Search
Close this search box.
CUIABÁ

CUIABÁ

Em cerimônia inédita, Maysa Leão homenageia ceramistas de Cuiabá

Publicados

CUIABÁ

29/05/2024
Em cerimônia inédita, Maysa Leão homenageia ceramistas de Cuiabá
A vereadora Maysa Leão (Republicanos), homenageou os profissionais da cerâmica do município em Sessão Solene nesta quarta (29.05) no Plenário de Deliberações da Câmara Municipal de Cuiabá. A cerimônia inédita homenageou 53 ceramistas da capital.
Em conversa com a imprensa, a propositora do evento – vereadora Maysa Leão – relevou acreditar que a arte da cerâmica remete à história da fundação de Cuiabá. Além da cerimônia ser uma ‘valorização da nossa cultura’.&nbsp
“No período da fundação de Cuiabá, com a vinda dos bandeirantes, na época do ouro, a cerâmica era adotada como utilitário doméstico e posteriormente se tornou item de decoração. Inicialmente produzida pelos indígenas, especialmente o povo Bororo, ela chegou à comunidade urbana, sendo passada de geração em geração, permanecendo viva através das mãos dos ceramistas.” declarou a vereadora.&nbsp
Isa Sousa, ceramista, jornalista, idealizadora da solenidade e uma das homenageadas, contou para os jornalistas como chegou à cerâmica e o que ela significa em seu cotidiano.
“A cerâmica entrou na minha vida em 2018, mais ou menos. Eu tive um diagnóstico de transtorno de ansiedade generalizada, o TAG. E aí eu busquei hobbies e busquei algumas outras coisas além do tratamento pelo transtorno. E encontrei a cerâmica. Foi muito por acaso, né? E aí, de um hobby, a cerâmica passou a ser uma profissão. quando eu comecei a postar nas redes sociais, mostrar para as pessoas o meu trabalho. Aqui do barro a gente podia transformar um mundo de coisas”, destacou a homenageada.
Nice Aretê, ceramista e co-fundadora do Coletivo Ceramistas do Mato, revelou a expansão do segmento que hoje se encontra em todas as camadas sociedade.
“A cerâmica, se divide em cerâmica gourmet, a cerâmica artesanal, a cerâmica de raiz, que é a tradicional que se faz no São Gonçalo, mas como hoje existem tecnologias, tanto de forno para queima, Como materiais que a gente compra fora, a cerâmica expandiu muito. Então não existe apenas o artesanato de cerâmica. A cerâmica hoje é um segmento profissional. Muitas pessoas deixaram algumas profissões para vir trabalhar com a cerâmica”, destacou Aretê.
Dona Alice Conceição de Almeida, ceramista com mais de 60 anos, e representante da Associação Dos Artesãos da Comunidade São Gonçalo Beira Rio, afirmou que a técnica da cerâmica exige ‘amor e dedicação’. Ela iniciou a trabalhar com cerâmica quando tinha 10 anos, para ajudar nas despesas de casa.&nbsp
“Eu tenho orgulho de ser uma ceramista, na meia idade que eu sou, e a minha dedicação ainda, que eu tenho, eu trabalho junto com minha irmã. Mas, como eu sempre falo, eu ainda vou trabalhar até o dia que Deus permitir que eu tenha vontade de trabalhar. Porque eu acho assim, se a gente não tiver vontade, coragem, disposição, nada é feito, nada se faz”, disse Dona Alice.
Escritora, pintora e ceramista, Paty Wolff, também foi uma das homenageadas. Recentemente participou do prêmio Jabuti de Literatura em âmbito nacional. A escritora se dedica a retratar a liberdade intelectual em suas obras.
“Trazer histórias e memórias vividas de um povo que também constitui o Mato Grosso, que é o povo negro, e os povos indígenas. &lt…&gt eu gosto de trabalhar o figurativo, então eu trabalho esculturas de pessoas negras, sempre tento trazer eles como protagonistas”, relatou a artista sobre a linguagem do seu trabalho.
Acompanhe a cerimônia na íntegra:
https://www.youtube.com/watch?v=eEq1gu6-D-Y

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  39ª Semana do Imigrante: mais de 500 atendimentos realizados durante o 'Dia D' promovido pela Prefeitura de Cuiabá
Propaganda

CUIABÁ

Vereador Alex Rodrigues promove café da manhã com foco no futuro da política mato-grossense ao lado da deputada Janaína Riva

Publicados

em

No último sábado (30), o vereador Alex Rodrigues realizou um café da manhã especial com lideranças e apoiadores para debater os rumos da política em Mato Grosso. O encontro teve como destaque a presença da deputada estadual Janaína Riva, que reconheceu publicamente o trabalho desempenhado por Alex e sua equipe na Câmara Municipal de Cuiabá.

Durante o encontro, Alex Rodrigues ressaltou a importância de construir pontes entre o legislativo municipal e estadual, destacando que parcerias sólidas são fundamentais para melhorar a vida do povo cuiabano e mato-grossense.

“Estamos aqui para unir forças e pensar no futuro. Nosso foco é sempre o bem da população, especialmente daqueles que mais precisam”, afirmou o vereador.

A deputada Janaína Riva elogiou a atuação do parlamentar e sua equipe, reconhecendo o comprometimento de Alex com pautas sociais e comunitárias. Ela também reforçou que a união entre mandatos comprometidos é o caminho mais eficaz para transformar a realidade do estado.

Ao final do encontro, Alex e Janaína debateram sobre ideias voltadas para áreas como saúde, assistência social e geração de emprego, reforçando o compromisso de ambos com a construção de um Mato Grosso mais justo e desenvolvido.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  VÍDEO: Um coral formado apenas por alunos de escolas municipais, se apresentou na tarde desta terça-feira, na Praça Alencastro, Centro de Cuiabá. O evento marcou o encerramento das aulas na rede municipal de ensino da Capital em 2023.
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA