema enfrentado não só aqui em Mato Grosso, mas no Brasil. É um problema crescente no agronegócio brasileiro, afetando a produção e a eficiência do setor. Este fenômeno é resultado de uma combinação de fatores, como a falta de qualificação da mão de obra disponível, condições de trabalho no e até mesmo de gestão de pessoas”, afirmou Sachetti ao reforçar que é preciso atenção para evitar que o problema se agrave e acabe comprometendo a produção do setor produtivo.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA