Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Evento de hip hop com entrada gratuita celebra artistas mulheres em Cuiabá

Publicados

MATO GROSSO

A 3ª edição do VMB Hip Hop, que reúne artistas mulheres em apresentações de música, dança, grafite e outras performances, será realizada no dia 25 de maio, em Cuiabá. Com entrada gratuita, o evento ocorre no Espaço Cultural Casa Silva Freire, a partir das 17h. Entre as atrações, a cantora e compositora Drik Barbosa, que tem se destacado na nova geração do rap no país.

O evento é realizado pelo Movimento Vambora, com apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) via emenda parlamentar. A programação conta, ainda, com apresentações de música e poesia das artistas mato-grossenses Luciane Carvalho, Pacha Ana, Karla Vecchia, Rapper Azul e Shirley Black e DJ Pri Pires.

Além das apresentações culturais, o evento envolve competições com premiação em dinheiro, que incluem breaking dance, performances de ballroom, campeonato de basquete e batalha de grafite. O evento terá praça de alimentação e brinquedos.

“O VMB é resultado de uma demanda crescente do movimento hip hop em Mato. Dessa vez, construímos uma edição inteiramente dedicada a artistas mulheres, que enfrentam ainda mais desafios para viabilizar suas produções e expressões. Frente a isso, ainda apresentam uma potência criativa e qualidade artística que precisa ser visibilizada”, explica Silvana Cordova, presidente do Movimento Vambora.

Leia Também:  Licenciamento de veículo com placa final 6 deve ser pago até 30 de junho

Drik Barbosa

Drik Barbosa é uma artista brasileira que ficou conhecida pela participação na música Mandume, de Emicida, entre outras parcerias com o artista. Em 2018, lançou o EP de rap Espelho, que também tem influências de soul, funk e hip-hop. Em 2019, compôs uma música para a série ‘Carcereiros’, da Rede Globo.

Em seu álbum Drik Barbosa (2019), a artista canta sobre lembranças e vivências de uma mulher negra no Brasil. O trabalho tem participações de Gloria Groove, Karol Conka, Emicida, Luedji Luna e Rael.

Seu mais recente trabalho é o projeto ‘Nós’, no qual a artista aborda o resgate da humanidade, a importância do afeto na vida das pessoas e traz mensagens de empatia, resistência, esperança e união.

(Com informações da assessoria)

Serviço | VMB Hip Hop – 3ª edição

Data: Sábado (25.05)
Local: Espaço Cultural Silva Freire (R. Um Jd. Buriti – Jardim Nossa Sra. Aparecida, Cuiabá-MT)
Entrada: Gratuita

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Especialista dá dicas de como superar escassez de mão de obra na suinocultura

Publicados

em

A falta de mão de obra é um problema que atinge diversas cadeias do setor produtivo, na suinocultura não é diferente, e a escassez de mão de obra e a alta rotatividade de colaboradores afetam diretamente a produtividade e o custo de produção em uma granja. Com a relevância do tema, o médico-veterinário, especialista em Liderança, Engajamento e Produtividade na Suinocultura, Leandro Trindade, apontou os principais desafios e oportunidades para atrair e reter talentos durante o 4º Simpósio da Suinocultura de Mato Grosso.

De acordo com levantamento realizado pela Metodologia Boas Práticas de Liderança (BPL), idealizado por Trindade, a rotatividade dentro das granjas, fenômeno cada vez mais constante, tem elevado os custos da atividade. “O impacto no negócio é direto, e o custo pela substituição de um colaborador pode chegar a 300% do salário anual dele. A repetição de processos, o tempo gasto com treinamento, instabilidade e queda de produtividade são reflexos dessa constante troca de funcionários”, explicou.

Ainda segundo o levantamento, realizado entre 2012 e 2025 em entrevistas nas granjas, a remuneração inadequada não é um dos principais fatores para a falta de engajamento dos colaboradores.

Leia Também:  Procons de Mato Grosso planejam ações conjuntas em reunião técnica

“Chefe ruim (87%), falta de reconhecimento (78%), condições de trabalho (61%), comunicação ineficaz (58%) e só então remuneração inadequada (39%) montam o ranking de principais causas de afastamento dos colaboradores das granjas. Isso mostra a importância de escolher um líder capacitado para lidar com equipes”, pontuou.

Trindade completa que atualmente o ambiente de trabalho tem maior peso na escolha do colaborador do que o salário. “Clima respeitoso, oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional, jornada de trabalho que permita cuidar da vida pessoal, infraestrutura e reconhecimento do valor do trabalho são pontos que precisam ser trabalhados e colocados como prioridade para conseguir incentivar e engajar um colaborador”.

O vice-presidente da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) e suinocultor, Moisés Sachetti, a pauta abordada durante o evento foi muito bem recebida pelos participantes, visto que é um problema recorrente no setor produtivo.

“É um problema enfrentado não só aqui em Mato Grosso, mas no Brasil. É um problema crescente no agronegócio brasileiro, afetando a produção e a eficiência do setor. Este fenômeno é resultado de uma combinação de fatores, como a falta de qualificação da mão de obra disponível, condições de trabalho no e até mesmo de gestão de pessoas”, afirmou Sachetti ao reforçar que é preciso atenção para evitar que o problema se agrave e acabe comprometendo a produção do setor produtivo.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA