MATO GROSSO
Mulheres de Ribeirão Cascalheira se Mobilizam por Justiça: Sessão da Câmara Pode Selar cassação de vereador
MATO GROSSO
Na próxima segunda-feira, 1º de julho, a Câmara de Vereadores de Ribeirão Cascalheira será palco de uma manifestação significativa. Mulheres da cidade estão se organizando para participar da sessão que poderá decidir o futuro do vereador José Fadiga, acusado de uma série de agressões contra mulheres e funcionários públicos.
Recentemente, a cidade tem sido abalada por relatos de violência cometida por Fadiga, cujo comportamento tem gerado medo e revolta entre os moradores. “Temos que parar esse homem, ele é violento, psicopata. Todos aqui têm medo dele”, desabafou uma moradora que já foi vítima de agressão por parte do vereador. As acusações incluem ataques físicos à própria esposa e a um funcionário público.
Apesar de já ter sido preso, José Fadiga foi solto pela justiça, aumentando a preocupação da comunidade local. “Estamos todos preocupados, pois esse homem a qualquer momento pode matar alguém”, alertou uma das organizadoras do ato, expressando o temor generalizado entre os habitantes de Ribeirão Cascalheira.
A sessão da Câmara, marcada para a manhã do dia 1º de julho, é aguardada com grande expectativa. A pauta inclui a abertura de um processo por quebra de decoro parlamentar contra Fadiga, que pode culminar na sua cassação. No entanto, a população está apreensiva quanto ao desfecho. “Estamos com medo de que a Câmara passe a mão na cabeça do vereador e que ele fique impune”, comentou um morador que preferiu não se identificar.
O jornal Correio de Mato Grosso entrevistou várias pessoas na cidade, constatando um clima de tensão e descontentamento. A comunidade espera que as autoridades tomem medidas firmes contra o vereador. “Nós da imprensa vamos levar o caso adiante e cobrar o Ministério Público e a Justiça mato-grossense para que prendam esse agressor antes que outras mulheres sejam vítimas”, afirmou o diretor de jornalismo do jornal Correio de Mato Grosso .
A mobilização das mulheres de Ribeirão Cascalheira tem como objetivo não apenas a cassação de José Fadiga, mas também a defesa da dignidade e segurança das mulheres da cidade. Em um apelo emocionante, uma das organizadoras convocou suas conterrâneas: “Essa causa não é só da esposa que foi agredida, mas de toda a sociedade feminina que não aceita ser representada por um covarde! Juntas somos mais fortes! Justiça!”
A sessão da Câmara promete ser um momento decisivo para a comunidade de Ribeirão Cascalheira, que clama por justiça e pela garantia de um ambiente seguro e respeitoso para todas as mulheres.


MATO GROSSO
CONCEEL-EMT reforça orientações sobre a nova identificação das Unidades Consumidoras

O Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT) está reforçando as orientações sobre a nova forma de identificação das Unidades Consumidoras (UCs), implantada recentemente pelas distribuidoras em diversas regiões do país. A atualização tem como objetivo padronizar os cadastros, aumentar a precisão nos atendimentos e aprimorar o controle das informações no setor elétrico.
A mudança foi determinada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), como parte de um processo mais amplo de modernização dos serviços de distribuição e digitalização do relacionamento com o consumidor. Uma das medidas adotadas pelo conselho é entrega de folder informativo com as orientações sobre a mudança. O prazo de conclusão para a padronização é 31 de dezembro.
Essa padronização traz benefícios diretos para os clientes e para o setor como um todo. Entre eles, está a melhoria no processo de cadastramento no CadÚnico – Cadastro Único, feito pelas prefeituras municipais, para que famílias de baixa renda possam receber o benefício da Tarifa Social. Além disso, a atualização simplifica os atendimentos ao cliente e agiliza a resolução de demandas relacionadas ao fornecimento de energia
O que muda?
O código da sua Unidade Consumidora (UC), que aparece na fatura de energia, passará a ter 15 dígitos, estruturados da seguinte forma:
10 primeiros: número sequencial da distribuidora
3 seguintes: identificação da distribuidora, definida pela ANEEL
2 finais: dígitos verificadores para conferir se o número está correto
O novo número de identificação será exibido nas faturas a partir de 01/12/2025 e a atualização será feita de forma automática, sem necessidade de qualquer ação por parte dos clientes da Energisa.
Segundo o vice-presidente do CONCEEL-EMT, Benedito Paulo de Abreu, a nova identificação representa um avanço na modernização do setor. “Estamos em um momento em que a digitalização e a segurança dos dados são essenciais. A padronização das UCs contribui para reduzir erros, garantir mais agilidade no atendimento e proporcionar uma melhor experiência para o consumidor”, afirmou.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.