MATO GROSSO
Pensar local e agir global o desafio do comércio cuiabano
MATO GROSSO
O comércio varejista e o processo de venda têm evoluído de forma acelerada nos últimos anos, no entanto a adaptação dos lojistas e empresários locais não tem seguido na mesma velocidade. Hoje as compras on-line garantem um processo de hiper personalização e oferecem experiências cada vez mais únicas e pessoalizadas.
Enquanto grandes plataformas de e-commerce crescem exponencialmente e aumentam os processos de Direct to Consumer (D2C), empreendedores locais enfrentam o desafio de se adaptar e competir nesse novo cenário digital. Como, então, esses empresários, podem ser inseridos nesse mundo digital e prosperar. O caminho é pensar localmente e agir globalmente.
O marketing digital é uma ferramenta poderosa para alcançar e engajar clientes. Ele possibilita a utilização de diversas formas para aumentar a visibilidade do produto e assim atrair novos clientes.
E é com esse objetivo que a CDL Cuiabá através de parcerias oferecerá consultoria em marketing digital para apoiar o comércio cuiabano a desenvolver estratégias eficazes com o objetivo de atrair novos clientes, aumentar vendas e a utilizar ferramentas de análise de dados para medir o sucesso de suas campanhas.
A meta é capacitar o varejo da capital a oferecer experiências que grandes plataformas não conseguem replicar e isso pode incluir produtos exclusivos e customizados algo raro nas prateleiras das grandes varejistas.
O contato pessoal, o atendimento personalizado, além do relacionamento próximo do comércio local possibilita a conexão emocional com os clientes. Esta relação que só a compra presencial cria faz com que o lojista identifique e promova seus diferenciais únicos. A vantagem é o olho no olho que permite coletar feedback dos clientes e promover melhorias contínuas.
Outra boa maneira de alcançar um público maior sem um grande investimento inicial é utilizar marketplaces como Amazon e Mercado Livre ambos reúnem infraestrutura e tráfego.
Estar também no mundo on line e conseguir interações diretas com os clientes, garante a evolução da empresa com foco na necessidade dos consumidores.
A transição para o mundo digital pode ser desafiadora, mas com as estratégias certas e o apoio adequado, empresários locais irão competir e prosperar.
A chave é adotar uma abordagem proativa, investir em tecnologia acessível e focar em oferecer experiências exclusivas e personalizadas aos clientes.
A revolução da hiper personalização no e-commerce apenas começou, e aqueles que se adaptarem a esta nova realidade estarão bem posicionados terão sucesso e garantirão o futuro.
A CDL Cuiabá está comprometida em apoiar todos nossos associados neste processo de evolução. Para isso oferecera recursos, treinamentos e suporte contínuo para garantir que todos possam navegar com sucesso por essa transição digital.
Juntos, é possível construir um futuro para que empreendedores da capital se mantenham competitivos e prosperem no mundo digital
Junior Macagnam é empreendedor e presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá)


MATO GROSSO
Conselheiros do Conceel-EMT recebem capacitação sobre a nova Tarifa Social de energia elétrica

Nesta quinta-feira (10), os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (Conceel-EMT) participaram de uma capacitação sobre a nova Tarifa Social de Energia Elétrica, que entrou em vigor no dia 5 de julho. A Medida Provisória nº 1.300/2025 ampliou o alcance do benefício em todo o país, permitindo que famílias de baixa renda tenham acesso a descontos de até 100% no consumo de energia elétrica.
Durante o encontro, foram apresentados os critérios atualizados para o enquadramento na Tarifa Social, os benefícios garantidos pela nova regulamentação, além de orientações sobre como realizar o cadastro e tirar dúvidas dos usuários. A capacitação foi ministrada pelo gerente comercial da Energisa, Roberto Vieira de Carvalho.
“Foi muito importante estar com o time de conselheiros falar sobre a ampliação da desta isenção – somente em Mato Grosso 209 mil famílias já têm direito a esse benefício e ainda há mais 200 mil que podem fazer parte, desde que estejam com os dados do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), atualizado”, disse.
De acordo com as novas regras, clientes com renda por pessoa de até meio salário-mínimo e consumo de até 80 KW/h podem ter isenção total no consumo de energia. A medida alcança também famílias indígenas, quilombolas e clientes com direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). Em todos os casos, os clientes só serão cobrados pelo consumo de energia que exceder os 80 KW/h.
Para o vice-presidente do Conceel-EMT, Benedito Paulo de Abreu, a capacitação é fundamental para garantir que a população tenha acesso a informações claras e corretas sobre seus direitos.
“A nova Tarifa Social é um avanço importante para a população mais vulnerável. Nosso papel como conselho é fiscalizar, orientar e garantir que esse benefício chegue a quem realmente precisa”, destacou.
A Tarifa Social de Energia Elétrica é um programa do Governo Federal que concede descontos na conta de luz para famílias de baixa renda, indígenas, quilombolas e beneficiários de programas sociais. Com a atualização das regras, o objetivo é ampliar o acesso ao benefício e garantir maior justiça social na cobrança de energia elétrica.
Sobre o Conceel-EMT
O Conceel-EMT tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.
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