MATO GROSSO
“Essa escola tem estrutura melhor que as particulares”, destaca governador durante entrega em Cuiabá
MATO GROSSO
O governador Mauro Mendes afirmou que o novo modelo de escolas integradas (CEI), adotado pelo Governo do Estado, “tem uma infraestrutura melhor que uma escola particular”.
A declaração ocorreu durante a entrega do Colégio Estadual (CEI 01), no bairro Ilza Therezinha Picoll, nesta quinta-feira (20.06), em Cuiabá.
Segundo Mauro, oferecer uma infraestrutura de qualidade aos estudantes é essencial para despertar o interesse nos estudos.
“Me lembro como se fosse hoje, quando falei pro meu filho em 2012, que se eu fosse prefeito, gostaria de dar para a Educação Pública de Cuiabá, a mesma infraestrutura que ele tinha na escola particular. Hoje, 12 anos depois, olho para essa escola e sinto a sensação de dever cumprido. Essa unidade que inauguramos tem uma estrutura melhor que as escolas particulares”, declarou.

Mauro ainda afirmou que outras unidades semelhantes estão sendo construídas em outros locais da baixada cuiabana e em outras regiões de Maro Grosso, algumas já em estágio avançado.
“Essa entrega e as outras que virão representam a aplicação correta do dinheiro público, fazendo a diferença na vida da sociedade, dos pais, alunos e profissionais da Educação ”, pontuou.
O CEI tem capacidade para atender cerca de 1.700 estudantes do ensino fundamental e médio, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
No total, o Governo do Estado investiu R$ 17,2 milhões na unidade que possui 24 salas de aula, laboratórios 4.0, piscina semiolímpica, quadra poliesportiva, vestiários, Smart TVs e Chromebooks para os estudantes.
O governador ainda parabenizou e destacou o papel fundamental dos profissionais da Educação.
‘’Não adianta você possuir uma estrutura como essa e não ter o profissional que vai desenvolver seu trabalho dentro da sala, usar os equipamentos e estimular os estudantes. Essa estrutura grandiosa, não substitui a atenção, o olhar e o talento dos nossos professores com as nossas crianças. É um trabalho em conjunto que proporciona um futuro repleto de conhecimento e de oportunidade para esses jovens”, finalizou.

Por meio do projeto SER Família + Educação, desenvolvido pela primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, a escola vai oferecer educação integral, apoio psicológico e social, em conjunto com a família e a comunidade.
Os jovens terão acesso a atividades esportivas como natação, basquete, vôlei, futebol e handebol em espaços modernos e adequados, além de preparar os estudantes para o futuro, com práticas voltadas para o mercado de trabalho.
Participaram do evento a senadora Margareth Buzzetti; a deputada federal Gisela Simona; os deputados estaduais Beto Dois a Um e Valmir Moretto; os secretários de Estado Fábio Garcia (Casa Civil), Alan Porto (Educação), Laice Souza (Comunicação), Cesar Augusto Roveri (Segurança), Grasi Bugalho (Setasc), Basilho Bezerra (Planejamento), Allan Kardec (Ciência e Tecnologia), Jordan Espíndola (Gabinete de Governo), a presidente do Desenvolve MT, Mayran Beckman, o presidente da Fapemat, Flávio de Sá, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Mendes, o comandante-geral dos Bombeiros, Flávio Gledson, o diretor-geral da Politec, Jaime Trevizan Teixeira, além de representantes do Executivo e Legislativo Municipal, entre outras autoridades.


MATO GROSSO
Especialista dá dicas de como superar escassez de mão de obra na suinocultura

A falta de mão de obra é um problema que atinge diversas cadeias do setor produtivo, na suinocultura não é diferente, e a escassez de mão de obra e a alta rotatividade de colaboradores afetam diretamente a produtividade e o custo de produção em uma granja. Com a relevância do tema, o médico-veterinário, especialista em Liderança, Engajamento e Produtividade na Suinocultura, Leandro Trindade, apontou os principais desafios e oportunidades para atrair e reter talentos durante o 4º Simpósio da Suinocultura de Mato Grosso.
De acordo com levantamento realizado pela Metodologia Boas Práticas de Liderança (BPL), idealizado por Trindade, a rotatividade dentro das granjas, fenômeno cada vez mais constante, tem elevado os custos da atividade. “O impacto no negócio é direto, e o custo pela substituição de um colaborador pode chegar a 300% do salário anual dele. A repetição de processos, o tempo gasto com treinamento, instabilidade e queda de produtividade são reflexos dessa constante troca de funcionários”, explicou.
Ainda segundo o levantamento, realizado entre 2012 e 2025 em entrevistas nas granjas, a remuneração inadequada não é um dos principais fatores para a falta de engajamento dos colaboradores.
“Chefe ruim (87%), falta de reconhecimento (78%), condições de trabalho (61%), comunicação ineficaz (58%) e só então remuneração inadequada (39%) montam o ranking de principais causas de afastamento dos colaboradores das granjas. Isso mostra a importância de escolher um líder capacitado para lidar com equipes”, pontuou.
Trindade completa que atualmente o ambiente de trabalho tem maior peso na escolha do colaborador do que o salário. “Clima respeitoso, oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional, jornada de trabalho que permita cuidar da vida pessoal, infraestrutura e reconhecimento do valor do trabalho são pontos que precisam ser trabalhados e colocados como prioridade para conseguir incentivar e engajar um colaborador”.
O vice-presidente da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) e suinocultor, Moisés Sachetti, a pauta abordada durante o evento foi muito bem recebida pelos participantes, visto que é um problema recorrente no setor produtivo.
“É um problema enfrentado não só aqui em Mato Grosso, mas no Brasil. É um problema crescente no agronegócio brasileiro, afetando a produção e a eficiência do setor. Este fenômeno é resultado de uma combinação de fatores, como a falta de qualificação da mão de obra disponível, condições de trabalho no e até mesmo de gestão de pessoas”, afirmou Sachetti ao reforçar que é preciso atenção para evitar que o problema se agrave e acabe comprometendo a produção do setor produtivo.
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Kickboxing: a arte marcial que transforma vidas e agora projeta Mato Grosso no cenário nacional
-
MATO GROSSO4 horas atrás
Condomínio residencial clube ganha destaque em meio à valorização do mercado imobiliário em Cuiabá
-
MATO GROSSO2 horas atrás
“Churrasco da Construção” une setor de materiais e atrai mais de 600 participantes em Várzea Grande
-
MATO GROSSO27 minutos atrás
Especialista dá dicas de como superar escassez de mão de obra na suinocultura