Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros realiza atividades educativas em Alto Araguaia e Primavera do Leste

Publicados

MATO GROSSO

O Projeto Bombeiros do Futuro, do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, realizou neste sábado (25.05) atividades educativas em Alto Araguaia e Primavera do Leste. O projeto oferece formação básica e desenvolvimento integral a crianças e adolescentes em vários municípios do Estado.
Em Alto Araguaia (a 422 km de Cuiabá), houve uma aula de defesa pessoal na unidade do 1º Núcleo Bombeiro Militar (NBM), com o objetivo de aprimorar as habilidades físicas e mentais dos participantes.
“Essas iniciativas são fundamentais, pois, além de transmitir conhecimentos práticos, trabalham aspectos essenciais como autoconhecimento, autocontrole, autoconfiança e autoestima. Desenvolver essas habilidades desde cedo é crucial para que os alunos possam se defender eficazmente no futuro”, destacou o sargento BM Roberto Tadeu de Lima.
Em Primavera do Leste (a 243 km de Cuiabá), os alunos do projeto participaram de uma palestra sobre educação financeira, abordando temas como planejamento orçamentário, economia, investimentos e a diferença entre necessidades e desejos.
“O objetivo do projeto é formar jovens cidadãos conscientes e preparados para os desafios do dia a dia. Incluir temas como educação financeira demonstra nosso compromisso em proporcionar uma formação abrangente e integral aos participantes”, explicou o comandante da 6ª Companhia Independente Bombeiro Militar (6ª CIBM), capitão Bruno Iop.
O Projeto Social Bombeiros do Futuro oferece formação básica em atividades voltadas principalmente para a disciplina militar e conhecimentos de bombeiros, abrangendo prevenção de acidentes, primeiros socorros, técnicas de salvamento e outras habilidades relacionadas à atuação dos bombeiros.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Polícia Civil mira empresária suspeita de enganar 60 famílias
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  VÍDEO: perigo nas ruas de peixoto de azevedo (MT): cães da raça pitbull soltos atacam outros animais e colocam em risco a vida dos moradores.

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA