MATO GROSSO
Sedec participa de feiras internacionais e nacional levando MT para os investidores
MATO GROSSO
Participação nesses eventos é uma estratégia para posicionar o Estado no cenário global.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (Sedec) levou as oportunidades de investimento em Mato Grosso para investidores em duas feiras internacionais e uma nacional entre 20 e 29 de setembro.
De acordo com o secretário César Miranda, o Estado se consolida no comércio nacional e internacional ao promover suas potencialidades econômicas e produtivas.
“Mato Grosso tem trabalhado para fortalecer e estabelecer novos laços comerciais nas diversas áreas econômicas. A presença da Sedec, em eventos de grande porte, demonstra o comprometimento do Estado em se integrar ao mercado global e impulsionar seu desenvolvimento econômico”, avaliou o secretário.
Em Brasília, a Sedec participou da ABAV Expo entre os dias 26 e 28 de setembro, que incluiu o lançamento da FIT Pantanal 2025 em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT).
O evento contou com a presença do vice-presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio-MT, Jaime Okamura, e o presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais do Turismo (Fornatur), Fabrício Amaral, que destacou a importância da participação na feira para a busca por novas parcerias e a vinda do Fornatur para a FIT Pantanal.
“Participar da ABAV Expo foi uma oportunidade de fortalecer nossas parcerias e explorar novas oportunidades no setor de turismo. A vinda do Fornatur para a FIT Pantanal 2025 é um passo importante para integrar ainda mais os esforços dos estados na promoção do turismo regional”, disse Fabrício.
No cenário internacional, a Sedec participou da ExpoCruz 2024, a maior feira multissetorial da Bolívia, realizada de 20 a 29 de setembro, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Mato Grosso.
A superintendente de Comércio e Empreendedorismo da Sedec, Miriam Haddad Dalia, explicou que a participação na Expocruz foi uma oportunidade para a Sedec expandir ainda mais os negócios e divulgar as potencialidades econômicas e turísticas de Mato Grosso.
“A Expocruz é uma excelente porta para a Sedec expandir ainda mais seus negócios e explorar outros mercados da América Latina, além de ser uma feira que promove o desenvolvimento do país em nível nacional e internacional. Também aproveitamos para fortalecer as relações comerciais com outros países, expor nossos produtos e serviços, fechar negócios e, principalmente, divulgar as nossas belezas naturais e os destinos turísticos”, declarou Miriam.
Por último, a secretaria esteve na Expoalimentaria 2024, uma das principais feiras de negócios internacionais da América Latina, que ocorreu em Lima, Peru, entre de 25 a 27 de setembro.
A superintendente de Agronegócio da Sedec, Linacis Silva, destacou que a participação na Expoalimentaria teve como principal objetivo evidenciar as oportunidades de Mato Grosso no setor de alimentos e bebidas, além de fortalecer as relações comerciais com o Peru.
“A participação no evento foi uma grande oportunidade de ampliar as relações comerciais de Mato Grosso com o Peru, além de permitir a exposição das nossas potencialidades no setor de alimentos e bebidas. O estande da Sedec atraiu a atenção de compradores e investidores internacionais. Com certeza, estaremos na Expoalimentaria 2025, prontos para explorar novas oportunidades e ampliar nossa presença no mercado peruano”, afirmou Linacis.
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.