Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Estudantes da rede estadual iniciam avaliações para aprimoramento personalizado do ensino da língua inglesa

Publicados

MATO GROSSO

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) deu início, no dia 1º de abril, ao processo de coleta de informações sobre o desempenho dos estudantes na disciplina de Língua Estrangeira. A atividade, por meio de provas individuais, faz parte do Programa Mais Inglês Avalia, nova metodologia de avaliação do aprendizado do estudante que identificará o nível de fluência e será usada para o aprimoramento personalizado do ensino.
 

Até dezembro as avaliações serão bimestrais com todos os estudantes da educação básica e usará tanto versões impressas quanto digitais, através de Chromebooks. Já no Ensino Médio, o Mais Inglês Avalia irá compor avaliações digitais do progresso dos estudantes utilizando a Plataforma Mais Inglês e Mais Idiomas, além de avaliar o conhecimento adquirido com o material do Sistema Estruturado de Ensino.

O calendário de avaliações de inglês, tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio, segue o mesmo das demais provas realizadas para as disciplinas do Sistema Estruturado de Ensino e o professor usará os resultados dos testes como mais um mecanismo para composição de nota bimestral do estudante.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, observa que além de fornecer informações aos educadores sobre a eficácia de suas práticas em sala de aula, o Mais Inglês Avalia permite ajustes e melhorias contínuas no processo de ensino e aprendizagem. 

Com os resultados das avaliações, é possível realizar a tomada de decisões relacionadas a currículo, métodos de ensino e intervenções específicas para melhorar o desempenho acadêmico. O secretário destaca que para a Seduc é crucial que a avaliação na educação básica seja realizada de maneira justa, objetiva e alinhada aos objetivos educacionais, reconhecendo a diversidade de habilidades e talentos dos estudantes. 

Leia Também:  Autor de tentativa de homicídio em centro de tratamento é preso pela Polícia Civil poucas horas após o crime

“Ao compreender as necessidades individuais dos estudantes por meio da avaliação diagnóstica, os educadores podem adaptar suas abordagens para atender às diferentes habilidades e estilos de aprendizagem”, explica Alan Porto..

Segundo ele, o Mais Inglês Avalia é uma ferramenta que faz parte dos materiais da Pearson, empresa contratada pela Seduc para fornecer todos os materiais e recursos didáticos para as aulas de inglês na rede estadual. “O Governo de Mato Grosso já investiu apenas no ensino de línguas estrangeiras o equivalente a R$ 35 milhões, incluindo também a Plataforma Mais Inglês”.

Bruno Seolin, líder da Política Pública de Línguas Estrangeiras na Seduc, destaca a relevância do programa Mais Inglês Avalia. “Tal abordagem assegura um ensino mais adaptado às necessidades individuais dos estudantes, favorecendo seu desenvolvimento integral. A análise detalhada dos pontos fortes e áreas a melhorar de cada estudante possibilita que os professores otimizem suas estratégias de ensino, enriquecendo a experiência educacional”, diz.

Seolin ressalta, ainda, que a digitalização do sistema avaliativo, uma iniciativa pioneira no estado, transforma significativamente a maneira como a Seduc monitora e intervém no processo de ensino. “Antes, as informações estavam limitadas ao alcance dos professores, mas agora a pasta tem acesso direto a dados detalhados sobre o progresso em línguas estrangeiras de cada estudante, facilitando um acompanhamento mais eficaz e intervenções mais precisas quando necessário”.

Leia Também:  Sesp entrega 8 mil livros para Sistema Penitenciário e Socioeducativo

Política Pública de Línguas Estrangeiras

Ao criar a Política Pública de Línguas Estrangeiras, o Governo de Mato Grosso estabeleceu um ciclo integral, contínuo e enriquecedor de aprendizado. 

Suas ações iniciam-se com a etapa de aprendizagem, empregando materiais didáticos de renomada qualidade internacional, além dos Programas Mais Inglês e Mais Idiomas, que disponibilizam uma plataforma digital de aprendizado personalizada e avançada, desenvolvida pela EF – Education First.

O ciclo avança para a fase de prática e aprimoramento, através do Programa de Intercâmbio MT no Mundo, com todos os estudantes do Ensino Médio.

Também ocorre a fase de comprovação dos resultados, implementada pelo Programa Mais Inglês Avalia, que inclui avaliações iniciais, processuais e finais, e também a concessão da certificação internacional TOEIC – Test of English for International Communication – aos estudantes participantes do intercâmbio, por meio do Programa Mais Inglês Certifica. 

