MATO GROSSO
Botelho promete zerar criminalidade no Centro Histórico com vigilância reforçada e ação da Guarda Municipal
MATO GROSSO
O candidato a prefeito Eduardo Botelho (União) vai aplicar vigilância digital 24 horas, com câmeras de identificação facial, junto ao policiamento ostensivo da Guarda Municipal, que será sediada no Centro Histórico de Cuiabá, para impedir crimes de furto a casas e lojas na região.
“Enquanto não tirarmos essas pessoas [reincidentes em furtos], vai continuar assim. É enxugar gelo. Então, nós vamos fazer diferente. Vamos implantar uma vigilância, inclusive com câmeras de reconhecimento facial. Quando alguém entrar nesse perímetro, será reconhecido, e a Guarda Municipal estará acompanhando toda a sua atuação, junto com a Polícia Militar”, afirmou Botelho.
Atualmente, lojas e residências no Centro Histórico de Cuiabá são frequentemente furtadas por pessoas em situação de rua que buscam recursos para comprar drogas. A grande maioria dos usuários já foi fichada por furto e volta a cometer o crime no mesmo local.
“Como vamos atrair turistas para um lugar onde não há segurança nem para as pessoas que moram lá? Para os comerciantes, as pessoas que vivem o dia a dia. Então, não dá, não vai mesmo. A primeira coisa é tirar essas pessoas, garantir a segurança, recuperar a área. Só assim teremos um centro que vai atrair turistas”, disse Botelho.
A ideia é que, quando esses reincidentes entrarem no perímetro do Centro Histórico, sejam acompanhados em tempo real, e, a qualquer atitude suspeita, sejam abordados para que as devidas providências legais sejam tomadas. Mesmo aqueles que não forem reincidentes serão acompanhados de perto fora do horário comercial.
Com isso, os crimes serão evitados, e, sem recursos para comprar álcool ou drogas, o número de pessoas em situação de rua no local diminuirá naturalmente, além de aumentar a efetividade de programas de desintoxicação. Dessa forma, o centro será devolvido ao cuiabano.
“O cuiabano tem vontade de ir ao centro, mas não vai porque o local está totalmente inseguro e insalubre. Isso precisa mudar. E, para isso, tenho certeza de que tenho a solução. Vamos fazer, com toda a equipe do governo do Estado, um trabalho de vigilância com câmeras de reconhecimento facial. Vamos cadastrar todo mundo. Entrou na área, foi reconhecido, a Guarda Municipal, que ficará sediada no centro, vai intervir, pegar essa pessoa e retirá-la dali”, finalizou Botelho.


MATO GROSSO
Sebrae/MT impulsiona pequenos negócios da gastronomia local com “Resenha Cuiabana”

Com foco no fortalecimento da economia local e na valorização dos sabores regionais, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) promove a “Resenha Cuiabana”. O evento, que será realizado nos dias 27 e 28 de junho, no Goiabeiras Shopping, em Cuiabá, e contará com hambúrgueres, doces típicos de festa junina, bebidas e pratos tradicionais da culinária local.
A expectativa é de receber cerca de 2 mil pessoas ao longo dos dois dias de programação. De acordo com Lucas Vasconcelos, gestor regional de Alimentos e Bebidas do Sebrae/MT na Baixada Cuiabana, a proposta é criar um ambiente de convivência, troca de experiências e geração de oportunidades para negócios que expressam a identidade da capital e de seu entorno.
“A Resenha Cuiabana foi idealizada para valorizar a identidade regional e proporcionar um entretenimento acolhedor para todas as famílias, destacando o que há de mais autêntico na nossa identidade”, diz Vasconcelos.
Segundo o gestor, a Rota da Cerveja Artesanal será um dos principais destaques da feira. “Com o circuito, os empreendedores poderão alcançar novos perfis de consumidores e fortalecer a cadeia produtiva, atraindo mais turistas para o estado”, complementa.
Uma das participantes da Resenha Cuiabana é a empresária Thamme Iaworski, proprietária do restaurante D’Marias. Para ela, a feira é uma oportunidade de popularizar sua receita de maria izabel e farofa de banana e aumentar o faturamento.
“Além de ampliar a receita e nos comunicar com um público de todas as idades, vamos oferecer descontos para os clientes que quiserem conhecer nossos produtos”, antecipa.
Ao todo, oito pequenos empreendedores da gastronomia estarão na “vitrine” da exposição: cervejarias Cuiaverá e Xaraes, Rock Burger, Loul Doces, Duda Espetos, D’Marias, Pipocake e Pitadinhas de Amor.
O evento já integra o calendário afetivo do Goiabeiras Shopping, promovendo encontros que celebram as raízes cuiabanas e fortalecem os laços com a nossa cultura.
-
MATO GROSSO6 dias atrás
AACCMT promove Arraiá para crianças assistidas e reforça campanha de doação de alimentos
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Hospital se destaca por UTI de excelência em Mato Grosso e está entre os principais do país
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Vereador Alex Rodrigues realiza neste sábado (28) abraço simbólico contra o fechamento do Hospital Santa Casa
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Jovens talentos da UFMT participam da série “Concertos Didáticos” na Casa do Parque
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Corpal lança o Vernissage em Cuiabá com condições exclusivas para o cliente no Leila Malouf
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Mato-grossense será destaque no maior evento de comunicação política do Brasil
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Corpal Incorporadora reúne mais de 350 corretores em almoço especial de apresentação dos terrenos do Condomínio Vernissage
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Reforma tributária trará desafios e oportunidades para estabelecimento de saúde