Search
Close this search box.
CUIABÁ

CUIABÁ

Prefeito Emanuel Pinheiro entrega a nova EMEB Augusto Mário Vieira à comunidade do bairro Campo Verde

Publicados

CUIABÁ

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, anunciou na noite desta segunda-feira (15), durante a inauguração de mais uma obra na área da Educação, que até o final de sua gestão outras seis unidades educacionais serão entregues à comunidade. A nova Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Augusto Mário Vieira, situada no bairro Campo Verde, na Regional Leste, é a 26ª unidade educacional totalmente reformada, reconstruída ou construída sob a administração de Emanuel Pinheiro.

Erguida em uma nova área, a unidade tem capacidade para atender 250 estudantes das etapas Jardim II (meio período) e Pré-Escola I e II. Para sua construção, foi empregada tecnologia moderna, em conformidade com os padrões de qualidade da gestão Emanuel Pinheiro e normas de acessibilidade.

Durante o evento, que contou com a presença da comunidade, líderes comunitários e políticos, além de profissionais da educação, o prefeito Emanuel Pinheiro elogiou a atuação dos gestores que contribuem para ampliar as políticas públicas voltadas para a comunidade. “Estou muito satisfeito. Até o final do ano, teremos totalizado 32 unidades educacionais entregues à comunidade, entre reformas completas ou construções novas, apenas em meu segundo mandato. Todas estão climatizadas pelo Programa Climatizar é Humanizar, com acessibilidade, móveis e equipamentos pedagógicos novos, proporcionando estruturas adequadas para dignificar os profissionais da educação e nossas crianças, trazendo tranquilidade aos pais que trabalham, sabendo que seus filhos estão em uma escola onde os profissionais são comprometidos com seu trabalho”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.

Leia Também:  CIATOX faz balanço sobre casos de acidentes por animais peçonhentos

A secretária Edilene de Souza Machado agradeceu o apoio da comunidade, das lideranças políticas e da equipe gestora da EMEB José Luiz Borges Garcia, que abrigou os estudantes da antiga unidade durante o período de obras iniciado no segundo semestre de 2022. “Foram mais de 30 anos de espera, sendo os últimos 15 com diversos problemas estruturais, até que o antigo prédio foi interditado em 2019. Foi necessário um gestor com visão e comprometimento com a Educação, realizando um trabalho respeitoso e compreensivo para que a comunidade pudesse receber esta nova obra”, destacou Edilene Machado.

O presidente da Associação de Moradores do bairro, Nélio Neves, agradeceu em nome da comunidade pela entrega da nova unidade. “É uma honra participarmos desta devolução da escola Augusto Mário Vieira para nossa comunidade”, disse Nélio Neves.

A obra:

A EMEB Augusto Mário Vieira está totalmente climatizada e equipada com dispositivos de acessibilidade, como rampas com guarda-corpos e corrimãos adequados, piso tátil e placas de sinalização. O novo prédio conta com banheiro para pessoas com deficiência, equipamentos de prevenção e combate a incêndios, além de locais adequados para lixo e abrigo de gás.

Leia Também:  Presidente Chico 2000 propõe tornar Instituto Profeta em Utilidade Pública

Seu reservatório de água tem capacidade para 30 mil litros. A escola possui cozinha e refeitório amplos, arejados e bem iluminados, pórtico, parquinho e estacionamento com vagas reservadas para pessoas com deficiência. A unidade educacional foi equipada com móveis de escritório, utensílios e equipamentos pedagógicos novos.

A nova EMEB Augusto Mário Vieira possui 684,32 m² de área construída, setor administrativo, espaços pedagógicos adequados e cinco salas de aula.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

SMS realiza ações do “Maio Vermelho” para conscientização e prevenção do câncer bucal

Publicados

em

Por

A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, por meio da Coordenadoria de Saúde Bucal, está promovendo durante todo o mês de maio ações que buscam destacar a importância do diagnóstico e tratamento do câncer bucal. O evento faz parte da campanha “Maio Vermelho”, mês da conscientização sobre o câncer bucal. Neste sábado (18), serão realizadas duas ações, uma na UB Colorado, das 8h às 15h, e na USF do São Gonçalo, no mesmo horário.

As atividades visam à promoção, divulgação e conscientização da população para o diagnóstico do Câncer Bucal, buscando alertar os munícipes sobre os fatores que aumentam a probabilidade de desenvolvimento do câncer, como fumo, álcool, alimentação, exposição ao sol, imunossupressão, idade, irritação da mucosa bucal, entre outros.

Conforme explicado pela coordenadora técnica da Saúde Bucal da SMS, a doença é frequente em homens com mais de 40 anos, tabagistas, de baixa escolaridade e baixa renda. A língua é o órgão mais acometido, e o carcinoma de células escamosas (CCE) é o tipo histológico mais frequente.

Leia Também:  Mutirão de regularização fundiária chega à região do Coxipó nesta quinta-feira (3)

“O diagnóstico do câncer bucal é realizado por meio de exames clínicos, como a inspeção da boca e palpação do pescoço, e por biópsia. É importante que as pessoas façam consultas regulares com o dentista e o médico para prevenir e diagnosticar precocemente essa doença”, alerta a CT.

A maioria dos casos é diagnosticada em estágios já avançados, o que prejudica o tratamento e, consequentemente, a cura da doença. Nos casos mais avançados, observa-se:

  • Dificuldade de mastigar e de engolir;
  • Dificuldade na fala;
  • Sensação de que há algo preso na garganta;
  • Dificuldade para movimentar a língua.

Fatores que aumentam o risco do câncer de boca:

  • Exposição ao sol sem proteção
  • Excesso de gordura corporal
  • Profissões como agricultura e criação de animais, indústria têxtil, de couro, metalúrgica, entre outras
  • Infecção pelo vírus HPV
  • Tabagismo.

Medidas preventivas incluem, não fumar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, ter alimentação rica em frutas, verduras e legumes, manter boa higiene bucal, usar preservativo (camisinha) na prática do sexo oral e prestar atenção a mudanças na coloração ou no aspecto da boca.

Leia Também:  Presidente Chico 2000 propõe tornar Instituto Profeta em Utilidade Pública

A lesões bucais que não cicatrizam em até 15 dias precisam ser avaliadas pelo cirurgião-dentista. Procure a unidade de saúde mais próxima e faça seu exame bucal preventivo.

Todas as Unidades Básicas de Saúde intensificarão esses atendimentos durante todo o mês de maio, no entanto, qualquer pessoa pode procurar atendimento em qualquer data do ano.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA