Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Abilio Brunini promete mudanças profundas em Cuiabá

Publicados

MATO GROSSO

Na reta final da campanha eleitoral para a Prefeitura de Cuiabá, o candidato Abilio Brunini (PL) intensifica sua comunicação com o eleitorado, prometendo mudanças profundas na cidade e se posicionando como uma escolha independente e arrojada. Em suas declarações mais recentes, o candidato, que tem 40 anos e atualmente é deputado federal por Mato Grosso, reforçou seu comprometimento com a reestruturação do sistema administrativo local e o enfrentamento de problemas que consideram pontuais, como saúde e transporte.

 

O eleitor cuiabano tem a oportunidade de escolher o melhor para governar a cidade, sem deixar a decisão na mão de outras pessoas, declarou Abílio em entrevista ao jornal A Gazeta. Você que vê os buracos nas nossas ruas, que amarga longas filas nos postos de saúde, que vê o transporte público inviável em nossa cidade. Apenas um candidato tem coragem e independência para varrer esse sistema de nossa capital. Brunini destacou que Cuiabá precisa de mudança de verdade, com liderança firme para transformar o cenário atual.

 

Abilio se apresenta como o nome para romper com a gestão deficiente e se posiciona como adversário das alianças tradicionais, associando frequentemente seu oponente do PT, Lúdio Cabral, à atual administração municipal de Emanuel Pinheiro (MDB), que enfrenta críticas e pressões populares. Em tom de provocação, durante a última entrevista, Brunini afirmou: O seu poder de escolha pode mudar tudo isso de verdade, votando consciente em quem tem coragem para enfrentar todo esse sistema.

 

Campanha de Cuiabá e a polarização nacional

A disputa pelo segundo turno das eleições em Cuiabá, marcada para hoje (27), reflete a polarização política do cenário nacional entre o Partido Liberal (PL) e o Partido dos Trabalhadores (PT). De um lado, Brunini defende pautas alinhadas com o bolsonarismo, enquanto Lúdio Cabral representa o apoio da base petista, associada ao presidente Lula.

Leia Também:  Sedec abre edital para interessados em expor no estande do Governo de Mato Grosso

 

No primeiro turno, Brunini obteve 39,61% dos votos, deixando Lúdio Cabral com 28,31%, e Eduardo Botelho (União) com 27,7%, fora da disputa. Botelho, que contou com o apoio do governador Mauro Mendes (União), posicionou-se de forma neutra no segundo turno, um movimento estratégico que oferece a Brunini a chance de conquistar o voto daqueles insatisfeitos com a gestão atual.

 

A capital mato-grossense, ao lado de outras cidades influentes no centro-oeste brasileiro, tem atraído a atenção nacional devido ao debate político acirrado. O resultado da eleição em Cuiabá é visto como uma tabela para a popularidade dos movimentos de direita, lideranças pelo PL, e encolhimento das pautas de esquerda, representadas pelo PT.

 

Trajetória política

Nascido em Cuiabá, Abilio Jacques Brunini Moumer, conhecido politicamente como Abilio Brunini, tem 40 anos e iniciou sua trajetória política em 2016, quando foi eleito vereador da capital pelo Partido Social Cristão (PSC). Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Cuiabá, Abilio exerceu a função pública como vereador até 2020, quando se candidatou à prefeitura pelo Podemos, vencendo o primeiro turno, mas sendo derrotado por Emanuel Pinheiro (MDB) no segundo, atual prefeito da Capital.

 

Com uma postura combativa, Abilio alcançou popularidade em Cuiabá, destacando-se pelo estilo direto e por enfrentar setores específicos da política local. Em 2022, foi eleito deputado federal pelo Mato Grosso pelo PL), posicionando-se como um dos parlamentares mais expressivos do estado, com 87 mil votos. Na Câmara Federal, atuou em diretrizes de segurança pública e em apoio a propostas de leis polêmicas, inclusive relacionadas ao aborto, ganhando apoio de bases conservadoras.

Leia Também:  Empaer e parceiros testam novas cultivares de feijoeiro no município de Canarana

Atualmente, Abilio conta com o apoio de uma coligação entre PL, Novo, PRTB e Democracia Cristã (DC). Sua vice na chapa é a tenente-coronel Vânia Rosa, do Partido Novo (NOVO), conhecida por sua atuação na Polícia Militar e por defender regras de segurança.

 

Promessas e prioridades

Brunini direcionou sua campanha com foco em propostas de segurança pública e saúde. Ele propõe uma Guarda Municipal armada, ampliando a segurança nas áreas públicas e escolas municipais. É preciso um trabalho conjunto entre Polícia Militar e Guarda Municipal para manter a cidade segura, diz o candidato bolsonarista. Defende também a implantação de um hotel infantil, um projeto de assistência às crianças de famílias trabalhadoras, onde elas receberiam cuidados básicos em um ambiente seguro e estruturado.

 

Abilio Brunini apresenta-se como uma alternativa para a mudança real na gestão cuiabana, marcando sua campanha com ataques ao sistema político atual e com promessas de segurança e infraestrutura. Com um histórico de combatividade e apoio de setores conservadores, ele se coloca como o candidato capaz de romper com a estrutura tradicional de gestão em Cuiabá.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Especialista dá dicas de como superar escassez de mão de obra na suinocultura

Publicados

em

A falta de mão de obra é um problema que atinge diversas cadeias do setor produtivo, na suinocultura não é diferente, e a escassez de mão de obra e a alta rotatividade de colaboradores afetam diretamente a produtividade e o custo de produção em uma granja. Com a relevância do tema, o médico-veterinário, especialista em Liderança, Engajamento e Produtividade na Suinocultura, Leandro Trindade, apontou os principais desafios e oportunidades para atrair e reter talentos durante o 4º Simpósio da Suinocultura de Mato Grosso.

De acordo com levantamento realizado pela Metodologia Boas Práticas de Liderança (BPL), idealizado por Trindade, a rotatividade dentro das granjas, fenômeno cada vez mais constante, tem elevado os custos da atividade. “O impacto no negócio é direto, e o custo pela substituição de um colaborador pode chegar a 300% do salário anual dele. A repetição de processos, o tempo gasto com treinamento, instabilidade e queda de produtividade são reflexos dessa constante troca de funcionários”, explicou.

Ainda segundo o levantamento, realizado entre 2012 e 2025 em entrevistas nas granjas, a remuneração inadequada não é um dos principais fatores para a falta de engajamento dos colaboradores.

Leia Também:  Municípios que já instalaram luminárias de LED precisam atualizar cadastro na Energisa para reduzir custo com iluminação

“Chefe ruim (87%), falta de reconhecimento (78%), condições de trabalho (61%), comunicação ineficaz (58%) e só então remuneração inadequada (39%) montam o ranking de principais causas de afastamento dos colaboradores das granjas. Isso mostra a importância de escolher um líder capacitado para lidar com equipes”, pontuou.

Trindade completa que atualmente o ambiente de trabalho tem maior peso na escolha do colaborador do que o salário. “Clima respeitoso, oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional, jornada de trabalho que permita cuidar da vida pessoal, infraestrutura e reconhecimento do valor do trabalho são pontos que precisam ser trabalhados e colocados como prioridade para conseguir incentivar e engajar um colaborador”.

O vice-presidente da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) e suinocultor, Moisés Sachetti, a pauta abordada durante o evento foi muito bem recebida pelos participantes, visto que é um problema recorrente no setor produtivo.

“É um problema enfrentado não só aqui em Mato Grosso, mas no Brasil. É um problema crescente no agronegócio brasileiro, afetando a produção e a eficiência do setor. Este fenômeno é resultado de uma combinação de fatores, como a falta de qualificação da mão de obra disponível, condições de trabalho no e até mesmo de gestão de pessoas”, afirmou Sachetti ao reforçar que é preciso atenção para evitar que o problema se agrave e acabe comprometendo a produção do setor produtivo.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA