Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Produtor rural destaca eficiência e rapidez de sistema 100% automatizado da Sema

Publicados

MATO GROSSO

O novo sistema da Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT) para a análise dos cadastros de imóveis rurais do Estado, o CAR Digital, tem recebido aprovação dos produtores rurais que participam dos mutirões ambientais do órgão estadual.

O produtor rural de Nova Ubiratã Valdeci José Pozzato destacou a eficiência do sistema 100% automatizado. “Eu quero chamar todos os produtores. Está sendo muito bom. É o início do CAR Digital e nós fomos privilegiados nisso, Nova Ubiratã. Já estou com o meu CAR na mão aprovado pela Sema”, afirmou, durante o Mutirão Ambiental do CAR Digital realizado no município de Nova Ubiratã, entre os dias 9 e 11 de abril.

O sistema utiliza a tecnologia de imagens de satélites para apontar e gerar ao produtor o CAR aprovado pelo órgão ambiental, trazendo mais agilidade a todo o processo. Desenvolvida pela Sema-MT, a ferramenta foi lançada no último mês e implantada como projeto-piloto no município de Nova Ubiratã, onde 1.579 cadastros passaram pela automação.

“O CAR Digital está sendo uma experiência inovadora para nós do Estado. De fato, agora a gente consegue apresentar para o proprietário, o produtor, a finalização da regularização ambiental, trazendo a segurança jurídica para a propriedade, o desenvolvimento ambiental e econômico. Então está sendo uma experiência muito boa para nós”, afirmou o engenheiro Fernando Carboni.

Leia Também:  Trânsito no trecho da MT-251 no Portão do Inferno foi liberado às 14h nesta quinta-feira (04)

Nesta primeira fase do projeto, a Secretaria realizará o mapeamento e processamento do CAR Digital de 65 municípios. Em todos os 142 municípios mato-grossenses, 121.240 cadastros são elegíveis ao CAR Digital. A previsão é saltar dos atuais 9.186 mil cadastros aprovados, apenas 16% da área cadastrável em Mato Grosso, para 51.470 mil até março de 2025.

Confira aqui o tutorial de operação do CAR Digital.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (65) 3645-4925/4908, (65) 3613-7288 (WhatsApp) e (65) 3613-7267, e pelo e-mail: atendimento.ccrar@sema.mt.gov.br.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Polícia Civil prende comparsa que auxiliou em homicídio de jovem em Alto Paraguai

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA