MATO GROSSO
Francieli e Giseli reeditam chapa histórica feminina e miram reeleição em Santo Antônio de Leverger
MATO GROSSO
A chapa histórica de duas mulheres disputando juntas o comando da Prefeitura de Santo Antônio de Leverger será reeditada. Isso porque Francieli Magalhães de Arruda (PSB) busca a reeleição ao lado da vice Giseli Ribeiro (Podemos). A convenção do PSB que sela o arco de alianças da chapa ocorre neste sábado (3) e ambas voltam ao pleito eleitoral juntas.
Francieli é filha de agricultores que trabalham na zona rural de Santo Antônio do Leverger e Giseli é de família de ribeirinhos. Ao longo das últimas semanas alguns nomes foram cogitados para ocupar o lugar da vice, enquanto Giseli também avaliava se outro projeto poderia ajudar mais o grupo político. No entanto, o consenso em torno da reedição da chapa.
“Provamos que nosso trabalho é sério e que lugar de mulher é na política. Não tive dúvidas quando escolhemos a Giseli desde a primeira eleição que concorremos juntas e agora vamos seguir nesse time. Sabemos que é uma quebra de paradigma e estamos prontas e fortalecidas para fazer o nosso melhor sempre”, conta a prefeita que vai à reeleição Francieli.
Quando assumiram a gestão municipal, após vencerem as eleições em 2020, fizeram história ao serem eleitas para a primeira gestão de mulheres à frente da Prefeito de Santo Antônio, o que também levou ambas a enfrentarem alguns desafios.
“Foram feitos muitos trabalhos em nosso município e eu sempre estive ao lado dela apoiando e dando o suporte necessário. Duas mulheres são capazes de fazer muito pelo povo. Agradeço a todos que me ajudaram a chegar até aqui, minha família, a todos aqueles amigos, e foram muitos que oraram e oram por nós. Agora, o caminho está só começando”, garante a vice Giseli.
Além do PSB da pré-candidata a prefeita e do Podemos da vice, a chapa tem em seu arco de aliança o União Brasil e o PL. Lideranças estaduais também endossam a candidatura, tais como os deputados estaduais Beto Dois a Um (União), Eduardo Botelho (União), Júlio Campos (União), Max Russi (PSB), Wilson Santos (PSD), Dr. João (MDB), Valmir Moretto (Republicanos), Faissal Kalil (Cidadania), do senador Jayme Campos (União), entre outros.
“É uma alegria imensa poder participar desse momento em que podemos ver duas pessoas competente e responsáveis seguindo juntas construindo o melhor para a população de Santo Antônio. Pude acompanhar a dedicação delas na Prefeitura e garanto que responderam com muito trabalho a todas as expectativas. Por isso, reforço meu apoio e meu empenho em estar ao lado dessa chapa e fazendo parte da construção dessa história”, afirmou Beto Dois a Um.
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.