Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Ex-presidente da Espanha conhece oportunidades de Mato Grosso para atrair investidores da Europa

Publicados

MATO GROSSO

José Maria Aznar destacou os grandes potenciais do Estado na área produtiva e de infraestrtura.

O ex-presidente da Espanha José Maria Aznar afirmou que conhecer Mato Grosso está sendo “uma experiência maravilhosa”, e destacou o potencial do Estado em áreas como produção de alimentos, biocombustíveis e infraestrutura, além de se mostrar fascinado pelas belezas naturais locais.

José Maria se reuniu com o governador Mauro Mendes e representantes do setor produtivo na palestra “A Polarização Política Mundial e suas Consequências Econômicas e Sociais”, na manhã desta terça-feira (1º.10), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.

Ele pontuou que irá levar as grandes potencialidades do Estado aos investidores europeus. Para o ex-presidente, além da sua vasta extensão territorial e potencial econômico, Mato Grosso também se destaca por suas belezas naturais, que o tornam um Estado único e fascinante.

“É uma experiência fascinante conhecer Mato Grosso. A beleza natural e a força do agronegócio me impressionaram profundamente. O Estado, com toda sua extensão, é maior que a própria Espanha e a Alemanha juntas, e se destaca como um grande produtor para o mundo todo”, afirmou.

Leia Também:  VÍDEO: Um homem de 56 anos, morreu afogado após capotar o carro e cair em uma área alagada na BR 070, no município de Cáceres.

Aznar ressaltou o bom relacionamento comercial entre a Espanha e o Brasil, destacando o sucesso das parcerias já existentes entre os dois países.

“A relação comercial entre ambos os países tem se fortalecido nos últimos anos, construindo uma base sólida de respeito mútuo e confiança. Acredito que este é o caminho para construir uma parceria duradoura e frutífera para ambos os países”, disse.

O governador Mauro Mendes apresentou ao ex-presidente espanhol as inúmeras oportunidades de investimento em Mato Grosso, destacando o seu grande potencial em áreas como produção de alimentos e biocombustíveis.

“Temos um portfólio grande e diversificado, somos atualmente o maior produtor de etanol de milho no país e o segundo maior produtor de etanol de cana. Estamos de braços abertos para receber empresas espanholas, para que explorem as oportunidades que nosso Estado oferece”, afirmou Mauro.

O governador Mauro Mendes agradeceu a visita de Aznar e reforçou a importância do encontro para fortalecer as relações entre Brasil e Espanha.

“É uma honra receber em Mato Grosso um líder como o senhor Aznar, que carrega a história e a tradição da Espanha, um país que teve papel fundamental na formação da América do Sul. Acredito que a visita do ex-presidente abre portas para uma parceria promissora entre Brasil e a Espanha. Tenho certeza de que, juntos, podemos firmar acordos importantes, e assim, impulsionar o desenvolvimento de ambos os países”, declarou.

Leia Também:  Garcia visita bairro "abandonado" pela Prefeitura e cita "descaso"

Participaram da reunião o vice-governador Otaviano Pivetta; a senadora Margareth Buzetti, os secretários de Estado Marcelo Oliveria (Infraestrutura e Logística), Laice Souza (Comunicação) e Jordan Espíndola (Gabinete do Governo); o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Vilmondes Tomain; o presidente da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), Silvio Cezar Pereira Rangel; o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT), José Wenceslau de Souza Júnior.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Mato Grosso exporta 368,8 mil toneladas de carne bovina para 77 países no primeiro semestre

Publicados

em

Mato Grosso exportou, de janeiro a junho de 2025, 368,8 mil toneladas de carne bovina para 77 países. Em comparação com o primeiro semestre de 2024, houve um crescimento de 5,7% nas exportações da proteína, que somaram 348,8 mil toneladas no mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

“Vivemos um momento histórico, com o reconhecimento crescente da cadeia produtiva mato-grossense em qualidade e sustentabilidade. Essa combinação tem gerado confiança nos compradores internacionais e alimentado um otimismo real para batermos recordes ao longo de 2025”, afirma o diretor de Projetos do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), Bruno de Jesus Andrade.

Entre os fatores que contribuíram para esse aumento está a ampliação dos mercados de destino, que passaram de 74 em 2024 para 77 em 2025. Entre os países que adquiriram a carne mato-grossense neste ano estão Chile, Rússia, Egito, Filipinas, Arábia Saudita, México, Itália, Espanha, Israel, Líbano, Holanda, Albânia e Turquia.

Leia Também:  Proerd da Polícia Militar forma 180 alunos do 7º ano da Escola Tiradentes de Cuiabá

A China continua sendo o principal destino da carne bovina do estado, tendo importado 182,7 mil toneladas, o que representa 49,5% do total. Os Estados Unidos aparecem em segundo lugar, com 26,5 mil toneladas, o equivalente a 7,2% das exportações mato-grossenses de carne bovina em 2025.

A carne bovina produzida em Mato Grosso também está mais valorizada no mercado internacional, com aumento no preço pago por tonelada. No primeiro semestre de 2024, o valor médio era de US$ 4,5 mil, subindo para US$ 5,1 mil neste ano.

“A carne bovina segue como a principal proteína animal exportada pelo estado, o que comprova a força da nossa pecuária. Continuaremos trabalhando para a ampliação de novos mercados, especialmente no Leste Asiático e na União Europeia, onde temos boas perspectivas de expansão em médio prazo”, avalia o diretor de Projetos do Imac.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA