TJ MT
Não se inova acertando em tudo: desembargador Sabóia é o entrevista do podcast Trilhas da Inovação
TJ MT

Quem é Luiz Octávio de Oliveira Saboia Ribeiro? Um entusiasta da inovação, criador do Núcleo de Inovação, que deu origem ao Laboratório de Inovação do tribunal.
Durante o encontro, o Desembargador enfatizou que inovar é mais que incorporar novas tecnologias; trata-se também de reformular fluxos de trabalho, revisar metodologias e, em alguns casos, mudar completamente o ambiente de atuação. Um ponto crítico abordado foi a aceitação do erro como parte integrante do processo de inovação. Segundo ele, “A gente não inova acertando em tudo. Por isso que o ideal é começar pequeno para depois aumentar aquela experiência”.
Em sua recente posse como desembargador, ele disse enfrentar o desafio de atuar em um ambiente colegiado, diferente do que ocorre no primeiro grau, promovendo a inovação também neste novo contexto, particularmente na Câmara de Direito Público e Coletivo, onde está atuando. A iniciativa de criar canais de contato para facilitar a comunicação com advogados e a divulgação das práticas do gabinete foram alguns exemplos citados de inovação em prática.
A conversa também destacou a importância da simplificação da linguagem jurídica para torná-la mais acessível ao cidadão comum. A implementação gradual do Manual de Linguagem Simples é um passo em direção a uma comunicação mais clara e direta dentro do judiciário. Além disso, o potencial da inteligência artificial foi parte do papo para agilizar processos e adaptar o judiciário às expectativas de uma sociedade digital.
Este episódio do Trilhas da Inovação fala da experiência de um magistrado inovador e de um judiciário em transformação, onde a disposição para experimentar, errar e aprender com os erros se torna a base para o desenvolvimento de um sistema mais eficiente e alinhado às necessidades da população.
Ouça o episódio no Spotify.
Josiane Dalmagro
Laboratório de Inovação do TJMT
InovaJusMT
Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT
COMENTE ABAIXO:


TJ MT
VÍDEO: Segundo a Guarda Municipal, enquanto passava mal, a vítima estacionou o carro, mas permaneceu com o pé no acelerador, que fez com que o veículo pegasse fogo.
Ver essa foto no Instagram
COMENTE ABAIXO:
-
MATO GROSSO5 dias atrás
H.Bento alia atendimento humanizado à excelência em ortopedia, cirurgia de coluna, bariátrica, geral e medicina intensiva
-
MATO GROSSO4 dias atrás
No Fórum de Lisboa, Dauto Passare defende cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável
-
MATO GROSSO3 dias atrás
ACS prega união de associações militares e cobra revisão do percentual remuneratório
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Fábio Jr. traz para Cuiabá turnê que celebra seus 50 anos de carreira
-
ARTIGOS5 dias atrás
Dia do Hospital: Importância dessas instituições para a saúde da sociedade
-
ARTIGOS6 dias atrás
Aluguel por temporada em condomínios: os benefícios das regras claras
-
ARTIGOS5 dias atrás
A escola de hoje e os alunos de agora
-
ARTIGOS3 dias atrás
A fiscalização ambiental e o papel central do órgão licenciador