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Secel e Ministério da Cultura promovem oficinas e encontros setoriais sobre os mecanismos da Lei Rouanet

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A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) e o Ministério de Cultura (MinC) promovem, nesta semana, palestras, oficinas e encontros setoriais sobre os mecanismos da Lei Rouanet para incentivo a projetos culturais. A programação inclui reunião com empresários, nesta quarta-feira (05.06), e o fórum direcionado a agentes culturais, que será realizado na quinta (06) e na sexta-feira (07).

A reunião com empresários mato-grossenses acontece nesta quarta-feira (05.06), das 17h30 às 19h30, na Sala Garcia Neto, que fica no Centro Político Administrativo, em Cuiabá. O encontro busca apresentar o novo arcabouço legal da Lei Rouanet, possibilidades de investimento com recursos incentivados, investimentos culturais do Governo de Mato Grosso, dentre outras ações.

Na quinta-feira (06.07), a programação do “Fórum de Incentivo à Cultura: o Agente Cultural e a Lei Rouanet” tem início às 9h, no Cine Teatro Cuiabá. Durante a tarde, a partir das 14h30, a agenda prossegue no Hotel Paiaguás, também na capital, com os encontros setoriais, que serão realizados em espaços divididos por área cultural.

Na mesma data, das 18h às 21h, haverá a oficina “Roteiro de Cinema”, ministrada por Rafael Peixoto. Roteirista de longas-metragens, séries e programas de TV, Rafael é integrante da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura,

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Na sexta-feira (07.06), das 9h às 12h30, a programação retorna para o Cine Teatro Cuiabá, com a oficina sobre a nova instrução normativa da Lei Rouanet e o Sistema de Apoio à Lei de Incentivo à Cultura (Salic). Com grande quantidade de inscritos, a atividade visa demonstrar como funciona a plataforma de inclusão e acompanhamento de projetos culturais.

“São oportunidades para empresários e agentes culturais conhecerem esse mecanismo importante, que é a Lei Rouanet. Temos tudo para avançar muito mais, não só acessando as políticas públicas do Estado e municípios, mas também acessando o que está disponível em nível federal para o setor cultural”, explica a secretária adjunta de Cultura da Secel, Keiko Okamura.

Toda a programação faz parte do programa itinerante da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC), que subsidia o MinC nas decisões no âmbito da Lei Rouanet. As atividades são conduzidas por comissários da CNIC e por representantes da Secretaria de Economia Criativa e Fomento Cultural do MinC.

Fonte: Governo MT – MT

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Sebrae/MT impulsiona pequenos negócios da gastronomia local com “Resenha Cuiabana”

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Com foco no fortalecimento da economia local e na valorização dos sabores regionais, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) promove a “Resenha Cuiabana”. O evento, que será realizado nos dias 27 e 28 de junho, no Goiabeiras Shopping, em Cuiabá, e contará com hambúrgueres, doces típicos de festa junina, bebidas e pratos tradicionais da culinária local.

A expectativa é de receber cerca de 2 mil pessoas ao longo dos dois dias de programação. De acordo com Lucas Vasconcelos, gestor regional de Alimentos e Bebidas do Sebrae/MT na Baixada Cuiabana, a proposta é criar um ambiente de convivência, troca de experiências e geração de oportunidades para negócios que expressam a identidade da capital e de seu entorno.

“A Resenha Cuiabana foi idealizada para valorizar a identidade regional e proporcionar um entretenimento acolhedor para todas as famílias, destacando o que há de mais autêntico na nossa identidade”, diz Vasconcelos.

Segundo o gestor, a Rota da Cerveja Artesanal será um dos principais destaques da feira. “Com o circuito, os empreendedores poderão alcançar novos perfis de consumidores e fortalecer a cadeia produtiva, atraindo mais turistas para o estado”, complementa.

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Uma das participantes da Resenha Cuiabana é a empresária Thamme Iaworski, proprietária do restaurante D’Marias. Para ela, a feira é uma oportunidade de popularizar sua receita de maria izabel e farofa de banana e aumentar o faturamento.

“Além de ampliar a receita e nos comunicar com um público de todas as idades, vamos oferecer descontos para os clientes que quiserem conhecer nossos produtos”, antecipa.

Ao todo, oito pequenos empreendedores da gastronomia estarão na “vitrine” da exposição: cervejarias Cuiaverá e Xaraes, Rock Burger, Loul Doces, Duda Espetos, D’Marias, Pipocake e Pitadinhas de Amor.

O evento já integra o calendário afetivo do Goiabeiras Shopping, promovendo encontros que celebram as raízes cuiabanas e fortalecem os laços com a nossa cultura.

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