MATO GROSSO
Inscrições para cursos de qualificação do Programa Bioeconomia se encerram nesta quinta-feira (18)
MATO GROSSO
Os cursos oferecidos são de agente cultural, administrador de empreendimentos florestais de base comunitária; agente de gestão de resíduos sólidos; operador de processos de produção de carnes e derivados; operador de processamento de frutas e hortaliças; produtor de embutidos e defumados; fruticultor e produtor de licores.
As capacitações serão realizadas de forma presencial nos municípios de Alta Floresta, Carlinda, Barão de Melgaço e Nossa Senhora do Livramento. As aulas serão iniciadas a partir do dia 5 de agosto.
As convocações para matrículas serão realizadas após a divulgação do resultado preliminar na próxima segunda-feira (22) e do resultado final no dia 24 de julho, respeitando rigorosamente as datas e os horários, conforme descrito no edital.
Para o coordenador adjunto Pedagógico do Pronatec, Mateus Rocha, esses cursos serão essenciais para capacitar uma nova geração de profissionais especializados em práticas sustentáveis e inovação tecnológica.
“Esta formação irá criar novas oportunidades de emprego e renda, que vão ajudar a promover o empreendedorismo sustentável, o fortalecimento da economia local e uma melhoria da qualidade de vida dessas comunidades”, explica Mateus.
A bioeconomia se baseia na utilização de recursos biológicos renováveis, oferecendo uma alternativa viável e sustentável para o desenvolvimento econômico, reduzindo a dependência de recursos não-renováveis e os impactos ambientais.
*Supervisão de Cayron Fraga
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.