Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros realiza solenidade de encerramento do 1° Curso de Segurança Para Agentes de Fiscalização Ambiental

Publicados

MATO GROSSO

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realizou, nesta segunda-feira (18.03), a solenidade de encerramento do 1° Curso de Segurança para Agentes de Fiscalização Ambiental. O evento ocorreu no auditório do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), com os 20 bombeiros militares que foram treinados para atuar no combate e fiscalização de crimes ambientais.

O curso foi ministrado no período de 11 a 15 de março, e teve como objetivo fornecer treinamento aos militares do CBMMT para trabalharem em conjunto com equipes policiais em operações de fiscalização ambiental. Durante o curso, os militares receberam treinamento específico para conhecer e lidar com procedimentos padrões como deslocamentos em comboio, abordagem policial, conflito armado e outras situações potencialmente vivenciadas nesses tipos de operações.

O diretor de Ensino, Instrução e Pesquisa do CBMMT, coronel BM Josiel Borges da Silva, parabenizou os participantes do curso e destacou a importância da busca constante pelo aprimoramento dos conhecimentos.

O coronel parabenizou os alunos que participaram do treinamento pela dedicação, comprometimento e força de vontade ao adquirir as habilidades necessárias para exercer com excelência a função de agentes de fiscalização ambiental.

“Desde o momento em que ingressamos nesta corporação compreendemos que a responsabilidade e a necessidade de capacitação são diárias. Sabemos que, ao nos comprometermos em servir bem à sociedade, devemos estar constantemente atentos a essa busca pelo conhecimento e aprimoramento. Encerramos este curso com a certeza de que estamos mais preparados e capacitados para enfrentar os desafios que o trabalho de fiscalização ambiental nos reserva. Continuaremos buscando aprimorar nossas habilidades, ampliar nosso conhecimento e fortalecer os laços de cooperação entre as diferentes instituições militares”, disse o coronel.


Leia Também:  Janaina lembra a Emanuel que intervenção foi aprovada pela maioria dos deputados, não só pelo MDB

De acordo com o coordenador do curso, tenente BM Isaac Yoshitake Wihby, o foco principal da capacitação foi proporcionar aos bombeiros militares as habilidades e conhecimentos necessários para trabalharem em conjunto e de forma coordenada com as equipes de segurança nas operações de fiscalização.

“Durante essas ações, os bombeiros têm a responsabilidade de quantificar os danos causados por queimadas e desmatamento ilegal, além de aplicar multas aos infratores. Essa atividade apresenta riscos significativos, tornando crucial a atuação conjunta com a Polícia Militar e outras entidades que fornecem apoio”, declarou o tenente.


O sargento BM Celso Ribeiro, participante do curso, enfatizou a relevância da qualificação para os fiscalizadores.


“Muitas vezes, nos sentimos vulneráveis por causa da falta de conhecimento sobre condutas de segurança adequadas. Durante as fiscalizações, lidamos com situações complexas em áreas de maior risco. O curso nos proporcionou conhecimentos valiosos sobre condutas de segurança, técnicas de abordagem e procedimentos adequados durante as operações. Agora nos sentimos mais confiantes e preparados para enfrentar os desafios que surgem durante as fiscalizações”, declarou o sargento.

Leia Também:  Vídeo: Vazamento de água e esgoto persiste em rua do Centro Norte de Cuiabá e continua a afetar moradores

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Detran-MT e Batalhão de Trânsito realizam pit stop educativo em escolas de Cuiabá

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA