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Estudante, professor e escolas da rede pública municipal de Cuiabá receberão prêmio por desempenho

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Três escolas da rede pública municipal de educação de Cuiabá, as EMEB Padre Raimundo Conceição Pombo, Madre Marta Cerutti e Profª Tereza Lobo estão entre as 80 unidades que apresentaram as maiores evoluções no Índice de Desempenho Educacional do Estado de Mato Grosso na Alfabetização (IDEMT-ALFA). Também serão premiados na 3ª edição do Programa Alfabetiza MT, o estudante João Vitor Pereira de Souza, que em 2023 era atendido na EMEB Liberdade e o professor Israel José de Almeida, do 2º Ano da EMEB Antônia Tita Maciel de Campos.

A premiação pelas boas práticas, que elevaram os índices de alfabetização na idade certa, até 7 anos e oito meses, será realizada no dia 2 de julho, a partir das 14h, no Ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá.

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado parabenizou os premiados e falou sobre a estratégia adotada pela rede pública municipal para fortalecer o processo de alfabetização com equidade e eficiência. “O Programa de Alfabetização Cuiabano (ProAC) implementado pela Secretaria Municipal de Educação a partir de 2018, fortaleceu o processo de alfabetização dos estudantes na idade certa. Além disso, o incentivo aos profissionais e a parceria com os estudantes e suas famílias, têm resultado em avanços significativos para a educação cuiabana”, destacou.

Com foco no Letramento e na Alfabetização na 2ª e 3ª Infância, o Programa de Alfabetização Cuiabano, ProAC, é uma estratégia para garantir e assegurar a qualidade do ensino. O programa inclui a formação continuada dos profissionais, um kit com material estruturado para os estudantes, com livros para a criança, a família e, o kit do professor”, disse Edilene Machado.

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Unidades educacionais

A diretora Maria Eunice Fernandes da Silva, da EMEB Padre Raimundo Conceição Pombo Moreira da Cruz disse que esse é o resultado da união entre a Secretaria Municipal de Educação, a equipe pedagógica, os estudantes e suas famílias e um programa voltado para a realidade do Município. “O Programa de Alfabetização Cuiabano orienta o trabalho pedagógico desenvolvido em sala de aula. As famílias atendem o chamado da escola, seguindo as orientações da equipe educacional e, todos juntos trabalhamos por um único objetivo: consolidar a alfabetização das nossas crianças, garantindo assim o Direito a uma aprendizagem significativa”, salientou Maria Eunice.

Na EMEB Madre Marta Cerutti o destaque é a abordagem pedagógica, fruto de uma série de práticas e estratégias que promovem um ambiente de ensino e aprendizagem centrado no desenvolvimento dos estudantes, contou a diretora Fernanda Vieira de Paula Lutterback. “A escola valoriza a participação ativa dos responsáveis no processo educativo, criando uma rede de apoio que contribui significativamente para o desenvolvimento dos estudantes. Esses fatores combinados garantem uma educação de qualidade”, salientou Fernanda.

O incentivo aos estudantes e suas famílias e apoio às iniciativas dos professores, fazem a diferença, segundo a equipe gestora da EMEB Professora Tereza Lobo. “Nossa prioridade, enquanto equipe gestora, é incentivar e apoiar as iniciativas dos professores para a elevação da aprendizagem. A execução do planejamento das aulas é acompanhada de perto e, colocamos em prática o que se aprende nas formações continuadas do ProAC, Programa de Melhoria da Proficiência (Promp) e outras. Outro diferencial são os projetos desenvolvidos com os estudantes como as oficinas de matemática, leitura (maleta viajante, leitura deleite, cantinho da leitura) e a utilização de jogos pedagógicos para o processo de alfabetização”, destacou o diretor Vilson Messias Aguiar.

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Entre os estudantes premiados, João Vitor Pereira de Souza (9) receberá o prêmio do melhor estudante do 2º Ano do Ensino Fundamental entre os Municípios da Diretoria Regional de Educação (DRE) Cuiabá, no ano passado.

A mãe do João Vitor, Flaime Pereira Macena conta que ele é um estudante dedicado e esforçado. “Sempre cobrei muito o estudo e acompanho de perto o seu progresso. Estou bastante orgulhosa”, disse ela. João Vitor, explica a mãe, sempre estudou na rede pública municipal.

Também será premiado o professor alfabetizador Israel José de Almeida (32). Natural de Acorizal, o professor atua na rede há três anos é Pedagogo e pós graduado em letramento e alfabetização.

Prêmio

O Prêmio Alfabetiza MT visa incentivar a aprendizagem por meio da transferência de recursos financeiros para escolas públicas que obtiverem os melhores resultados de alfabetização. A ação integra o Programa Alfabetiza MT que visa a alfabetização das crianças até o 2° ano do Ensino Fundamental em regime de colaboração entre o Estado e os municípios.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

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Vereador Alex Rodrigues promove café da manhã com foco no futuro da política mato-grossense ao lado da deputada Janaína Riva

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No último sábado (30), o vereador Alex Rodrigues realizou um café da manhã especial com lideranças e apoiadores para debater os rumos da política em Mato Grosso. O encontro teve como destaque a presença da deputada estadual Janaína Riva, que reconheceu publicamente o trabalho desempenhado por Alex e sua equipe na Câmara Municipal de Cuiabá.

Durante o encontro, Alex Rodrigues ressaltou a importância de construir pontes entre o legislativo municipal e estadual, destacando que parcerias sólidas são fundamentais para melhorar a vida do povo cuiabano e mato-grossense.

“Estamos aqui para unir forças e pensar no futuro. Nosso foco é sempre o bem da população, especialmente daqueles que mais precisam”, afirmou o vereador.

A deputada Janaína Riva elogiou a atuação do parlamentar e sua equipe, reconhecendo o comprometimento de Alex com pautas sociais e comunitárias. Ela também reforçou que a união entre mandatos comprometidos é o caminho mais eficaz para transformar a realidade do estado.

Ao final do encontro, Alex e Janaína debateram sobre ideias voltadas para áreas como saúde, assistência social e geração de emprego, reforçando o compromisso de ambos com a construção de um Mato Grosso mais justo e desenvolvido.

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