MATO GROSSO
Sesp inicia capacitação com gestores para aumentar eficiência do serviço público
MATO GROSSO
Com o tema “Como liderar no contexto de mudanças”, a programação é dividida em três módulos, sendo o primeiro ”Modelos de Gestão e Processo de Mudança Organizacional”, que ocorre durante esta semana.
Este módulo possui carga horária de 8 horas e capacita 50 servidores por dia, com palestras, oficinas e atividades práticas preparadas por uma empresa de consultoria e treinamento. Ao fim do módulo serão 200 profissionais capacitados.
A coordenadora de Aplicação, Desenvolvimento, Saúde e Segurança da Superintendência de Gestão de Pessoas da Sesp, Mônica Rodrigues de Sousa, ressalta que o programa permite aos profissionais de segurança pública aprofundar os conhecimentos em relação às práticas de liderança, gestão de equipes, tomada de decisões e resolução de conflitos.
Dessa forma, os servidores terão gestores qualificados para implementar ações eficientes que refletem na sociedade.
“O objetivo do programa é trabalhar com os líderes o desenvolvimento de habilidades, impactando totalmente a relação com seus liderados e a entrega da prestação de serviço para a sociedade. O propósito é entregar mais eficiência, positividade e produtividade por meio dos gestores”, destaca a coordenadora.
Neste módulo, participaram os gestores da sede da Sesp, das polícias Militar e Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros Militar, e dos sistemas Socioeducativo e Penitenciário. ![]()
Programação
O segundo módulo será realizado em abril com o tema “O Líder e a Gestão da Mudança, Gestão de Mudanças e Comunicação”. Já o terceiro módulo será sobre “Relacionamento Interpessoal e Gestão de Equipes Eficazes”, com previsão para acontecer em maio.
O trabalho realizado segue a Portaria 79/2017/SESP, de 26 de julho de 2017, que institui a necessidade de um programa de Desenvolvimento de Lideranças, sendo ele a “Academia de Líderes”.
*Sob supervisão de Fabiana Mendes
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.