O ciclo se completa com o reconhecimento e a promoção dos estudantes destaque de Mato Grosso a Jovens Embaixadores no Programa Jovens Embaixadores de Mato Grosso, onde representam o Governo do Estado em âmbitos educacionais, tanto nacional quanto internacional.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Kickboxing: a arte marcial que transforma vidas e agora projeta Mato Grosso no cenário nacional

Publicados

em

Com técnica, disciplina e espetáculo, o kickboxing está conquistando cada vez mais espaço entre as artes marciais no Brasil. E agora é a vez de Mato Grosso se tornar protagonista nessa história. No dia 30 de agosto, Cuiabá sediará pela primeira vez um evento 100% profissional da modalidade: o MT Warriors Championship, com apoio do Governo do Estado.

A competição será realizada no Palácio das Artes Marciais Iusso Sinohara, ao lado da Arena Pantanal, com entrada gratuita e uma estrutura de padrão internacional. O evento reunirá 12 lutas profissionais, incluindo duas disputas de cinturão reconhecidas pelas principais entidades da modalidade no Brasil e no mundo: a CBKB PRO (Confederação Brasileira de Kickboxing Profissional) e a WAKO PRO (World Association of Kickboxing Organizations).

Mais do que um torneio, o MT Warriors representa um marco simbólico para o kickboxing em Mato Grosso. É o início de uma nova era para a modalidade no estado, que passa a integrar com força o cenário competitivo nacional. Os três atletas de melhor desempenho na noite conquistarão vaga direta no WGP, o maior campeonato de kickboxing da América Latina.

O que é o kickboxing?

O kickboxing é uma arte marcial moderna que combina técnicas do karatê, boxe, taekwondo, muay thai, resultando em um sistema de combate completo, dinâmico e altamente técnico. Nascido no Japão e nos Estados Unidos nas décadas de 1960 e 1970, o esporte rapidamente se difundiu pelo mundo, sendo hoje praticado em mais de 100 países.

Leia Também:  VÍDEO: Presidente da câmara anuncia novos servidores aprovados no último concurso público

Dentro do ringue, o kickboxing exige velocidade, precisão, equilíbrio, estratégia e resistência. Fora dele, oferece disciplina, autoconfiança, foco, respeito e domínio emocional — valores que fazem do esporte uma verdadeira escola de formação física e moral, especialmente para jovens.

“O kickboxing é muito mais do que uma luta. É uma ferramenta de transformação pessoal e social. Com ele, muitos jovens encontram propósito, autodisciplina e oportunidade de crescimento. Esse evento profissional é um divisor de águas para a modalidade em Mato Grosso”, afirma Mateus Wesley Nogueira Noya, presidente da Federação de Kickboxing do Estado de Mato Grosso (FKBEMT).

Esporte com apoio e reconhecimento

Com premiação recorde de R$ 50 mil, o MT Warriors Championship reforça o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento do esporte de alto rendimento em Mato Grosso. A competição será o maior evento da modalidade já realizado no estado, tanto em estrutura quanto em reconhecimento técnico.

Para o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, David Moura, o apoio do governo tem como objetivo democratizar o acesso ao esporte e dar visibilidade a talentos locais.

Leia Também:  Agricultores de Cuiabá utilizam lodo de esgoto transformado em adubo para o cultivo de pastagens

“Estamos investindo em estrutura, valorizando os atletas e fortalecendo diversas modalidades. O kickboxing está crescendo no Brasil e Mato Grosso agora faz parte desse movimento. O MT Warriors é o início de um novo ciclo, com mais oportunidades e visibilidade para nossos atletas.”

O evento também marca a reabertura do Palácio das Artes Marciais, que está sendo revitalizado pelo Governo do Estado. O espaço contará com ambiente climatizado, vestiários, arquibancadas, pórtico de entrada, paisagismo e iluminação moderna, reafirmando o compromisso com a qualidade e a segurança das práticas esportivas.

Mato Grosso no caminho da excelência

Além de atletas de Mato Grosso, o MT Warriors contará com competidores do Paraná, São Paulo, Rondônia e Campo Grande, fortalecendo o intercâmbio esportivo entre estados e posicionando Cuiabá como sede de grandes eventos de combate.

“Estamos saindo de um patamar amador para entrar de vez no cenário profissional. Esse evento mostra que é possível, com apoio institucional e dedicação, levar nossos atletas a outro nível”, conclui Mateus Noya.

A pesagem oficial dos atletas será realizada no dia anterior à competição, e a expectativa é de casa cheia, com mais de mil pessoas no Palácio das Artes.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA