CUIABÁ
Pesquisa da CDL Cuiabá revela que cuiabanos devem gastar mais no Dia dos Pais
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Pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá) aponta que o Dia dos Pais deve ter movimentação financeira de cerca de R$ 130 milhões na capital mato-grossense. O montante representa incremento de 4,1% no comparativo com o mesmo período do ano anterior.
A pouco menos de três semanas para a data, que ocorre no próximo dia 11 de agosto, a expectativa é que o consumidor deixe as compras para a última hora. Isso porque 9 em cada 10 revelaram que iniciarão as pesquisas para a véspera (com até 7 dias de antecedência) da comemoração.
Os itens mais procurados para agradar os pais devem ser peças de vestuário e acessórios, com quase 34% da preferência. Em seguida, aparecem perfumes (29,2%), calçados (9,9%) e aparelhos celulares ou smartphones (6,2%). Quanto ao local de compras, pouco mais de 83% dos consumidores disseram que farão compras nas lojas físicas da região metropolitana e menos de 9% vão adquirir produtos e serviços pela internet.
Embora não tenha o apelo de outras datas como Natal e Dia das Mães, o Dia dos Pais é encarado pelo comércio varejista como uma espécie de “termômetro” do segundo semestre, analisa o presidente da CDL Cuiabá, Junior Macagnam. Segundo o representante, as lojas da Grande Cuiabá já estão preparadas e confiantes para ampliar as vendas e o faturamento.
“Por ser a primeira grande data comercial do semestre, muitos empresários estão com novos estoques e o resultado obtido pode indicar o desempenho dos próximos meses”, comenta.
O levantamento realizado pelo Núcleo de Inteligência de Mercado da CDL Cuiabá também mostra que os cuiabanos estarão mais generosos nas compras, já que 3 em cada 10 projetam gastar mais em relação ao ano passado. Pouco mais de 25% deles vão desembolsar acima de R$ 300 e quase 70% estimam que os gastos serão maiores do que R$ 150. A grande maioria deve adquirir um único presente (80%).
Consumidores preferem compras à vista
O cartão de crédito será a principal modalidade de pagamento dos consumidores na hora de levar produtos e serviços no Dia dos Pais, utilizada por 31,6% da população.
Em contrapartida, a pesquisa mostra que os meios de compras à vista serão usados por 3 em cada 5 pessoas. O maior destaque no quesito é o Pix (30,8%), que tende a quadruplicar a sua participação nas transações em relação ao ano passado. Dinheiro em espécie (21%) e cartão de débito (10%) também foram mencionados.
Sobre a CDL Cuiabá – Com 51 anos de história, a instituição conta com 9 mil empresas associadas e visa unir forças para transformar Cuiabá no melhor lugar para empreender e morar. A entidade também produz soluções e serviços de economia operacional em contas de energia e telefone, segurança em transações on-line com a certificação digital, inteligência para concessão e retomada de crédito com segurança e recuperação de dívidas com o SPC Brasil.


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Vereador Alex Rodrigues promove café da manhã com foco no futuro da política mato-grossense ao lado da deputada Janaína Riva

No último sábado (30), o vereador Alex Rodrigues realizou um café da manhã especial com lideranças e apoiadores para debater os rumos da política em Mato Grosso. O encontro teve como destaque a presença da deputada estadual Janaína Riva, que reconheceu publicamente o trabalho desempenhado por Alex e sua equipe na Câmara Municipal de Cuiabá.
Durante o encontro, Alex Rodrigues ressaltou a importância de construir pontes entre o legislativo municipal e estadual, destacando que parcerias sólidas são fundamentais para melhorar a vida do povo cuiabano e mato-grossense.
“Estamos aqui para unir forças e pensar no futuro. Nosso foco é sempre o bem da população, especialmente daqueles que mais precisam”, afirmou o vereador.
A deputada Janaína Riva elogiou a atuação do parlamentar e sua equipe, reconhecendo o comprometimento de Alex com pautas sociais e comunitárias. Ela também reforçou que a união entre mandatos comprometidos é o caminho mais eficaz para transformar a realidade do estado.
Ao final do encontro, Alex e Janaína debateram sobre ideias voltadas para áreas como saúde, assistência social e geração de emprego, reforçando o compromisso de ambos com a construção de um Mato Grosso mais justo e desenvolvido.
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