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Secel divulga resultado final de projetos habilitados no edital Expressões Artísticas

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A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e lazer de Mato Grosso (Secel-MT) publicou, nesta segunda-feira (29.04), o resultado final de habilitação do edital Viver Cultura – Expressões Artísticas, que integra o conjunto de seleções públicas da Lei Paulo Gustavo. Com recursos de R$ 2,15 milhões, a seleção pública vai contemplar projetos culturais dos segmentos de música, artes visuais, teatro, circo, dança e artesanato.

Ao todo, o edital recebeu a inscrição de 493 projetos, sendo 174 de municípios do interior e 194 da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá. Desses, 368 passaram na fase de habilitação documental e seguem para a etapa de seleção técnica, prevista para ser finalizada em 19 de julho.  

Além do Viver Cultura – Expressões Artísticas, a fase de habilitação documental está finalizada nos editais Desenvolvimento de Roteiros, Formação Audiovisual, Acervo e Publicação de projetos audiovisuais, Apoio a Espaços de Exibição, Feiras de economia Criativa e Solidária, Prêmio Literatura Mato Grosso. Para esses editais, o cronograma prevê a divulgação do resultado preliminar de seleção técnica em 19 de julho.

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Já para os editais MT Museus e MT Preservar – Projetos Executivos, que também já contam com a fase de habilitação documental finalizada, a previsão é que o resultado preliminar de seleção seja publicado na próxima sexta-feira (03.05). As duas seleções públicas contemplam as áreas de patrimônio histórico.

No cronograma de publicações está ainda o Viver Cultura – Identidades, cujo resultado final da fase de habilitação documental está previsto para ser divulgado na próxima segunda-feira (06). A seleção pública visa fomentar atividades culturais de populações consideradas minorias, como povos indígenas, povos ciganos, comunidades quilombolas, Pessoas com deficiência e pessoas LGBTQIAPN+, dentre outras.

Para os editais de fomento audiovisual Diretor(a) Estreante e Documentário Temático faltam, ainda, a publicação dos resultados preliminares de habilitação documental. De acordo com o cronograma, os projetos habilitados nas duas seleções públicas serão conhecidos no dia 13 de maio.

Até o momento, são 13 editais promovidos pelo Governo de Mato Grosso com recursos da Lei Paulo Gustavo, que passam de R$ 29 milhões. Os investimentos envolvem sete seleções públicas direcionadas ao setor audiovisual e mais seis de fomento a outras ações de cultura. Todos os editais estão disponíveis no site www.secel.mt.gov.br/editais-cultura.

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Serviço
Edital Viver Cultura – Expressões Artísticas
Resultado final de habilitação: AQUI
Acesso ao edital e demais documentos: AQUI

Fonte: Governo MT – MT

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Sebrae/MT impulsiona pequenos negócios da gastronomia local com “Resenha Cuiabana”

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Com foco no fortalecimento da economia local e na valorização dos sabores regionais, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) promove a “Resenha Cuiabana”. O evento, que será realizado nos dias 27 e 28 de junho, no Goiabeiras Shopping, em Cuiabá, e contará com hambúrgueres, doces típicos de festa junina, bebidas e pratos tradicionais da culinária local.

A expectativa é de receber cerca de 2 mil pessoas ao longo dos dois dias de programação. De acordo com Lucas Vasconcelos, gestor regional de Alimentos e Bebidas do Sebrae/MT na Baixada Cuiabana, a proposta é criar um ambiente de convivência, troca de experiências e geração de oportunidades para negócios que expressam a identidade da capital e de seu entorno.

“A Resenha Cuiabana foi idealizada para valorizar a identidade regional e proporcionar um entretenimento acolhedor para todas as famílias, destacando o que há de mais autêntico na nossa identidade”, diz Vasconcelos.

Segundo o gestor, a Rota da Cerveja Artesanal será um dos principais destaques da feira. “Com o circuito, os empreendedores poderão alcançar novos perfis de consumidores e fortalecer a cadeia produtiva, atraindo mais turistas para o estado”, complementa.

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Uma das participantes da Resenha Cuiabana é a empresária Thamme Iaworski, proprietária do restaurante D’Marias. Para ela, a feira é uma oportunidade de popularizar sua receita de maria izabel e farofa de banana e aumentar o faturamento.

“Além de ampliar a receita e nos comunicar com um público de todas as idades, vamos oferecer descontos para os clientes que quiserem conhecer nossos produtos”, antecipa.

Ao todo, oito pequenos empreendedores da gastronomia estarão na “vitrine” da exposição: cervejarias Cuiaverá e Xaraes, Rock Burger, Loul Doces, Duda Espetos, D’Marias, Pipocake e Pitadinhas de Amor.

O evento já integra o calendário afetivo do Goiabeiras Shopping, promovendo encontros que celebram as raízes cuiabanas e fortalecem os laços com a nossa cultura.

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